Monday, December 21, 2009

PAUSA PARA PUBLICIDADE (1)










Sabia que não devia abusar da cafeína mas uma vez por outra... Rasgou o invólucro do açúcar por metade do braço da mulher que o fitou com um meio sorriso analógico como se estivesse a posar para uma máquina fotográfica digital. Desviou os olhos dos dela e concentrou a sua atenção em mexer metodicamente o granulado doce no fundo da chávena - quase cheia com um líquido cuja cor pouco tinha a ver com a do café* - no sentido dos ponteiros do relógio, passavam precisamente vinte minutos das sete. Tão abstraido estava nesta operação, que o toque do telefone o sobressaltou. Atendeu contrariado e resmungou à pergunta da voz feminina «Não, o George Clooney não está nem nunca esteve neste número, mas asseguro-lhe que se anda à procura de uma prenda de natal com qualidade, está bem servida comigo.» Ia jurar que a mulher-açucarada lhe fez um sorriso de assentimento e isso reconfortou-o porque uma coisa eram as certezas que ele tinha sobre si mesmo, a outra, meros e mesquinhos retratos, definidos por gente roída de inveja.
* Desta vez, tinha sido pouco feliz com a selecção de cor da cartolina que recortou para representar a aromática infusão no interior da chávena.
....................................................................................................
É certo e sabido, que chegada esta altura do ano, as personagens da história de perseguições e seguimentos argumentam hábitos consumistas difíceis de entender nos tempos que correm, refeições com familiares com quem têm relações cortadas durante o resto do ano e o envolvimento numa salada de tradições religiosas e pagãs para se baldarem à prestação do episódio do jantar a quatro. O autor nada pode fazer contra tal posição não vá alguma central sindical cair-lhe em cima, ser perseguido por um chefe de família furioso ou excomungado por um bispo mais radical. Por outro lado, fica com tempo para descalçar a bota dos seguimentos e perseguições e para desejar as melhores (ou possíveis) festas, a quem é das festas e aos que são mais dos beijos e abraços.

2009. Texto, montagem e foto de Alberto Oliveira.

31 Comments:

Blogger Unknown said...

«Que me importa a mim que ele me tenha amputado um braço?
Que me importará que ampute os dois, as pernas, o que desejar...

Eu não venho da Samotrácia. Até a cabeça já a perdi, sem que, todavia, ele ainda não me tenha decepado.

O que eu quero, e hei-de conseguir, é ser mais amada que a Vitória.

Disso estou certa.
Homem que abandona uma bica, abandonar-se-á a uma mulher!»

Foi isto que ela te sussurrou, Legível?

Não quero confirmação.
A vida privada merece-me respeito.

Saudações Alberto

21/12/09 22:23  
Blogger Joana said...

Eu acho mais piada ao pacotes que têm frases escritas... "Um dia vou para uma ilha paradisíaca..."
O café fica um bocadinho bitter-sweet, mas pronto!

Boas Festas!
Beijos

22/12/09 00:42  
Blogger casa de passe said...

Na quadra natalícia tudo muda, até a cor do café.


Ernesto, o avô

22/12/09 01:07  
Blogger Ruela said...

Boas Festas!

Abraço.

22/12/09 02:11  
Blogger Arábica said...

Boas festas no corpo todo!
Perdão, o ano inteiro.

:)


Beijos e uma gargalhada.
-porque não?

22/12/09 19:11  
Blogger MagyMay said...

O açúcar...o George... o suposto café... a beberagem cinzenta... as perseguições... o jantar...as festas, tudo condiz.
Agora, a fulana a olhar-me de queixo em cima do ombro, que quer??? (rsrs)

Bom Natal, querido Legível!!!

Sorrisos e Beijos

22/12/09 20:54  
Blogger Fá menor said...

Querido amigo,

uma pausa... também para te desejar
um
Feliz Natal

Que as melhores prendinhas de Jesus no teu sapatinho para o Novo Ano sejam as da Tranquilidade e da Paz, Saúde, Amor e União, para caminhar em 2010 sem desânimo.

Estes são os meus votos extensivos a toda a tua família.

Abraços

22/12/09 21:57  
Blogger Mar Arável said...

Quando nasce um sonho

é natal

sem calendário

22/12/09 22:36  
Blogger lélé said...

O que é que tem de mal a cor do café? Se dissesses que era chocolate também aceitava e se, por acaso, aquilo fosse groselha, tudo bem na mesma. Mas amputar uma donzela tão bonitinha e já amputada é que não é muito simpático!... Ela ri-se, mas é porque o narrador (tu?! eras tu?!!!...) lhe amputou o membro fantasma...

23/12/09 02:43  
Blogger Rui said...

Abraço ao inicio, meio e fim do túnel. Com ou sem luz, com ou sem segurança a apertar (ou apertada). A ver se a próxima década está mais de acordo com todos nós.
E é um abraço em estéreo, não te esqueças.

23/12/09 10:59  
Blogger ~pi said...

muito riso nese natal

[ eu,,, que não curto cluny s

mas sim cafeína :)

festas todas: estas, as seguintes e as anteriores

embora só o agora exista

e portanto,

haver que rir amar e cafeinar

agora-mesmo,



beijo e abraÇo :)




~

23/12/09 12:55  
Blogger ~pi said...

era... nesse-este :)







~

23/12/09 12:56  
Blogger M. said...

Hoje, eu que tenho andado quase ausente da net, venho só desejar-te um Feliz Natal. Espero voltar para te ler com tempo.
Abraço

23/12/09 16:46  
Blogger Lídia Borges said...

É um prazer passar por aqui. Um banho de boa disposição, criatividade e sentido de humor.
Mas não vou esquecer que há um jantar a quatro, marcado...

Um Feliz Natal!

Um beijo

23/12/09 17:43  
Blogger Rosa dos Ventos said...

Então a chávena também é de cartolina?
Mas olha que imita bem a tradicional loiça de Coimbra...ou será de Alcobaça?
Como é que a senhora de braço amputado vai abrir os presentes de Natal?!
Coitada!
Não, eu também não vou ter um jantar a quatro, vai ser mesmo uma bagunçada natalícia! :-))
Não abuses da cafeína!

Abraço natalício

23/12/09 18:23  
Blogger bettips said...

Eu, que sou mais de beijos e braços, ou abraços, aqui tos deixo, acolchoados de boas intenções (sem inferno ...) para o Ano todo.
Boas viagens pelas famílias e risos; que alguns serão DOP mesmo - esses, são de conservar, mesmo UM só que seja!

23/12/09 18:34  
Blogger Marta Vinhais said...

Uma pausa para o café e uma boa conversa....que haja sempre tempo...
Obrigada pela visita...
Festas felizes e até já...
Beijos e abraços
Marta

23/12/09 19:37  
Blogger as velas ardem ate ao fim said...

Recusemos a ideia do Pai Natal em que os desejos caem do Céu.

Ousemos acreditar no Pai Natal como ideia de esperança e confiança sem limites.

Feliz Natal!

23/12/09 20:30  
Blogger São said...

Continuo gostando...

Festas Felizes.

23/12/09 20:54  
Blogger A Lusitânia said...

Que seja verde o Natal, sim, cor também da minha afeição ... e umas pintas brilhantes para nos encher a noite!
Eu deixarei o café de lado, mas talvez a história da rena vá reinventar.

23/12/09 22:21  
Blogger Unknown said...

FELIZ NATAL!

Um abraço.

23/12/09 23:19  
Anonymous Anonymous said...

o alberto continua imparável com o seu sentido de humor. pois eu bem gostava que o pai natal me trouxesse um george clooney, mas como não ponho açúcar no café, nem no chá, nem no leite, nem em nada, não tenho essa sorte... :) um beijinho muito grande e um óptimo natal para si e para a senhora...

23/12/09 23:42  
Blogger via said...

bom natal! bons textos!

24/12/09 10:42  
Blogger batista said...

Por cá é madrugada alta, mas, por mais que o cansaço diga que é melhor dormir, não poderia deixar de desejar-te um Bom Natal.
Um abraço fraterno.

25/12/09 03:30  
Blogger Teresa Durães said...

Felizmente o meu natal, este ano, não foi assim. Boas festas!

25/12/09 13:47  
Blogger Alien8 said...

Boas Festas para ti e para os teus, Legível! Como as quiseres.

Um abraço.

25/12/09 22:42  
Blogger AnaMar (pseudónimo) said...

Este ano fugi do Natal.
Mas desejo um 2010 fantástico.
Deixo um beijo.

26/12/09 11:46  
Blogger inBluesY said...

Beijinho aos meninos, e continuação de Boas Festas !


jinhos

26/12/09 22:51  
Blogger Maite said...

Caro Legível

Ainda bem que há Natal. :)
Já imaginou se não houvesse?! As famílias nunca teriam um pretexto para reatarem relações. Bem! mesmo que seja apenas por algumas horas, ou alguns dias...já valeu a pena. Prontus...como sabe eu sou uma optimista por natureza :)

Boas Festas para si

27/12/09 16:19  
Blogger Teresa Durães said...

Andei a vasculhar a árvore de Natal. Afinal não havia mais presentes por lá mas resolvi deixar aqui uma caixinha.

Cuidado, não te cortes no papel

28/12/09 09:29  
Blogger Gabriela Rocha Martins said...

gosto destas pausas para uma chávena de café ....



.
um beijo

5/1/10 00:24  

Post a Comment

<< Home