SEMPRE A SEGUIR (5)
No dia em que Alípio -que seguia Lídia, que por sua vez seguia Eunice e esta que seguia Jesualdo,decidiu deitar-se sobre o texto anterior (na forma de um relvado propício à meditação) desta história feita de seguimentos, acabou por adormecer. Quando abriu os olhos não queria acreditar no que via: dezenas de pessoas (senão largos milhares) ocupavam agora o espaço verde conversando animadamente e parecendo aguardar que, a todo o momento, algo de extraordinário acontecesse. Congeminou Alípio, que sem saber ler nem escrever, estivesse envolvido num daqueles famigerados piquenicões, com artistas das cantigas , convidados a partir os corações de tão expectante plateia. Mas reconhecendo que as suas congeminações raramente se cruzavam com a realidade, porque não supôr uma situação mais prosaica: que entre tanta gente, alguém o estaria a seguir? Estremeceu à suposição, ele que era um predestinado para seguir alguém mas um zero absoluto quando se sentia seguido. Procurando não se fazer notado, ligou para o autor da história «Você está a arranjar-me um problema dos antigos com o prosseguimento desta cena. Não consegue recriar uma diversão de modo a que me pisgue daqui sem dar nas vistas?» Depois de um curto silêncio, ouviu a voz do autor «Já somos dois com problemas, meu caro! Também eu gostava de saber como é que vou dar continuidade a uma história, da qual já nem recordo o seu início. Fique neste texto mais um pedaço, que hei-de contactá-lo. E não faça nenhum disparate!» Embora contrariado, Alípio acedeu. Manteve-se deitado - agora de rabo voltado para cima - e cobriu a cabeça com um jornal diário que titulava em letras gordas na primeira página "O caso do Best Seller: Caim ilibado, Abel com três jogos de suspensão" e "Jesus revela os milagres da Luz".
Continua... prosseguindo.
2009. Texto e foto de Alberto Oliveira.
26 Comments:
Ai, senhor Legível com escreveis bem, que imaginação tendes.
E o inicio desta historinha com o quem seguia quem tipo praga da processionária!!?... e o final desta historinha que continua prosseguindo, com os assuntos da primeira página do jornal!?...
Continuai senhor, continuendo....
Tantos sorrisos quantos os beijos..rs
Pak Karamu reading your blog
Para Pak:
Então pá, põe lá a leitura em dia que a gente depois conversa...
:) as voltas que tu dás aos textos!
Nunca ficas tonto? :)
Vendo-nos à distância de 5/6 posts imagino uma fila indiana de seguidores e comentadores todos às voltas seguindo a leitura e as personagens. Somos tantos que nem reparámos no pobre animal, que levado por este mar de gente, saiu da fila ganindo, ca-im ca-im ca-im...
Abarcos e risos :))
Para Arabica:
Nesta imagem vejo um pombo. Que até deu um jeito às penas para ficar na foto.
Aviões e beijos.
esperemos qaue prossiga com mais milagres de Jesus na luz...mesmo que o Saramago diga tão mal da Bíblia ;)
um beijo
Para uminuto:
Já estivemos a falar melhor: "mais milagres na Luz?!" mas afinal os jogos ganham-se a jogar ou a milagrar?!
Saramago não "diz mal da Bíblia". Tem opinião, o que é bem diferente.
beijos.
Para quem está com problemas, até que o autor e a sua personagem de rabo para o ar se estão a sair muito bem!
Abraço
Isto é um sempre a seguir e a somar de seguimentos!
Ena pá, tanta gente! Gostava de o ver encabeçar uma manifestação com essa gente toda a segui-lo :)
Bjos
tchiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
prodigiosa a facilidade de ligação entre os dois agentes - activo e passivo - da narrativa
mantenho.me expectante e sigo.TE
.
um beijo
A personagem convocando o autor, numa passagem menos divertida da acção, é realmente uma tirada de mestre.
O Caim ilibado e o Jesus com os milagres da Luz...
Fantástica alusão irónica às "novelas" actuais!
L.B.
Não é que também ando às voltas com essas letras gordas da primeira página? Até já tive pesadelos com maçãs, e serpentes, e sacrifícios aos deuses, eu sei lá! Pior que me sentir perseguida...
... olha-me para este!!!
aflitinho com o verde que só anda a perder pontos
deixa lá, pelos vistos ganha pessoas
Estou banzada!
Eu já suspeitava que andaria ali red bull quando me telefonaram a dizer que era patilha. Tudo coisa de boateiros sem condimento. Que, afinal, o que eles beberam foi chá de tília! E ainda tivewram tempo para vir protestar da beberagem aqui para o teu blogue. Ou foste tu que passaste a escrever em filigrana só para nos confundir?
Isto está bem pior que o caso da costela!
o que eu ouvi dizer é que essa Luz é uma mulheraça de bigode que vive numa pacata aldeia das beiras e tem feito verdadeiros milagres, levando a bom fim partos complicados e certas formas de impotência. acho que há políticos portugueses a fazerem procissão para lá chegar, só que o caminho é tão acidentado que acaba por fazê-los desistir.
caim e abel nao passam de dois assistentes seus (dela): o primeiro tem distúrbios emocionais e crises de insegurança, que se transforma em violência quando ultrapassa os limites aceitáveis, em consumo de álcool; abel é um panhonha que começou aos 45 anos a frequentar o programa "novas oportunidades" e já foi, por várias vezes, suspenso das aulas, por comportamento suspeito. dizem os colegas que ele passa a vida a olhar para as nuvens, à espera de um sinal que lhe garanta sucesso no programa "ídolos". ou de um telefonema de um tal zézito, que há muito lhe garantiu um bom tacho na junta de freguesia lá do sítio.
bem fez o alípio, quando resolveu dormir sob o assunto.
e agora, legível, vê lá se desembrulhas as ideias e nos deixas pensar noutra coisa que não seja os antes, os durantes, os porquês e os talvez desta tua história de perseguições e suspeitas. um destes dias, acordo com um nó górdio no cérebro!
marradinhas amistosas
Para oxalá:
Não lhes serve de nada protestar. Em filigrana ou ourito, lixo com eles!
E está com sorte!
Imagina que passava por ali um voluntario da Tê-éMe-éNe que, por tudo e por nada, desencadeia "Moshes".
Vamos ao que importa:
Livrar o seguido/seguidor
Eliminar do texto a parte comum às duas palavras «SEGUI». O que resta é «do» e «dor»
Se a estas retirarmos a segunda parte comum «do» fica um «r» (érre)
Quem se interessa por uma consoante que nem sequer é capaz de acasalar com uma vogal?
Nem os professores titulares quanto mais os que rejeitam o Estatuto da Carreira Docente.
Livrar o Autor
Já é mais simples.
Sem protagonista, não há história logo é ocioso -- apesar de tanta gente deitada no jardim -- convocar um autor a esta estranha situação.
Agora, sem fazer mais disparates vou clicar os dedos.
Nesse instante sairei do comentário.
CLICK!
Gosto imenso das histórias interactivas e então as tuas são, mais que fabulosas, eu diria milagrosas!... (o milagre fica por conta de cada um, pois é isso que proporciona a incoerência coerente destes textos...)
Só não entendo uma coisa... Porque é que se diz penicões, se se diz cães?!... (estes plurais são tão traiçoeiros!...)
I'm reading your blog ;)
Esperando a continuação ou talvez o início...
Abraço.
I'm reading your blog ;)
Esperando a continuação ou talvez o início...
Abraço.
Foi em duplicado ;)
Ai ... Jesus, perdi-te!!! Nem os golos da final me salvaram.
Ai um relvado tão estreito!
Ah, os gravíssimos problemas de autores e personagens e o perder o0 fio à meada (aparente, aparente...)! Hilariante e muito bem imaginado. Até no pormenor do jornalzinho... :)
This comment has been removed by the author.
Fui eu que apaguei, o comentário era para o post seguinte...
Post a Comment
<< Home