Friday, June 06, 2008

OS BICHOS DA BOLA OU A BOLA TEM BICHO?





Podem-se contar pelos dedos as vezes que me sirvo deste lugar para tribuna de sofridas e numerosas infelicidades ou de raras e tímidas alegrias. Mas hoje é uma daquelas ocasiões em que não posso -nem devo, calar o veemente protesto, o grito que detestaria ver afogado na garganta. Mas vamos ao caso. É certo que não sou cliente assíduo do café Águia d´Ouro, mas das vezes que lá tenho ido, coisa alguma se passou que merecesse a pena ser relatada, na relação entre o proprietário do estabelecimento e a minha pessoa. Ontem, depois de almoço, ao preparar-me para degustar o cafezinho da ordem, eis que Demétrio -o dono da loja, me barrou a passagem à entrada da dita cuja. "Lamento mas não pode entrar." O tom não admitia réplica e o físico do homem ocupava praticamente a acanhada porta do café. Surpreendido, quase gaguejei "Mas... nem ia a entrar de cigarro na boca -aliás nem fumo, estou decentemente vestido... o que se passa para tomar esta atitude?" Olhou-me da cabeça aos pés "O senhor ainda não reparou na cor e nas palavras da sua camiseta ou está a fazer-se de engraçadinho?" Só então caí em mim (diga-se, para ser exacto, sem prejuízos de maior para a minha integridade mental) porque de facto, a t-shirt era verde e tinha estampada a frase "só eu sei porque não fico em casa!". A ele não disse, mas para vocês que me leem e em quem confio, aqui vai: não fiquei em casa porque ontem a minha senhora não estava para amar e até me disse "Ó homem! desampara-me a loja! vai para a papelaria que tens lá um empregado que, por te saber tão mole, já deve ter saido antes de ter entrado." E eu fui. Para a minha Papelaria A Leoa de Prata. E o Demétrio que experimente lá ir comprar o Record ou o selo para o carro ou... Não entra lá mais. Garanto.
Lembrei-me de escrever sobre este tema porque no defeso, ninguém fala do desporto-rei. E o futebol merece que dele se escreva, se debata, se escalpelize e não seja esquecido. Não deixemos o futebol ficar mudo e arrumado a um canto até à próxima época. E eu já tenho saudades dele...

Lisboa, 2008. Texto e foto de Alberto Oliveira.

34 Comments:

Blogger inBluesY said...

hum
e dos nata quem fala ???


:)

beijinhos aos 2

6/6/08 22:54  
Blogger No-Me said...

Que a Bola tem bicho já o merceiro, ele mesmo, viu.

Mas o bicho da bola.. em tempo de Europa...

Difícil esquecer. O Povo quer rir e também esquecer o que sentiu/viu/ouviu...:(

6/6/08 23:44  
Blogger lélé said...

Eu sabia!... Não devia ter ligado a televisão, aquele instrumento maior do terrorismo mental... Mas não! Convencida que só um bocadinho não podia fazer mal, pimba, liguei e agora estou toda avariada, que não percebi nada das bolas do bicho, ou vice-versa...

7/6/08 01:37  
Blogger Azul said...

Oláaáááá´! lol

Eu, de camisetas, não percebo nadinha - que é como quem diz, dessas verdes, nem sei que existam! - portanto, adiante!

Gostei mesmo foi do tom da sua senhora! Olhe que a coisa deve andar mesmo preta, ou então já são os anos que não perdoam nada, nada, nadinha!! lol

Viva o desporto rei, mas os moços que hoje vai jogar á bola (pelo menos assim esperamos!)! Bom fim de semana. Um abraço. Até breve. Azul (mas, não de camiseta, ouviu?) lol

7/6/08 13:36  
Blogger dona tela said...

Tenho lá um desafio muito giro.

P.S. Então é assim: Como ainda não sinto categoria para comentar, vou deixando o mesmo recado em todos os senhores(as). Certo??


Até logo.

7/6/08 14:28  
Blogger Justine said...

Deliciosa, a ironia! Arrasador, o sarcasmo!!E estou solidária contigo, acho que o Demétrio merecia a tua atitute "durona"...

P.S.: e lá andaram vocês, o senhor produtor e a co-star Idun que agora acumula com guionista, a divertirem-se "à grande e à francesa" e eu sem dar por nada, só hoje é que vi...Imaginação delirante e divertidos, espero que continuem a utilizar o meu sítio para este tipo de debates profundos e de interesse geral, e muito particularmente para cinéfilos como eu:))
Bom fim de semana!

7/6/08 14:28  
Blogger Vanda said...

Amigo Alberto, pois não é que sem ter conhecimento deste teu post, dedico o meu de hoje (e quem sabe do mês de Junho) a esse desporto rei, que por vezes corre riscos de ser destronado? :)

E que hajam muitos golos!

E que hajam muitas vitórias!

Beijos e sorrisos para ti também :)

7/6/08 15:11  
Blogger Licínia Quitério said...

Lembrei-me do Leão da Estrela. "Avança Leão!". Foi assim que a tua Senhora deve ter dito.
Palpito que a Senhora do Demétrio está a pintar numa t-shirt encarnada: "Quem não é daqui não é bom chefe de família". Prepara-te para o embate. Não acredito que lhe vedes a entrada na Leoa de Prata. Os lagartos têm sangue friozito...

IhIhIhIh!!!!

Beijinhos.

7/6/08 15:20  
Blogger Eme said...

Só mesmo aqui para me arrancar o riso. Bem,o futebol não me faz rir tanto,portanto deixemo-lo. Mais falado do que o que já é? ocupa quase o horário todos dos telejornais.
Tens de reconquistar o Demétrio. E convencer a senhora de que vale a pena seres amado :)))

Olha.. ganhamos ..

7/6/08 22:00  
Blogger Li said...

Esquecer da bola? Em altura de Euro?...não...esquecido nunca...só que agora as cores misturam-se, o verde e o vermelho são uma cor só...e ninguém fica em casa...:D

Bjs e bom fim de semana...

7/6/08 22:10  
Blogger oxalá said...

Andas a jogar às damas com o Demétrio? Por esse andar ainda acabas no Marquês aos pulos a acenar para a TV!

7/6/08 23:59  
Blogger un dress said...

demétrio

demé trio

de

métrio

:bolas e demétrios

[ t shirts: começa a estar

muitO calor

de

facto

e sim: pra grandes males

grandes demétrios :)





abraÇo.beijO [ i metrados

8/6/08 10:37  
Blogger A Lusitânia said...

pois eu, que até ando a reaprender a viver, os golos fui ver a casa de quem jogos saber descodificar.

8/6/08 13:29  
Blogger musqueteira said...

...legível... eles ficariam muito mais bonitinhos de Azul! por exemplo: azul e vermelho ou azul com amarelo. mas... o importante é o somatório. "trazer o caneco para casa" - isto foi o que houvi dizer na TV. não sabia eu que se chamava "caneco" à taça! e que se andava de gaita na mão para fazer barulho... pois assim eles "se animam mais pra trazer o caneco pra casa!"... quanto ao Delta... quem dera... quem dera um pratocinio-zinho, muito zinho para a próxima expo. ainda bem que os Lusos enchem os jornais do mundo na positiva;)

8/6/08 15:32  
Blogger Fátima Santos said...

o que eu sofro nesta época de futebóis, ou mesmo no defeso, quando deparo com falas de camisolas de determinada cor, de verdes ou vermelhas e pode também ser em cachecóis ou seja ele aventais, canecas outras dessas que se ofertam aos adeptos de clubes assim como se oferecm flores ou uma imagem de uma santa, de preferência benta, e se for pelo papa ainda melhor, a uma senhora devota...
nisso de cores vermelhas e pronto, já estou eu a não saber a cor que escrevi há pouco, e nem é um daltonismo da vista, talvez uma outra doença que ninguém descobriu porque, talvez, só eu a tenho e me tem dado desgostos como daquela vez em que pretendi fazer boa vista com um homem a quem marcara um encontro ali à calçado do Combro, e sabe lá a gente nestes casos o que pode dar-se, e a dita doença dita, digo eu, daltonismo clubista, atacou-me e levei de prenda uma caneca, ou era um avental e olha nem me lembro se verde e ele era das águias, se vermelho e rugiram leões, o certo é que os olhos dele me comeram e não foi com essas outras intenções

8/6/08 15:58  
Blogger JPD said...

Olá Alberto

Acho brilhante a forma como deixaste uma excelente mensagem ao Moutinho.

Uma jogatana de se lhe tirar o chapéu.

Claro que se tem de falar de futebol: como actividade amadora é lamentavel o tratamento que lhe é prestado.
Não se compreende!

Um abração.

8/6/08 22:31  
Blogger Vanda said...

Quem será o tuareg de alma tuga que nos vai substituindo a bandeira, zelando pelas nossas cores?

Desde ontem que penso nisto :)

Ve-la em 2006 poucos dias após o mundial, leva-nos a pensar que um viajante ali passou e arrebatado pela paisagem a tirou da sua mochila :) e a colocou.

Sabê-la lá desde (no minimo) 2005 leva-me nas asas da fantasia a imaginar um tuareg de alma tuga como as cores dessa bandeira que nos prendeu a atenção :)

Onde andará ele?

Beijos e risos, boa semana!

9/6/08 08:45  
Blogger Olinda said...

O Demétrio é um bicho sem bolas. :-)

9/6/08 11:06  
Blogger Joana said...

...e também não nos devemos esquecer desse grande desporto que é o Lisboa Dakar em canoa.

9/6/08 11:37  
Blogger A Lusitânia said...

Fantasia de Papel ... apenas para te dizer que no meu quintal ficou um abraço pelo dia da Língua Mãe

9/6/08 13:26  
Blogger segurademim said...

... da bola o que gosto mais é quando cantam o hino
e daquele grito: às armaaaaaaaas às armaaaaaaaaas

muito melhor do que só eu sei porque não fico em casa... é que se pode estar na rua, mas o que interessa é andar na luta


às armaaaaaaaaaaas
[ as minhas t-shirts têm todas uma beretta92fs ]

9/6/08 14:05  
Blogger Auréola Branca said...

É permitido, aí, barrarem pessoas por estarem vestidas assim? Qual o mau? O que afeta o estabelecimento tal camisa?
Aqui no Brasil não há lei que proíba indivíduos usando camisas (seja elas quais forem) de entrar em canto algum. Aqui, pelo contrário, há uma lei que não deixa entrar SEM camisa.
Explica-me qual ofensa que praticares contra ele.

9/6/08 16:51  
Blogger dona tela said...

Andei na passeata. Gostei.

Uma noite descansada.

9/6/08 22:52  
Blogger lenor said...

Como não se lê o "h", o que aqui vejo é isto: os bicos da bola ou a bola tem bico?
Isto tem algum cabimento????????????
Valha-me Deus!

9/6/08 23:55  
Blogger pentelho real said...

ó Sr. Oliveira! o futebol arrumado?! é coisa que está cada vez menos. cada vez mais desarrumado, um caos completo...

10/6/08 03:19  
Blogger manhã said...

o demétrio tinha razão, não vá desencorajar os clientes.

10/6/08 13:23  
Blogger Sandra Fonseca said...

Meu querido papel de fantasia,
sua irreverência é notória e com qualidade literária.
Adoro vir ler suas aventuras.
Beijo.

10/6/08 20:59  
Blogger No-Me said...

ahahahahahah

Delicioso. E eu fiquei em casa. liguei o televisor e... nada de desporto rei. lololol

11/6/08 00:39  
Blogger Rui said...

A vida vai torta, na sapataria Dragão de Bronze, teima em não se endireitar. Polibio, o sapateiro, vai para uma semana que não prega olho nem prego a direito, nas meias-solas. Esta coisa de porem o fcp na borda do prato da Liga dos Campeões, está a consumi-lo por dentro e por fora. De tal maneira, que deixou de ir ao café vizinho. Tem, ao longo dos anos, sentido um particular gosto em saber que a sua presença - o seu ar altivo - causa um aperto na garganta de Demétrio, mas agora, depois do que se passou, sente-se capaz de apertar, com as próprias mãos, a garganta do colega comerciante.

11/6/08 12:48  
Blogger L.Reis said...

Arenas para mim, só romanas... aquilo é que era...os leões eram a sérios e rugiam e tudo, as águias debicavam olhos moribundos e a ferocidade do dragão era visível, debaixo daqueles fatos fantásticos, que fazem a inveja de qualquer estilista contemporâneo ...e o povo gritava...oh como o povo gritava: Mata!! Esfola! Corta-lhe a cabeça ou qualquer outra parte que apanhes mais a jeito! E era tudo genuíno e sensato. O júbilo era a máscara da miséria, a multidão saía apaziguada e serena e os lutadores voltavam às suas gaiolas de micos de circo...
Agora a coisa não tem garra...pontapés na bolinha e saltinhos no relvado...ora...e tudo isto pago com o ouro que tanto custa a ganhar a outros...Enfim...o que interessa é que o povo continue a gritar...enquanto assim gritam por tão nobres causas, o mundo pode ir rolando sem sobressaltos de consciência.

12/6/08 12:27  
Blogger Maria P. said...

Eu sabia que aqui alguém falava de futebol!:)))

E quem tem bicho é a maçã, diz o povo...

Beijinho e sorriso de Águia:)heheh

12/6/08 16:43  
Blogger Lóri said...

De matar, Senhorescrivão! Eu, que não ligo nada ao esporte bretão e menos ainda aos infortúnios dos torcedores, rolei de rir. Tem tanta criatividade que bem merecia ter coluna própria, em jornal de grande circulação. Se é que já não tem e se esconde sob o pseudônimo gente mais famosa e mais divertida do que o Pedro Mexilhão... ou será Percebes?

Enfim, como a hora já vai adiantada, sinto falta da esgrima no ponto de saturação. Anda desinspirado? Ou o Demétrio deixou-o sem vontade até para isso?

Ande lá que a Menina voltou à ativa e eu, apesar do muito que fazer e dos micos a comer frutas em cima do carro e a estragar-me a pintura, sempre dou lá uma espiada a ver se o vejo, de pena em punho, já que os cigarros andam proibidos em lugares públicos.

Abraço respeitoso desta admiradora,

13/6/08 02:35  
Blogger Leonor said...

tanta alucinação visual que anda para aí neste mês em que não se pode ligaras televisões nacionais... será que a epal anda a por uns pózinhos na água????

14/6/08 15:58  
Blogger bettips said...

Ora eu a pensar nas bolas de Berlim (que o meu amigo das viagens manda umas tiradas do estrangeiro que até fico zonza, ele é um "Virgin" com asas a voar por todo o lado...), dizia eu das bolas em berlim
tipo escultura numa platz qualquer,
... e só no fim, juro que só no fim, percebi que não se falava de futebol mas sim de aficcionados do vil esférico, à mistura com esposas desamparadas e bandeiras pendentes.
Sempre com a graça a "encher" o vazio, a encher o riso!
Bjinhos

15/6/08 02:29  

Post a Comment

<< Home