PAISAGEM COM PÉS E SEM CABEÇA
A mão firme traçou um triângulo isósceles na paisagem. Depois descalçou-se "até ao pescoço" (metáfora de qualidade duvidosa que utilizava com desnecessária frequência... ) e deitou-se na terra ainda húmida, por via de uma manhã nascida fresca, pontuada por algumas nuvens de má cara, tão gratas a alguns artistas plásticos de tez pálida porque adversários indefectíveis de esplendorosos dias de sol aberto. Os olhos eram todos para o alto, como se esperasse algum sinal divino, nem dando conta que o verde dos campos o cercava por todos os lados. Ele era agora mais uma ilha -entre tantas, triangular e daltónica, de um arquipélago onde a esperança terrena deixara de ter cor.
Acordou estremunhado ao som do rádio-despertador. "... sendo a temperatura máxima para hoje, em Lisboa, de trinta graus." anunciava o radialista de serviço. Afinal, não passara de um sonho. Estava em casa e tinha adormecido na cama circular com colchão de água. E o espelho grande no tecto reflectia isso mesmo.
Almada, 2007. Tela, texto e foto de Alberto Oliveira.
36 Comments:
... os olhos enviezados pelo ângulo de percepção duvidosa, encararam o branco lençol, como se de pirâmide de gisé se tratasse
entretanto, as trabalhadoras formigas fizeram carreiro até ao açucareiro
:)))
que horror de sonho epesadelo, homem que isso de sonhar com geométricas figuras, tenho eu para mim , que não ajuda a relaxar o corpo nem o espírito
(já me anda em dívida oh! vizinho!)
Gosto imenso desta tela! Que exposição é que é? Ri-me imenso com a "metáfora de qualidade duvidosa", faz-me lembrar o Raúl Solnado ("descalço até ao pescoço)! É mesmo bom reviver tantas emoções que as fotografias e textos com pés e cabeça suscitam!
Uma linda pintura de um louco sonho e um despertar abrupto.
Beijos de Sol e de Lua.
O cérebro processou a informação, mas sem consequência, devolvendo a ordem às profundezas onde tinha sido gerada. Assim, não se ergueu.
Valter suspirou. Concentrou-se o mais que conseguiu e enviou novo pedido ao cérebro: Ergue-o! Sem sucesso. Nem o mínimo movimento.
Focou os olhos nos olhos do tecto e sentiu inveja da criatura que pairava. Queria estar ainda a sonhar com a figura feminina desenhada nas nuvens. Logo quando ela lhe estendia a mão, a temperatura máxima o tinha acordado.
Temperatura... máxima... vamos lá, é desta... levanta-te. Nada.
Julgou ver um ar de troça no que pairava. As têmporas estremeceram-lhe e, sem ter consciência disso, viu-o erguido. Sorriu.
Com o dedo finalmente a obedecer-lhe, levou o indicador direito ao despertador e calou o radialista de serviço.
...e pode pisar-se a relva?!
Tenho uma foto de uns pésinhos a fazer amor, e são tão bonitos, Parabéns, por vezes a beleza está ali ao lado..
Mas quem manda ele dormir num colchão de água, redondo e com espelho no tecto? E, ainda por cima, se calhar é marinheiro!... Só assim se sonharia descalço até ao pescoço, daltónico e deitado na relva!
um misto de ortónimo Pessoano com kafka. gosto dos tres.
triangular.mente.sonho: pé.
.espaço água
.água.pé
.água.verde.água
all over
this.mortal
thirsty
s o u l
...abraÇo.sOlar :)
hum... colchão de água... estou a imaginar o catálogo da loja:
Catálogo de Colchões de Água. Temos 3 tamanhos à escolha do estimado cliente:
-Tamanho Queópse
-Tamanho Quefren
-Tamanho Miquierinos
(não sei se me enganei a escrever o nome de alguma, mas estou cheia de preguiça e não me apetece ir verificar vou ali vegetar para o sofá!)
bjs
Ola amigo!
Aos exames, junta-se um cansaço, uma semi-depressão, umas dores de cabeça que nem me deixam ler-te. Prometo voltar como nova!
bjs e bfs
Um sonho sem dúvida um tanto ou quanto "esquesito"
Mas gostei da tua escrita.
Um Beijo em Silêncio
Sabias que a Primeira Parte é um poema lindíssimo pois sabias?Pois acho que sabias..mas tens a mania de estragar tudo!:)
Mas...não é de admirar porque o título cola-se-te (grande palavra!!!)como uma segunda pele:de facto pés sim que tens, mas cabeça não tens de tanto no ar andar sempre!ehehehheeh!(Beijinhos , beijinhos ...mil perdões...beijinhos...nos pés!)Eehehhehehe!e já agora entrega lá um abracito à Paisagem!
Neste mundo redondo, sonhamos nós com outros ângulos, ah é!...
Adorei ver-te pintado!... Mêmo-mêmo! Gosto daquela sensação dos pés descalços tão perto da relva fresca, tão perto das núvens negras, tão perto de coisa alguma.
Pinta sempre e mostra-nos quando for... Ficamos mais perto de ti! :-)
Um abraço maravilha.
Grata pelas palavras deixadas no meu blogue.
Continuo (e acho que vou continuar a ser, burra velha não aprende linguagem) a ser uma pessoa de boa fé e de princípios rígidos.
Não brinco com coisas sérias e muito menos quando envolve a vida do ser humano.
E como já tive oportunidade de constatar, existe muita má fé na blogosfera, mas também muita gente boa e também muitos pedidos “velados” de ajuda; o tempo de que disponho para navegar na net deu-me para ter percebido isso.
E como já aconteceu, no caso de Azeitão, ter sido sério o pedido de ajuda e a ameaça de suicídio (que se confirmou mais tarde, ter sido consumado) na dúvida, tento ajudar.
Jamais me envolveria em qualquer tipo de situação que prejudicasse alguém, antes pelo contrário, afasto-me quando percebo que as minhas brincadeiras (porque sou uma pessoa alegre e faço disso hino à vida) são mal interpretadas.
Neste caso, para mim, levei a sério a questão (porque existe) e resolvi dizê-lo no meu blogue, mas de forma coerente e séria.
Um abraço e bom fim de semana :-))
abraço. com a cabeça e com o coração.
e um outro. Seguro.
o quarto do filho...
para leres
beijo
O sonho até foi bastante calmo e inócuo. Terríve, terrível, e, para mim incompreensível, foi o meu.
E bastante longo. Terás paciência para me ouvires contar-to ?
D. Galinha
ESTOU
MUITO
CONTENTE...
FOI
SOFRÍVEL
POIS
FOI MESMO O ÚLTIMO MONUMENTO A SER ANUNCIADO...
MAS...
VALEU A PENA
A ESPERA.
MERECIDAMENTE...
O TAJ MAHAL É CONSIDERADO COMO UMA DAS 7 MARAVILHAS DO MUNDO.
Bom domingo.
Continuo a divulgar os meus passeios pelo Alentejo, a ultima reportagem fotográfica foi de Moura.
Post interessante, com situações caricatas...sonhos, pesadelos...
sonhos frescos numa quente noite de verão. :)
no rodrigo leão fiquei essencialmente do lado esquerdo... mas andei a circular muito... pois... sentadito deve ter sabido melhor!! :)
Caro Legível
Penso que dessa posição teria uma perspectiva soberba sobre a abóbada celeste :) (com ou sem nuvens de "má cara")
Gostei do quadro e do texto
Tenha um excelente domingo
Um sonho que começa com um triângulo é à partida um problema bicudo :), uma cama circular faz-me lembrar os
"de" e os "com"/ bates
e as mesas redondas estoi certa que o herói da história não seja nenhuma besta quadrada. Não estou com cabeça para resolver problemas matemáticos :) . Este calor também me derrete os neurónios. O smeus comentários também reflectem isso :)
Beijinhos
Desculpa, mas não venho falar do teu post. Estou preocupado (é verdade), anda alguém a fazer-se passar pela minha D. Maria, usando o nome dela. Já foi ao intruso.
Passa pela minha casa e vê por ti.
Obrigado.
Coelhinho
Hola, desde Barranquilla, Colombia, te envío un caluroso saludo y mis felicitaciones por tu blog pero por sobre todo por el contenido del mismo. Te invito cordialmente a que visites el mio y me envies tus valiosos comentarios y lo presentes a tus contactos.
www.mandalaspoemas.blogspot.com
Un abrazo,
Víctor González Solano
Até me fazes sentir com o cérebro "geometrizado"! Lool!!!
Sonho? Pesadelo no mínimo.
Um abraço. Augusto
É sempre um prazer passar por aqui, mesmo que com pés e sem cabeça!
Beijinho*
Até me fazes sentir com o cérebro "geometrizado"! Lool!!!
Cumprimentos mixed by Jameson 12 anos!
tecnicamente perfeito...
Levantou-se de um salto, foi a correr pesar-se. Quando olhou para a balança, viu aquele quadro que pintara na véspera, agora calcado pelos pés nus que escondiam a borboleta cor de fogo, com uma asa quebrada. Voltou para a cama e procurou o fio do sonho.
eu cá despi-me só do pescoço até ao cabelo e raios se queria uma cama redonda. já bem basta as vezes em que ando à procura da almofada e é bom saber onde está o norte porque o Tejo dorme aos pés da cama
Eu acho que o triângulo é equilátero (qualificação de triângulo com lados todos iguais; isósceles tem apenas dois)
... e ainda há o escaleno!
;)
... e o mail? quero enviar convite :)
Para a:
O triângulo é isósceles, pois tem dois lados iguais não paralelos. Garanto-te eu que a tela fui eu que a pintei.
baconfrancis@netcabo.pt
Post a Comment
<< Home