Wednesday, July 04, 2007

PAISAGEM COM PÉS E SEM CABEÇA
















A mão firme traçou um triângulo isósceles na paisagem. Depois descalçou-se "até ao pescoço" (metáfora de qualidade duvidosa que utilizava com desnecessária frequência... ) e deitou-se na terra ainda húmida, por via de uma manhã nascida fresca, pontuada por algumas nuvens de má cara, tão gratas a alguns artistas plásticos de tez pálida porque adversários indefectíveis de esplendorosos dias de sol aberto. Os olhos eram todos para o alto, como se esperasse algum sinal divino, nem dando conta que o verde dos campos o cercava por todos os lados. Ele era agora mais uma ilha -entre tantas, triangular e daltónica, de um arquipélago onde a esperança terrena deixara de ter cor.

Acordou estremunhado ao som do rádio-despertador. "... sendo a temperatura máxima para hoje, em Lisboa, de trinta graus." anunciava o radialista de serviço. Afinal, não passara de um sonho. Estava em casa e tinha adormecido na cama circular com colchão de água. E o espelho grande no tecto reflectia isso mesmo.



Almada, 2007. Tela, texto e foto de Alberto Oliveira.

36 Comments:

Blogger segurademim said...

... os olhos enviezados pelo ângulo de percepção duvidosa, encararam o branco lençol, como se de pirâmide de gisé se tratasse

entretanto, as trabalhadoras formigas fizeram carreiro até ao açucareiro

:)))

5/7/07 13:04  
Blogger Fátima Santos said...

que horror de sonho epesadelo, homem que isso de sonhar com geométricas figuras, tenho eu para mim , que não ajuda a relaxar o corpo nem o espírito
(já me anda em dívida oh! vizinho!)

5/7/07 14:31  
Blogger Pyny said...

Gosto imenso desta tela! Que exposição é que é? Ri-me imenso com a "metáfora de qualidade duvidosa", faz-me lembrar o Raúl Solnado ("descalço até ao pescoço)! É mesmo bom reviver tantas emoções que as fotografias e textos com pés e cabeça suscitam!

5/7/07 15:24  
Blogger Chellot said...

Uma linda pintura de um louco sonho e um despertar abrupto.

Beijos de Sol e de Lua.

5/7/07 15:30  
Blogger Rui said...

O cérebro processou a informação, mas sem consequência, devolvendo a ordem às profundezas onde tinha sido gerada. Assim, não se ergueu.
Valter suspirou. Concentrou-se o mais que conseguiu e enviou novo pedido ao cérebro: Ergue-o! Sem sucesso. Nem o mínimo movimento.
Focou os olhos nos olhos do tecto e sentiu inveja da criatura que pairava. Queria estar ainda a sonhar com a figura feminina desenhada nas nuvens. Logo quando ela lhe estendia a mão, a temperatura máxima o tinha acordado.
Temperatura... máxima... vamos lá, é desta... levanta-te. Nada.
Julgou ver um ar de troça no que pairava. As têmporas estremeceram-lhe e, sem ter consciência disso, viu-o erguido. Sorriu.
Com o dedo finalmente a obedecer-lhe, levou o indicador direito ao despertador e calou o radialista de serviço.

5/7/07 16:36  
Blogger PDA said...

...e pode pisar-se a relva?!

5/7/07 19:27  
Blogger Bichodeconta said...

Tenho uma foto de uns pésinhos a fazer amor, e são tão bonitos, Parabéns, por vezes a beleza está ali ao lado..

5/7/07 22:05  
Blogger lélé said...

Mas quem manda ele dormir num colchão de água, redondo e com espelho no tecto? E, ainda por cima, se calhar é marinheiro!... Só assim se sonharia descalço até ao pescoço, daltónico e deitado na relva!

5/7/07 22:28  
Anonymous Anonymous said...

um misto de ortónimo Pessoano com kafka. gosto dos tres.

6/7/07 01:24  
Blogger un dress said...

triangular.mente.sonho: pé.

.espaço água


.água.pé


.água.verde.água



all over


this.mortal



thirsty



s o u l

6/7/07 10:39  
Blogger un dress said...

...abraÇo.sOlar :)

6/7/07 10:40  
Blogger Joana said...

hum... colchão de água... estou a imaginar o catálogo da loja:
Catálogo de Colchões de Água. Temos 3 tamanhos à escolha do estimado cliente:
-Tamanho Queópse
-Tamanho Quefren
-Tamanho Miquierinos

(não sei se me enganei a escrever o nome de alguma, mas estou cheia de preguiça e não me apetece ir verificar vou ali vegetar para o sofá!)

bjs

6/7/07 13:50  
Blogger Sofia said...

Ola amigo!

Aos exames, junta-se um cansaço, uma semi-depressão, umas dores de cabeça que nem me deixam ler-te. Prometo voltar como nova!

bjs e bfs

6/7/07 17:31  
Blogger Silêncio © said...

Um sonho sem dúvida um tanto ou quanto "esquesito"

Mas gostei da tua escrita.

Um Beijo em Silêncio

6/7/07 21:04  
Blogger Nia said...

Sabias que a Primeira Parte é um poema lindíssimo pois sabias?Pois acho que sabias..mas tens a mania de estragar tudo!:)
Mas...não é de admirar porque o título cola-se-te (grande palavra!!!)como uma segunda pele:de facto pés sim que tens, mas cabeça não tens de tanto no ar andar sempre!ehehehheeh!(Beijinhos , beijinhos ...mil perdões...beijinhos...nos pés!)Eehehhehehe!e já agora entrega lá um abracito à Paisagem!

7/7/07 01:58  
Blogger APC said...

Neste mundo redondo, sonhamos nós com outros ângulos, ah é!...
Adorei ver-te pintado!... Mêmo-mêmo! Gosto daquela sensação dos pés descalços tão perto da relva fresca, tão perto das núvens negras, tão perto de coisa alguma.
Pinta sempre e mostra-nos quando for... Ficamos mais perto de ti! :-)

Um abraço maravilha.

7/7/07 03:25  
Blogger Menina Marota said...

Grata pelas palavras deixadas no meu blogue.
Continuo (e acho que vou continuar a ser, burra velha não aprende linguagem) a ser uma pessoa de boa fé e de princípios rígidos.
Não brinco com coisas sérias e muito menos quando envolve a vida do ser humano.
E como já tive oportunidade de constatar, existe muita má fé na blogosfera, mas também muita gente boa e também muitos pedidos “velados” de ajuda; o tempo de que disponho para navegar na net deu-me para ter percebido isso.
E como já aconteceu, no caso de Azeitão, ter sido sério o pedido de ajuda e a ameaça de suicídio (que se confirmou mais tarde, ter sido consumado) na dúvida, tento ajudar.
Jamais me envolveria em qualquer tipo de situação que prejudicasse alguém, antes pelo contrário, afasto-me quando percebo que as minhas brincadeiras (porque sou uma pessoa alegre e faço disso hino à vida) são mal interpretadas.
Neste caso, para mim, levei a sério a questão (porque existe) e resolvi dizê-lo no meu blogue, mas de forma coerente e séria.

Um abraço e bom fim de semana :-))

7/7/07 11:19  
Blogger isabel mendes ferreira said...

abraço. com a cabeça e com o coração.




e um outro. Seguro.

7/7/07 11:55  
Blogger essência said...

o quarto do filho...
para leres
beijo

7/7/07 21:14  
Blogger eu said...

O sonho até foi bastante calmo e inócuo. Terríve, terrível, e, para mim incompreensível, foi o meu.
E bastante longo. Terás paciência para me ouvires contar-to ?


D. Galinha

8/7/07 01:09  
Blogger Kalinka said...

ESTOU
MUITO
CONTENTE...
FOI
SOFRÍVEL
POIS
FOI MESMO O ÚLTIMO MONUMENTO A SER ANUNCIADO...
MAS...
VALEU A PENA
A ESPERA.
MERECIDAMENTE...
O TAJ MAHAL É CONSIDERADO COMO UMA DAS 7 MARAVILHAS DO MUNDO.

Bom domingo.

Continuo a divulgar os meus passeios pelo Alentejo, a ultima reportagem fotográfica foi de Moura.

Post interessante, com situações caricatas...sonhos, pesadelos...

8/7/07 02:26  
Blogger passarola said...

sonhos frescos numa quente noite de verão. :)
no rodrigo leão fiquei essencialmente do lado esquerdo... mas andei a circular muito... pois... sentadito deve ter sabido melhor!! :)

8/7/07 09:54  
Blogger Maite said...

Caro Legível

Penso que dessa posição teria uma perspectiva soberba sobre a abóbada celeste :) (com ou sem nuvens de "má cara")

Gostei do quadro e do texto

Tenha um excelente domingo

8/7/07 12:46  
Blogger Gi said...

Um sonho que começa com um triângulo é à partida um problema bicudo :), uma cama circular faz-me lembrar os
"de" e os "com"/ bates
e as mesas redondas estoi certa que o herói da história não seja nenhuma besta quadrada. Não estou com cabeça para resolver problemas matemáticos :) . Este calor também me derrete os neurónios. O smeus comentários também reflectem isso :)

Beijinhos

8/7/07 13:30  
Blogger D. Maria e o Coelhinho said...

Desculpa, mas não venho falar do teu post. Estou preocupado (é verdade), anda alguém a fazer-se passar pela minha D. Maria, usando o nome dela. Já foi ao intruso.
Passa pela minha casa e vê por ti.
Obrigado.


Coelhinho

9/7/07 03:18  
Blogger MANDALAS POEMAS said...

Hola, desde Barranquilla, Colombia, te envío un caluroso saludo y mis felicitaciones por tu blog pero por sobre todo por el contenido del mismo. Te invito cordialmente a que visites el mio y me envies tus valiosos comentarios y lo presentes a tus contactos.

www.mandalaspoemas.blogspot.com

Un abrazo,

Víctor González Solano

9/7/07 14:50  
Blogger Miguel J. T. V. said...

Até me fazes sentir com o cérebro "geometrizado"! Lool!!!

9/7/07 19:20  
Blogger augustoM said...

Sonho? Pesadelo no mínimo.
Um abraço. Augusto

9/7/07 21:15  
Blogger Maria P. said...

É sempre um prazer passar por aqui, mesmo que com pés e sem cabeça!

Beijinho*

9/7/07 22:18  
Blogger SpiritMan aka BacardiMan said...

Até me fazes sentir com o cérebro "geometrizado"! Lool!!!

Cumprimentos mixed by Jameson 12 anos!

9/7/07 22:46  
Blogger inominável said...

tecnicamente perfeito...

10/7/07 08:07  
Blogger Licínia Quitério said...

Levantou-se de um salto, foi a correr pesar-se. Quando olhou para a balança, viu aquele quadro que pintara na véspera, agora calcado pelos pés nus que escondiam a borboleta cor de fogo, com uma asa quebrada. Voltou para a cama e procurou o fio do sonho.

10/7/07 12:31  
Blogger Teresa Durães said...

eu cá despi-me só do pescoço até ao cabelo e raios se queria uma cama redonda. já bem basta as vezes em que ando à procura da almofada e é bom saber onde está o norte porque o Tejo dorme aos pés da cama

10/7/07 19:21  
Blogger A said...

Eu acho que o triângulo é equilátero (qualificação de triângulo com lados todos iguais; isósceles tem apenas dois)

... e ainda há o escaleno!

;)

12/7/07 12:25  
Blogger A said...

... e o mail? quero enviar convite :)

12/7/07 12:26  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para a:

O triângulo é isósceles, pois tem dois lados iguais não paralelos. Garanto-te eu que a tela fui eu que a pintei.

baconfrancis@netcabo.pt

12/7/07 14:54  

Post a Comment

<< Home