UMA GIRAFA NO BAIRRO ALTO
... que não é espanto nenhum, dirá quem me lê, pois em Sete-Rios também haverá pelo menos uma (ou mais), acrescentarão. Não refuto nem estou aqui para espantar seja quem fôr nem sequer com a intenção de prestar serviço público-turístico do género "... depois suba ao popular Bairro Alto e delicie-se com o espectáculo exótico de uma girafa amarela na Rua da Atalaia." Ao correr da pena, limito-me a registar o facto, captado inicialmente pelo rabo do meu olho direito quando me dirigia apressado para o Largo da Misericórdia em busca de um alfarrabista e de um título que não vem agora à colação. Face à descoberta, inverti a marcha e entrei decidido no interior do velho bairro lisboeta ainda a tempo de ouvir o senhor Demétrio Bolacha -presidente do Movimento Associativo Girafas em Via de Colisão (ao fundo,na imagem, de blusão da mesma cor do mamífero ruminante e mãos nos bolsos) afirmar convicto aos Vogais do mesmo Movimento, Natércio Camacho e Ramiro Azedo que "A girafa não sai do bairro enquanto não surja outra e colida com esta! Também cá temos a Fátima Lopes e alguém a põe em causa?! Nem sequer se pede que o José António Tenente apareça por aí a abalroar a mulher... ! Quase encostado à montra do Café do Galego e assobiando disfarçadamente o hino da Associação Os Residentes Informatizados do Bairro Alto, Dometílio Barbosa tirava notas mentalmente...
Lisboa, 2007. Texto e foto de Alberto Oliveira.
37 Comments:
E o Dometílio a tomar notas mentalmente e a espreitar-te pelo cantinho do olho. Talvez tenha escrito no seu mapa cerebral: "Olha este agora vai estampar a girafa num papel de fantasia, arranjar uma moldura por um euro e meio e pendurar o quadro por cima daquele do cavalo branco. Há cada maduro!"
Um beijinho.
(antes de mais, peço desculpa se o comentário aparecer em duplicado, mas a merda do sistema mandou isto abaixo e não sei se ficou alguma coisa...)
(aliás, fiquei tão lixada, que nem me apetece repetir!...)
(mas por consideração ao Sr Legível, ainda digo que disse que nunca tinha visto uma girafa na modista. Pronto.)
de cor, de palavras e de sonhos se faz a vida. Colhe lírios, abraça borboletas, respira Maio e degusta a liberdade.
S._________________________
Beijinhos embrulhados em abraços
queres mesmo dizer colidir ou podemos inferir outras coisas? Vais a ver e basta à girafa a equipa de Basquet os "Unidos do Bairro Alto"! eheheh
Ainda bem que dizes, pois vou avisar a vizinha, ela gosta destas novidades que a distraem da rotina da fisioterapia. Amanhã, quando ela for para as massagens (hoje não, que é feriado)sempre pode fazer um desviozito no seu caminho de aborrecimentos...
Tá bem!... Mas olha que a girafa vai em sentido proibido!
Se o rabo do teu olho direito vê girafas, o que não verá o rabo do teu olho esquerdo? Vá lá, indiciem o bicho para ser ouvido no DIAP que a ver ali de cima, ele é que os topa todos... Incrível, legível!
Abç
Então ela estava mais alta que o Bairro! Talvez estivesse a praticar para antena de telemóvel?!
Olha e eu que tenho andado por outras paragens vim em dia de boa novidade. Ainda bem que vim, porque não sabia como usar este dia feriado. Assim já sei... :)
Já tinha saudades de passar por aqui.
beijinhos
gosto de girafas e gosto de amarelo... ouro sobre azul... não ando é pelo bairro alto.
pena, não posso ver essa girafa!
Caro Legível
E quem é aquele que está dependurado na girafa? Aposto que é o domador de girafas! :) mas pela cena parece que a girafa (teimosa como ela só) leva a melhor e leva-o p'los ares :)))
Mais um texto que foi um prazer ler.
Tenha um óptimo final de tarde
P.S. faço-me membro (ou será membra?!) deste movimento das Girafas (nunca entendi muito bem porquê mas a palavra "girafa" tem uma sonoridade encantadora)
Claro, Alberto, rapaz/amigo de Lisboa...mas há vias alternativas, temos de apostar nelas! Recordo a viragem em Espanha após o atentado de Atocha, num repente inesperado ... Ah e não nos alienem nem a memória em a esperança! Haverá uma "girafa" no Bairro Alto ou um "hipopótamo" em Belém e existirá quem pense nisso. Passar a palavra, como tu o fazes. E que sejamos muitos! Abraços amigos
Está irresistível, esta girafa, Alberto!
Um abração
E a verdade é que, por fugir uma girafa não acaba a Primavera!!!
Se quiserem fazer mal ao bichinho, manda-o lá para umas certas bandas onde poderá permanecer camuflado. Não é bem como a savana africana, mas essa girafa também me parece ser made in... Bom... Hum... O in não sei, mas certamente made of paper... Fantasy Paper! :-)
cena de loucos! loucura total!!
uma vez vi um filme italiano...pois não era uma girafa...nem era os feios porcos e maus... ah, mas a cena sim, era tanto assiM! :)))
mas o dometílio és tu...?
fiquei a conjecturar.
belo nome, belo nome...
ps: a girafa é uma girafa dos carroceéis que cresceu...certo?
beijO :) bOa nOite
carrocéis...
aquelas que sobem descem e andam de roda... pois...
Olá!!!
Estou de volta:))
Obrigada pela visita.
Volto mais tarde para te ler e comentar
Beijos com carinho
(só não percebi se era fêmea ou macho. Há pormenores que não devem escapar...)
Desde que te chamei António e me respondeste como um rapaz de Lisboa aussi, nunca mais esqueci que eras Alberto. Abç
a curva...ah!!!!! que curva tem essa fêmea girafa!!!
....:)
COMO SE DE REPENTE O qUÉNIA TIVESSE DESCIDO À CIDADE....
sempre a surpresa. boa. aqui.
um abraço.
As novidades sempre tem o seu proveito !!!
Bjs Zita
A meu favor tenho a tua amizade que teima em deixar-me sonhar.
Beijinhos embrulhados em abraços
Passo MILHÕES de vezes por aí !
Editado por : D. Maria
oh! pá que pena! e eu que andei na rua da Rosa acomprar uma morcelita prás favas e nem me deu para ir mais abaixo e encontrar esse primor (qual girafa!)o Demétrio Bolacha e ir com ele ao clube! Ai mas claro que veria, de caminho a girafa. Olha que se calhar até se viam as orelhas da minha casa. Que pena não ter lido isto antes.
Ah! agora reparo. Ampliei a foto! eu conheço o homem. estava à porta do talho. assim tal qual com o blusão da cor da girafa.
Venho avisar-te para preparares a câmera, porque há um Elefante Branco em Picoas! :-O
... uma notazinha vou eu tirar deste post, que a minha "pachorra" foi abalroada e preciso de boas notas para a restaurar
fiquei a pensar, como é possível que a gira não seja o talk of the town???
uma girafa...
eu aqui na aldeia tenho um elefante, pleo menos quando ontem saí da tasca pareceume ver um elefante...
yayaya
abrazo europeu
"Dometílio Barbosa tirava notas mentalmente..."
Aha!! undercover...
ao melhor estilo de 007.
Barbosa.
Dometílio Barbosa
dometílio é nome que só da figueira da foz para baixo deve existir, porque os figos fazem muito mal ao estômago, mas eu gosto muito, sobretudo daqueles com pingo de mel, parecidos com os teus comentários, não sei a que propósito te estou a escrever isto, mas enquanto lia o teu post dei por mim a pensar que toda a gente devia sofrer de obesidade afectiva, não me perguntes porquê.
gertrudes consuelo
(nome que, como poderás verificar, só da foz da figueira para cima) ;)
Adoro imagens colhidas despretensiosamente, cenas do dia-a-dia, fotos do inusitado.
Amei o post.
(pra variar...)
:o)
Antes de mais um obrigado pelas palavras que deixaste no meu espaço.
Quanto ao acontecimento, gostei da maneira como o cantinho do teo olho registou um acontecimento fora do vulgar que de alguma maneira agitou as hostes lá para o Bairro Alto. Estes acontecimentos do quotidiano e a forma como são interpretados pelos populares são sempre interessantes de se observar.
O teu espaço está fantástico, a tua escrita é por demais cativante. Voltarei para te revisitar.
RaSp
Passei por aqui para te desejar um óptimo fim de semana
Bjs Zita
No mínimo insólito, ou certa fauna bairro altista, está a sofrer uma metamorfose.
Um abraço. Augusto
Também aí? Pensei que era só por cá ...ainda espreitei da janela da minha casa, mas já não o vi. Só me deixou o rugido, muito fraquito...mas ainda rugido...
sim... as girafas também têm direito ao bairro alto!! Pergunto-me como é que ainda não dei por ela, tendo em conta a dimensão do pescoço, mas se a vir convido-a para vir beber um copo comigo!! Está prometido. :)
Eu antigamente morava mesmo mesmo em frente da girafa que se construíu na escola do Bairro Alto. ;)
Post a Comment
<< Home