E A SAGA FOTOGRÁFICA CONTINUA...
... mas desta feita correu tudo dentro dos conformes estabelecidos pelas regras do bom viver. Solicitei ao grupo autorização para o fotografar, adiantando que "... tenho um blog e... " a senhora interrompeu-me de imediato para informar que "Nós também temos um cão!", o cavalheiro procurou saber "E como é que é o seu blog? É manso ou quando o traz à rua a passear tem de lhe pôr açaimo? e que raça é?" Foi a vez da jovem dos óculos escuros dizer de sua justiça "Os pais antes de falarem deviam pensar um pouco... que até me deixam envergonhada. Um blog é... ". E esclareceu o casal melhor que eu teria esclarecido, pois estava tão bem informada que procurei saber se também tinha um blog. Que não. Tinha um cão, o tal que a sua mãe tinha referido. Temi que, pelo desenvolvimento da conversa redonda, quando me dessem autorização (ou não... ) para fazer a foto, estariam a milhas do Rossio. Tentei apressar a coisa com delicadeza "Então os senhores... " mas a mulher nem me deixou respirar "Nós viemos de Caneças. Há uns tempos que não dávamos um passeio pela cidade, aproveitámos o domingo de sol e cá estamos! Aqui o meu marido está a matar saudades dos tempos que esteve em Moçambique. Diz que há mais de quarenta anos que não via tantos africanos juntos! E eu também estou a gostar deste dia! Para a satisfação ser completa, uma ida ali ao Teatro seria ouro sobre azul. Ver a "Filha Rebelde" anunciada no cartaz grande. Mas o dinheiro não estica, percebe? e a gasolina está caríssima, não é Fernando? E o senhor que está aí há tanto tempo de pé, não quer uma sandes de presunto? Ó Tânia! Tira aí do saco uma sandes para o senhor do blog manso."
Comi duas sandes e só consegui agradecer sumida e mansamente, que a dona Isaura (assim se chamava ela) contou-me a história toda da vida daquele família e era já noite quando arrancaram. A foto, claro que não a tirei... A que ilustra este texto, é uma outra que tinha em arquivo.
Lisboa, 2007. Texto e foto de Alberto Oliveira.
33 Comments:
A-do-rá-vel!! O texto, a história, as personagens, o blog, o dog, a frase da filha (e eu não havia pensado nisso - vou já sugerir aos meus pais), e o detalhe da foto.
(agora, me responde: por que aquele [belo] transeunte que atravessava na faixa, vestido num elegante sobretudo, te incomodou mais que esse poste, aí, na frente da família sentada no banquinho, hein? hein?? LOL)
Beijos, querido!
Como a invejo...ter a resposta na ponta da língua! Eu, ainda estou para aqui a pensar no que é um blog!!E a culpa é toda tua!
Beijinho
meu querido legível, esqueceste-te de explicar que o teu blog é feito da melhor qualidade de papel, que conta as mais belas estórias e nos faz sorrir a todos. da raça pouco se sabe, dado ser exemplar único e vir devidamente embalado com selo de exclusividade. na fotografia, a família parece triste por não ser informada em conformidade. vou ali ver se a encontro para contar tudo como deve ser. então, até já e um grande beijinho. ;))))))
que aventura!!!
LOL
abraço
Ainda há quem diga que um blog não serve para nada, tu não foste de meias, logo duas sandes. Vou tentar usar a mesma técnica.
Um abraço. Augusto
E pensar que foi por causa de uma sandes de presunto que entrei nestas andanças de blogs! E pensar que nunca vi a sandes, quanto mais comê-la... e pensar que tu comeste duas só porque querias uma fotografia! E pensar que aquele senhor ali sentado com os pés virados para dentro tem o ar simpático de quem me daria uma sandes também a mim! E pensar que não tenho cão nem conheço caneças! E pensar, pronto!
Caro Legível
Deixe-me que lhe diga que me sinto traída como leitora deste blog…então não é que olhei para a fotografia e há medida que ia lendo (com um enorme sorriso estampado na cara) chego ao fim e afinal as personagens da crónica não são aquelas…não me parece nada bem enganar assim os leitores :))
Tenha uma boa noite
desta vez trocaste-nos as voltas... as gargalhadas que normalmente nos reservas para o final, começaram logo na primeira linha... eh eh eh!
E sim... fizeste e fazes muito bem em passar lá pela minha esquina, que eu gosto muito de receber os vizinhos... e com direito a sangria e sardinha nos santos populares!!! :)
...tiraste-lhes seguramente outra
foto...
a de dentro...a ou-tra!! :)
boa noite
beijO
LLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
JURO-TE QUE JÁ NÃO ME RIA ASSIM HÁ DIAS!!!!
"há 40 anos que não via tanto africano junto!"
que direi eu entao que morei 5 na amadora :)
Sempre pensei que ela te iria perguntar se o blog era alguma micose ou problema de pele... para te responder que ela não tem essa doença... sobre é de espondilose!
:)
Lindo Lé!
É isso tudo!
bjs
Voltas e mais voltas,e um belo texto, com uma história com várias abordagens e temas...
Bom fim de semana
Bjs Zita
mas tinha que ser a foto certa, assim não vi os personagens...
não há direito, isto é, não há foto...
mas o que o velho estará a fazer sentado no banco? ummmmm?
abraços
ai homem marafado que me faz rir a cada fotografia a cada texto, uns mais que outros, está bem visto que nem sempre estou assim disposta deixar-me levar por esta algaraviada, mas desta até me aprenzentei todinha que ver-te a deixar a dentadura presa na sandes de presento em plena Rossio é coisa que eu já vi e não esqueço (credo como eu minto bem!)mas adiante,afinal não tinhas rolo na máquina ou era o flache (?!)ou não fizeste bem o conto do vigário, também dizer "eu tenho um blog" assim sem mais nem menos, nem sei como o casal não se pôs logo a milhas, sorte a tua que confundiram com cão, o que o povo hoje já sabe de inglês. Pronto, já fiz o meu gostinho de deixar aqui prantadas umas quantas patranhas do calibre das tuas claro que não consigo, mas ao menos tento.
E vou, senão ficas mesmo marafado.
Boa tarde e um belo de um fim de semana.
lol.. pois.. as histórias por detrás das histórias.. e a sofreguidão que todos parecem ter por contar a sua..
o contacto com pessoas, seja a que pretexto for.. faz-me a mim sentir mais.. pessoa..
gostei do blog manso.. e do matar saudades de moçambique.. bem metidas..
beijinho e bom fim de semana
portugal no seu melhor....:))))
_______________
e a tua ternura nos dedos.
_______________e a elegância na alma.
____________gostei. especialmente.
enorme abraço. que estendo à "segura" da vida...:))))
Agora percebo que o meu blog é manso. O teu não. É bravíssimo. Põe toda a gente desconcertada. Ninguém sabe se viste, se não viste, se tiraste a foto ou não, se gostas mesmo de sandes... Enfim, estou com um sorriso de orelha a orelha desde a primeira linha.
Blog bravo...
Bravo, Alberto!!
Beijinho.
ainda bem que és de blog manso senão em vez de sandes terias uma pêra sabe-se como!! Isto de 'catar' histórias necessita no mínimo de seguro de vida!
(Pavilhão atlântico tem a temporada ocupada, fora isso já estava espetáculo marcado, óbvio)
Eu tive um, vermelho, chamava-se Cravo. E blog manso só se for de noite, que ele morde que se farta. É bom rir contigo... Abç
É o desemprego, é o desemprego.
Boa noite.
Achei este espectacular... quer dizer, o texto e a foto, quer dizer, o post... se o blog é cão, o que é o post?... ok, é aqele que tá à frente do senhor de frente... mas essa de tantos africanos juntos foi demais!... por mero acaso encontrei um senhor que assim o parecia, mas graças aos seus pés, que nada têm de africano...
ehehehehe
adorei as "saudades de Moçambique"
(no Rossio, pois então)
isso pode ter conotãções assim a dar para o xenófobo, oh Alberto!...
Nós e os nossos colonialismos, não é?
Por falar em Blogs mansos... eu diria que este não é nada manso, ele está é bem domesticado... educado e bem tratado ;)
Beijos para Almada, essa bela localidade
Vim desejar-te um óptimo fim de semana.
Bjs Zita
Para a:
Num blog onde a boa-disposição é o registo corrente, as "conotações que podem ter" textos ou passagens dos mesmos, não reflectem o pensamento do autor...
... que no caso vertente e que sublinhas, há muito deixou para trás os fantasmas da colonização e está, isso sim, interessado nos problemas actuais e futuros deste país.
O que tu foste buscar...
beijos e sorrisos.
...mas tu andas a passar fome :)))?
mas tens toda a razão, parece q ando a candidatar para presidente de junta de freguesia :))) só promesas, tenho de arranjar uma comemoração qualquer e juntar os pacotes de açúcar todos :DDDDDD
jokas a todos
bom Domingo
polvilhado de chuva :)
Bem,bem ,com a vidinha como esta e tu afiambtaste logo suas sandochas, assim mesmo é que é ,agora chamar blog manso,não pousar para as fotos e ainda teres de ficar a escutar historias ate á noite, não sabes que á noite os meninos não podem andar na rua?seu traquinas
beijokas
Olá! Bom dia!
Gostei imenso do que li.
Não quer vir ao jantar dos bloggers no dia 14, na Parede?
Pense nisso e inscreva-se no meu blog no acesso ao blog OS CONVIVAS DO COSTUME.
Abração,
Belo texto! Grande imaginação para descrever a situação!
Muitos parabéns!
Mas isto está a confusaõ armada: Ele há cães com blogues, há blogues com nome de cães, há quem pense que blogue é nome de cão..etç,etç...
Um abraço!
ehehhehehehe
e assim se passa uma tarde de domingo na capital!
bjs
entao um blog manso?
assim como os pinheiros?
e a foto está fantástica, nunca tinha visto tao bom angulo de um poste!
Eu também não sei o que é um blog manso, mas esta tua crónica faz lembrar as do Vitor (Yardbird).
Não são da família?
Eu concordo com a Alice, o teu blog é feito do melhor papel e da melhor escrita.
portugal no seu melhor....:))))
não são vizinhos, rapariga. o outro é o vizinho do 2ºesq ;)
Oi legível!!!!
Desculpa tive de voltar.
Esqueci-me da mala :)
Magnífica a confeitura deste teu
engraçado texto.
Uma boa e tranquila Páscoa.
Abraço amigo
do Pepe.
Post a Comment
<< Home