Wednesday, March 28, 2007

E A SAGA FOTOGRÁFICA CONTINUA...


... mas desta feita correu tudo dentro dos conformes estabelecidos pelas regras do bom viver. Solicitei ao grupo autorização para o fotografar, adiantando que "... tenho um blog e... " a senhora interrompeu-me de imediato para informar que "Nós também temos um cão!", o cavalheiro procurou saber "E como é que é o seu blog? É manso ou quando o traz à rua a passear tem de lhe pôr açaimo? e que raça é?" Foi a vez da jovem dos óculos escuros dizer de sua justiça "Os pais antes de falarem deviam pensar um pouco... que até me deixam envergonhada. Um blog é... ". E esclareceu o casal melhor que eu teria esclarecido, pois estava tão bem informada que procurei saber se também tinha um blog. Que não. Tinha um cão, o tal que a sua mãe tinha referido. Temi que, pelo desenvolvimento da conversa redonda, quando me dessem autorização (ou não... ) para fazer a foto, estariam a milhas do Rossio. Tentei apressar a coisa com delicadeza "Então os senhores... " mas a mulher nem me deixou respirar "Nós viemos de Caneças. Há uns tempos que não dávamos um passeio pela cidade, aproveitámos o domingo de sol e cá estamos! Aqui o meu marido está a matar saudades dos tempos que esteve em Moçambique. Diz que há mais de quarenta anos que não via tantos africanos juntos! E eu também estou a gostar deste dia! Para a satisfação ser completa, uma ida ali ao Teatro seria ouro sobre azul. Ver a "Filha Rebelde" anunciada no cartaz grande. Mas o dinheiro não estica, percebe? e a gasolina está caríssima, não é Fernando? E o senhor que está aí há tanto tempo de pé, não quer uma sandes de presunto? Ó Tânia! Tira aí do saco uma sandes para o senhor do blog manso."
Comi duas sandes e só consegui agradecer sumida e mansamente, que a dona Isaura (assim se chamava ela) contou-me a história toda da vida daquele família e era já noite quando arrancaram. A foto, claro que não a tirei... A que ilustra este texto, é uma outra que tinha em arquivo.
Lisboa, 2007. Texto e foto de Alberto Oliveira.

33 Comments:

Blogger Suzi said...

A-do-rá-vel!! O texto, a história, as personagens, o blog, o dog, a frase da filha (e eu não havia pensado nisso - vou já sugerir aos meus pais), e o detalhe da foto.

(agora, me responde: por que aquele [belo] transeunte que atravessava na faixa, vestido num elegante sobretudo, te incomodou mais que esse poste, aí, na frente da família sentada no banquinho, hein? hein?? LOL)

Beijos, querido!

29/3/07 13:03  
Blogger esse said...

Como a invejo...ter a resposta na ponta da língua! Eu, ainda estou para aqui a pensar no que é um blog!!E a culpa é toda tua!

Beijinho

29/3/07 19:23  
Anonymous Anonymous said...

meu querido legível, esqueceste-te de explicar que o teu blog é feito da melhor qualidade de papel, que conta as mais belas estórias e nos faz sorrir a todos. da raça pouco se sabe, dado ser exemplar único e vir devidamente embalado com selo de exclusividade. na fotografia, a família parece triste por não ser informada em conformidade. vou ali ver se a encontro para contar tudo como deve ser. então, até já e um grande beijinho. ;))))))

29/3/07 19:35  
Blogger A. M. Catarino said...

que aventura!!!

LOL

abraço

29/3/07 21:33  
Blogger augustoM said...

Ainda há quem diga que um blog não serve para nada, tu não foste de meias, logo duas sandes. Vou tentar usar a mesma técnica.
Um abraço. Augusto

29/3/07 21:53  
Blogger Lia C said...

E pensar que foi por causa de uma sandes de presunto que entrei nestas andanças de blogs! E pensar que nunca vi a sandes, quanto mais comê-la... e pensar que tu comeste duas só porque querias uma fotografia! E pensar que aquele senhor ali sentado com os pés virados para dentro tem o ar simpático de quem me daria uma sandes também a mim! E pensar que não tenho cão nem conheço caneças! E pensar, pronto!

29/3/07 22:05  
Blogger Maite said...

Caro Legível

Deixe-me que lhe diga que me sinto traída como leitora deste blog…então não é que olhei para a fotografia e há medida que ia lendo (com um enorme sorriso estampado na cara) chego ao fim e afinal as personagens da crónica não são aquelas…não me parece nada bem enganar assim os leitores :))

Tenha uma boa noite

29/3/07 22:48  
Blogger passarola said...

desta vez trocaste-nos as voltas... as gargalhadas que normalmente nos reservas para o final, começaram logo na primeira linha... eh eh eh!
E sim... fizeste e fazes muito bem em passar lá pela minha esquina, que eu gosto muito de receber os vizinhos... e com direito a sangria e sardinha nos santos populares!!! :)

29/3/07 23:00  
Blogger un dress said...

...tiraste-lhes seguramente outra

foto...

a de dentro...a ou-tra!! :)


boa noite

beijO

30/3/07 00:30  
Blogger Joana said...

LLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
JURO-TE QUE JÁ NÃO ME RIA ASSIM HÁ DIAS!!!!

"há 40 anos que não via tanto africano junto!"
que direi eu entao que morei 5 na amadora :)

Sempre pensei que ela te iria perguntar se o blog era alguma micose ou problema de pele... para te responder que ela não tem essa doença... sobre é de espondilose!
:)
Lindo Lé!
É isso tudo!
bjs

30/3/07 00:46  
Blogger Entre linhas said...

Voltas e mais voltas,e um belo texto, com uma história com várias abordagens e temas...

Bom fim de semana

Bjs Zita

30/3/07 12:53  
Blogger mixtu said...

mas tinha que ser a foto certa, assim não vi os personagens...
não há direito, isto é, não há foto...

mas o que o velho estará a fazer sentado no banco? ummmmm?

abraços

30/3/07 15:18  
Blogger Fátima Santos said...

ai homem marafado que me faz rir a cada fotografia a cada texto, uns mais que outros, está bem visto que nem sempre estou assim disposta deixar-me levar por esta algaraviada, mas desta até me aprenzentei todinha que ver-te a deixar a dentadura presa na sandes de presento em plena Rossio é coisa que eu já vi e não esqueço (credo como eu minto bem!)mas adiante,afinal não tinhas rolo na máquina ou era o flache (?!)ou não fizeste bem o conto do vigário, também dizer "eu tenho um blog" assim sem mais nem menos, nem sei como o casal não se pôs logo a milhas, sorte a tua que confundiram com cão, o que o povo hoje já sabe de inglês. Pronto, já fiz o meu gostinho de deixar aqui prantadas umas quantas patranhas do calibre das tuas claro que não consigo, mas ao menos tento.
E vou, senão ficas mesmo marafado.
Boa tarde e um belo de um fim de semana.

30/3/07 17:35  
Blogger poca said...

lol.. pois.. as histórias por detrás das histórias.. e a sofreguidão que todos parecem ter por contar a sua..
o contacto com pessoas, seja a que pretexto for.. faz-me a mim sentir mais.. pessoa..

gostei do blog manso.. e do matar saudades de moçambique.. bem metidas..

beijinho e bom fim de semana

31/3/07 00:26  
Blogger isabel mendes ferreira said...

portugal no seu melhor....:))))


_______________

e a tua ternura nos dedos.


_______________e a elegância na alma.


____________gostei. especialmente.


enorme abraço. que estendo à "segura" da vida...:))))

31/3/07 10:07  
Blogger Licínia Quitério said...

Agora percebo que o meu blog é manso. O teu não. É bravíssimo. Põe toda a gente desconcertada. Ninguém sabe se viste, se não viste, se tiraste a foto ou não, se gostas mesmo de sandes... Enfim, estou com um sorriso de orelha a orelha desde a primeira linha.
Blog bravo...
Bravo, Alberto!!

Beijinho.

31/3/07 14:53  
Blogger Teresa Durães said...

ainda bem que és de blog manso senão em vez de sandes terias uma pêra sabe-se como!! Isto de 'catar' histórias necessita no mínimo de seguro de vida!

(Pavilhão atlântico tem a temporada ocupada, fora isso já estava espetáculo marcado, óbvio)

31/3/07 15:31  
Blogger bettips said...

Eu tive um, vermelho, chamava-se Cravo. E blog manso só se for de noite, que ele morde que se farta. É bom rir contigo... Abç

31/3/07 19:32  
Blogger Bernardo Kolbl said...

É o desemprego, é o desemprego.
Boa noite.

31/3/07 21:25  
Blogger 919 said...

Achei este espectacular... quer dizer, o texto e a foto, quer dizer, o post... se o blog é cão, o que é o post?... ok, é aqele que tá à frente do senhor de frente... mas essa de tantos africanos juntos foi demais!... por mero acaso encontrei um senhor que assim o parecia, mas graças aos seus pés, que nada têm de africano...

31/3/07 22:32  
Blogger A said...

ehehehehe

adorei as "saudades de Moçambique"
(no Rossio, pois então)
isso pode ter conotãções assim a dar para o xenófobo, oh Alberto!...

Nós e os nossos colonialismos, não é?

Por falar em Blogs mansos... eu diria que este não é nada manso, ele está é bem domesticado... educado e bem tratado ;)

Beijos para Almada, essa bela localidade

1/4/07 03:02  
Blogger Espaços abertos.. said...

Vim desejar-te um óptimo fim de semana.

Bjs Zita

1/4/07 10:04  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para a:

Num blog onde a boa-disposição é o registo corrente, as "conotações que podem ter" textos ou passagens dos mesmos, não reflectem o pensamento do autor...

... que no caso vertente e que sublinhas, há muito deixou para trás os fantasmas da colonização e está, isso sim, interessado nos problemas actuais e futuros deste país.

O que tu foste buscar...

beijos e sorrisos.

1/4/07 10:29  
Blogger inBluesY said...

...mas tu andas a passar fome :)))?

mas tens toda a razão, parece q ando a candidatar para presidente de junta de freguesia :))) só promesas, tenho de arranjar uma comemoração qualquer e juntar os pacotes de açúcar todos :DDDDDD


jokas a todos
bom Domingo
polvilhado de chuva :)

1/4/07 12:18  
Blogger Luna said...

Bem,bem ,com a vidinha como esta e tu afiambtaste logo suas sandochas, assim mesmo é que é ,agora chamar blog manso,não pousar para as fotos e ainda teres de ficar a escutar historias ate á noite, não sabes que á noite os meninos não podem andar na rua?seu traquinas
beijokas

1/4/07 17:54  
Blogger Dad said...

Olá! Bom dia!

Gostei imenso do que li.

Não quer vir ao jantar dos bloggers no dia 14, na Parede?

Pense nisso e inscreva-se no meu blog no acesso ao blog OS CONVIVAS DO COSTUME.

Abração,

2/4/07 13:21  
Blogger Cusco said...

Belo texto! Grande imaginação para descrever a situação!
Muitos parabéns!
Mas isto está a confusaõ armada: Ele há cães com blogues, há blogues com nome de cães, há quem pense que blogue é nome de cão..etç,etç...
Um abraço!

2/4/07 15:15  
Blogger Sofia said...

ehehhehehehe

e assim se passa uma tarde de domingo na capital!

bjs

2/4/07 16:24  
Blogger Peg solo said...

entao um blog manso?
assim como os pinheiros?

e a foto está fantástica, nunca tinha visto tao bom angulo de um poste!

2/4/07 18:59  
Anonymous Anonymous said...

Eu também não sei o que é um blog manso, mas esta tua crónica faz lembrar as do Vitor (Yardbird).
Não são da família?

Eu concordo com a Alice, o teu blog é feito do melhor papel e da melhor escrita.

2/4/07 21:13  
Blogger The Perfect Stranger said...

portugal no seu melhor....:))))

não são vizinhos, rapariga. o outro é o vizinho do 2ºesq ;)

Oi legível!!!!

2/4/07 21:16  
Anonymous Anonymous said...

Desculpa tive de voltar.
Esqueci-me da mala :)

2/4/07 21:20  
Blogger Pepe Luigi said...

Magnífica a confeitura deste teu
engraçado texto.

Uma boa e tranquila Páscoa.

Abraço amigo
do Pepe.

6/4/07 08:43  

Post a Comment

<< Home