Friday, March 23, 2007

JÁ NÃO HÁ EDUCAÇÃO COMO DANTES!?


















Desta vez sim. O que estão a observar é a mais pura das realidades. Ele entrou decidido pela imagem dentro, empertigado e sem se dignar a um gesto de cortesia ou a um olhar como que a dizer "Desculpe a invasão mas já vou um pouco atrasado para o trabalho e aproveito o trânsito estar aberto para os peões... ". Nada. Nem uma nem duas. Dantes ?! (e fazendo fé nos meus antecessores... que alguns deviam ser um pouco mais exagerados que este vosso humilde escriba), o senhor em causa haveria de se me dirigir e respeitoso perguntaria "Vocência permite que atravesse a sua fotografia de um lado ao outro?" E eu, de modo igualmente educado, acederia "Por quem é! Passe, passe que a imagem é toda sua!". Hoje, quem é que cairia daí abaixo, respondendo uma barbaridade destas? Chamavam-lhe sua a fotografia e aproveitando-se da ingenuidade até a máquina fotográfica marchava.
Uma coisa é certa. Este cidadão, pelo andar da carruagem, nunca mais chega ao outro lado da avenida. E retira-me a visibilidade que pretendi dar ao Sebastião José. E ao leão...
Lisboa, 2007. Texto e foto de Alberto Oliveira.

31 Comments:

Blogger segurademim said...

... percebi! uma entrada de leão...

foste para um bom local!!! confundido com os clientes do Tivoli (Hotel) ainda tens uma sessão de gamanço e oportunidade de visitar a PSP do município...

se te deixassem fazer umas fotozitas ao senhorguarda até que nos poderiam proporcionar uns posts hilariantes

quanto aos teus antepassados, nada já é como era... detesto quando me atiram com o dantes

24/3/07 12:45  
Blogger Maite said...

Caro Legível

Não imagina o que eu me ri com esta sua crónica do quotidiano :) (o seu sentido de humor é sempre surpreendente)

Se me dá licença…

- Olhe você aí! Você tirou-me uma foto? …das duas três, ou me dá imediatamente um caché (de repente não sei se é assim que se escreve esta palavra, mas adiante...), ou…bem!… se for para uma revista cor-de-rosa… quando é que saio na capa como executivo do ano? ou se não for nenhuma das anteriores vou fazer queixa por atentar contra a minha privacidade de cidadão comum. Escolha...vá…e não demore que eu estou com pressa.
- Caro transeunte…eu só quis tirar uma foto ao Marquês, não tenho culpa que tivesse avançado pela foto adentro.
- Como?! Está a insinuar que não ganho nada com isso?!... sr Polícia, sr Polícia venha já aqui. Este sujeito agrediu-me com uma máquina fotográfica.
- Confirma? (o Legível nem tem tempo de responder). Máquina apreendida. (‘Mas…’ tenta o Legível ainda defender-se). Ai, não dá a máquina?! Então já para a esquadra que lá tratamos-lhe da saúde.
Oops..espero que nenhum polícia leia esta barbaridade.

Tenha um óptimo fim de semana

24/3/07 13:14  
Blogger Licínia Quitério said...

Coitado do senhor. Nem te viu mais à tua câmara bem escondida por debaixo da gabardina. Ele, um cidadão impoluto, a respeitar a zebra, sem se distrair com marqueses e leões, a caminho de uma reunião de chefias...
Mas, francamente, se querias fotografar a estátua, precisavas de "arrecuar" tanto?
E depois despejas a bílis no transeunte.


Olha, reparei agora que ele já atravessou. Nas tuas fotos nunca sei o que está ou não está.


Beijinhos.

24/3/07 15:12  
Blogger Espaços abertos.. said...

Texto surpreendente com grande sentido de humor!!!

Gostei imenso e diverti-me um pouco...

Bom fim de semana

Beijinhos Zita

24/3/07 17:29  
Blogger Maria P. said...

E o leões vão perdendo...

Bom fim de semana e beijinhos*


P.S. Fui eu que apaguei o anterior, desculpa...

24/3/07 22:14  
Blogger passarola said...

Permite que atravesse o seu blog de um lado ao outro? e esta caixinha de comentários...posso atravessar? eh eh eh... gostei muito!!! e o sebastião josé já teve muita visibilidade... na vida e na avenida! :)

24/3/07 22:21  
Blogger mixtu said...

yayaya

e não inducação porquê?
porque... não há...

eu.. desisti de educar, por isso...

abraços

24/3/07 23:39  
Blogger Suzi said...

pior se ele achasse que tu estavas a fotografá-lo, como me aconteceu, uma vez, e quase levei "guarda-chuvadas"...

demais disto, ampliando a foto, vejo que o transeunte é um senhor bem simpático, e homens com sobretudo são, sobretudo, elegantérrimos!!!!
hohohoho!!!

;o)

25/3/07 00:15  
Blogger Bernardo Kolbl said...

Ora bom dia e bom domingo!

25/3/07 11:25  
Blogger PDA said...

Realmente, um pouco de educação e cortesia, acompanhados de respeito e consideração pelo próximo, não ficam mal a ninguém. Pena é que, nos tempos que correm, tal seja cada vez mais raro...

25/3/07 20:16  
Blogger 919 said...

E por um acidente desses e por tamanha falta de respeito, a mão divina castigou pela câmara do Legível... Se aquele ser atrasado ia, parado ficou!...

25/3/07 21:42  
Blogger Teresa Durães said...

Não há educação ou rapidez na fotografia? hum... suspeito que o defeito está no fotógrafo dantes com máquinas d'agora :D

25/3/07 22:29  
Blogger JPD said...

Temi o pior, Alberto: que o simpático senhor utilizasse a tua permissão para retirar o leão á companhia do Marquês -- Uff!

Um abraço.

Belíssimo texto.

25/3/07 22:59  
Blogger Joana said...

e as crateras no alcatrão desta estrada... ta´mbem não pedem autorização aos amortecedores, pneus e para-choques...
apre q e com cada um!
:)

25/3/07 23:06  
Blogger poca said...

lol.. não, já não há educação..
resta-nos o bom humor :)
beijinhos

26/3/07 01:40  
Blogger un dress said...

olha que o homem nem deu conta que estavas a fotografar...:))

já viste que vai olhando para o outro ladO??

estranho... parece-me tão deserta aquela praça! estava a ver pelo sol se percebia a hora...mas nada...nessa coisas da orientação e dos sóis e sombras sou completamente...obtusa!!

BEIJO

26/3/07 03:33  
Blogger Sofia said...

Descaradoooooooo!!! Ai ai ai estes "mouros". ;)))))

bjs e boa semana

26/3/07 10:33  
Blogger Lu said...

A educação foi perdida à imenso tempo!!1 Nem sequer agradecem quando dás passagem a um carro que tem um sinal de perda de prioridade, é incrivel como as pessoas acham que "só tinha era de deixar passar". lol Enfim, já nada era como antes!! :p
De qualquer forma a foto ficou engraçada mesmo com a cara séria do senhor empertigado!! lol
Beijinhos

26/3/07 10:34  
Blogger sotavento said...

Disseste visibilidade?!... :)))

26/3/07 12:56  
Blogger manhã said...

deixa estar que ficou bem, humanizou a coisa, assim lx parece uma capital de gente com um objectivo! (aparências!)

26/3/07 19:15  
Blogger Pyny said...

"Por quem me tomais"?

26/3/07 22:40  
Blogger inBluesY said...

conheço essa estátua de qualquer lado :))))


já sei cruzo-a todas as manhãs

27/3/07 09:04  
Blogger Fortunata Godinho said...

Acho que é puro narcisismo... "Dava tudo para aparecer numa foto tua"
:)

27/3/07 09:34  
Anonymous Anonymous said...

We don't need no education.
We don't need no thought control.

estamos nas ruas, nos locais certos para vos "fanar" o mais que pudermos.

somos os novos educadores das gerações futuras, o que estão a observar é a mais pura das realidades: passa para cá a mala, ou levas com a seinga!

Vocência permite...

27/3/07 13:11  
Blogger lado lunar said...

Vocência permite...partilhar uma musiquinha. Tem autorização para a atravessar de lado a lado ou em diagonal, digo eu.

uma sua admiradora, passe para cá a máquina.

Bingo! Já está!

27/3/07 13:15  
Anonymous Anonymous said...

e quanto é que lhe pagam pela publicidade ao juro zero que se pode ler daqui naquele placar? ai pensava que me passava ao lado? a mim não... tenho por hábito clicar em todas as fotos. sou como o lobo mau. é para ver melhor. outro dado que analisei: o saco que o homem leva na mão. vai a atravessar a rua. com uma encomenda. queria que acreditássemos que era por acaso? cá para mim é o homem do banco. e vem pagar-lhe a publicidade. oxalá tenha valido a pena. porque daqui não leva cliente. só leitora ;) um grande beijinho. e obrigada pelos sorrisos que em mim desenhaste *

27/3/07 16:59  
Blogger P.E.S. said...

decididamente, não há!

27/3/07 20:13  
Blogger un dress said...

vim ver melhor se o homem vai...

e vai...

...distraíduuuuuuuu.... :)

27/3/07 22:01  
Blogger Sofia said...

só para te comunicar que voltei com noticias ;)

www.noticiasdoriente.blogspot.com

bjs

28/3/07 12:02  
Blogger Pepe Luigi said...

Uma forma muito peculiar de escrever um extraordinário texto de narração hilariante!

Um abraço amigo
Pepe.

29/3/07 00:18  
Blogger A said...

Sempre que estou em Vila Real de Santo António lembro-me do Sebastião José.

E o Sebastião José lembra-me as grandes vitórias benfiquistas.

As vitórias benfiquistas lembram-me águias, e não os leões.

Os leões lembram-me o National Geographic, que por sua vez lembra-me os doc.s de Domingo de manhã, que por sua vez, lembra-me que já falta pouco para a manhã de Domingo...

Olha o que o sr Marquês havia de me lembrar: que já é tarde e tenho de ir dormir.

:)

1/4/07 03:05  

Post a Comment

<< Home