Tuesday, February 27, 2007

OS ANIMAIS VOLTAM A FALAR!

















«Que fazes aqui leãozinho? na obscuridade, mais parecendo que pretendes que ninguém te observe debruçado à janela de um andar tão alto? devo ter chegado a tempo de te impedir de cometer uma loucura!» Isto inquiriu de um fôlego o Superelefante, ainda esfalfado de um voo directo pelos ares e ventos, após ter libertado uma águia de perecer pelo fogo, expelido da boca de um dragão faminto de carne de ave bem tostada. E para ganhar tempo -que o tempo em questões tão delicadas como esta, é de capital importância, foi narrando à fera(?!) este último acontecimento em que se envolvera com assinalável coragem e que será naturalmente desenvolvido nas páginas de uma das edições da "Marvel Comics" (imaginavam que era na "A Bola" ou no "Record", não?!), mas omitindo os pormenores mais dramáticos para não impressionar o leão, ocasionalmente debilitado física e mentalmente. Este, ouviu com atenção e sem interromper (era um leão filho de boas famílias e de melhores educações) o super-herói e replicou fleumática e cortezmente «Agradeço-te a preocupação ó Supertrombas mas não tenciono acabar espapaçado lá em baixo. Este é o meu lugar de retiro, quando as coisas não me correm bem e a altura e a penumbra ajudam-me a reflectir melhor e pelas minhas contas, nem tudo está perdido e ainda tenho algo para ganhar. Agora se não te importas, vou até Alcochete jantar um ensopado de enguias»
Almada, 2007. Texto e foto de Alberto Oliveira.

37 Comments:

Blogger Luz said...

Oh, gosto dos bonecos, têm um ar quiducho :p

Beijinhos :)

27/2/07 21:38  
Blogger JPD said...

Olá Alberto

Há por aqui nesta edição uma fina ironia que muito me agrada partilhar.

É certo que não ando muito animado com a minha lagartagem. Enfim! Resta-me o ensopado de enguias.

Lá para Alcochete, se não houver desânimo, haverá o quê?

Um abração

27/2/07 21:45  
Blogger 919 said...

Parece uma historinha infantil, mas isso deve ser dos bonequinhos, não é?... Sim, porque, vendo bem, é uma história do nosso quotidiano!... Há tantos supertrombas com a mania de que estão certos e fazem tudo bem!... Felizmente ainda há leõezinhos para lhes dar a melhor resposta... ou dar com os pés, ou dar pra trás, ou dar seja o que for, desde que vão por onde vieram!...

27/2/07 22:01  
Blogger augustoM said...

Vou nessa do leão, ensopado de enguias é comigo.
Um abraço. Augusto

27/2/07 22:04  
Blogger Maria P. said...

Gosto de você meu leãozinho...


Beijinhos**

27/2/07 23:49  
Blogger Teresa Durães said...

super-elefantes voadores gabarolas? ainda bem que nas minhas incursões não apanhei nenhum porque não há mesmo paciência.

Já agora, onde está a autorização desses peluxes em como deixaram ser fotografados e publicados? Hem???

(ando a tentar melhorar o humor...)

28/2/07 00:05  
Blogger Cusco said...

Esse leão a comer ensopado de enguias lembra-me a cegonha a comer papas!
Porém se isso o deixa satisfeito,ele que se contente com o ensopado e deixe os petiscos melhores para outros que voam mais alto!
Tranquilidade, tranquilidade é o que lhe desejo.

Até breve
SE DEUS QUISER

28/2/07 09:54  
Blogger Fortunata Godinho said...

Eheheh! E eu que não sabia do apreço dos Leões por Enguias...

28/2/07 10:07  
Blogger Sea said...

ensopado de enguias dispenso mas, avistei Alcochete ao largo, há uns dias :D
beijo

28/2/07 10:26  
Blogger Licínia Quitério said...

O Supertrombas, sempre com a cabeçorra no ar, nada sabia de futebóis e pensou: Passou-se mesmo. Não ruge coisa com coisa. Mas parece estranhamente calmo. Já ouvi falar de leões que engolem grandes sapos. Agora este vem com as enguias. E disse: Tá bem, ó Jubas. Eu dou-te boleia até Alcochete. Proboscideamente, enlaçou-o com a tromba e lá foram ares fora...


P.S. Se isto é uma fábula, onde é que está o desfecho moralista? É que eu, tal como o Jubas, também não sei nada de fut.

28/2/07 13:21  
Blogger Unknown said...

Cores, jogos e justiça(s) aparte, esta "imagem" é curiosa: heróis de/a brincar, sempre "de trombas", a achar que salvam o mundo em cada gesto e que ninguém lhes dá o merecido valor... mais comum do que à partida pareceria! viveremos entre superelefantes?! :)

E o pobrezinho que pensa que salvou a águia! Esqueceu-se de avaliar (com o devido respeito) o tamanho e força do Dragão! (mesmo desconhecendo pormenores técnicos, não podia deixar de enaltecer o clube do coração)... ;)

28/2/07 16:23  
Blogger Lia C said...

Eu a pensar que o supertrombas revelaria a sua verdadeira identidade no final - Mr. X, distribuidor oficial de pilulazinhas douradas em forma de apito - e vai na volta o leãozinho vai comer enguias! Espero que arrote muito.

Beijos (assim muitos, como os arrotos do leão.)

(Quitéria: não pode haver moral numa fábula com enguias ensopadas, parece-me.)

28/2/07 17:17  
Blogger robina said...

Tu gostas de sofrer não gostas? :-)))))

28/2/07 18:09  
Anonymous Anonymous said...

eu vivo numa terra onde os animais nunca deixaram de falar. todos os dias tenho grandes conversas com o meu cão, por exemplo. até adquiri o hábito de dizer, sempre que ele anda a pesquisar novos cantos com o seu faro apurado, que está a ler as mensagens dos amiguinhos. o meu cão sabe ler e tudo, viste? aposto que não tens um cão tão fixe como o meu ;)* beijinho muito grande. e obrigada pelo regresso. abraço.

28/2/07 18:41  
Blogger un dress said...

pois é pois é conheço uma cabra que fala...
´
(só não escreve...) :)))

28/2/07 18:50  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para jpd:

Falta de equipamentos com o símbolo de campeão...

Para licinia quitério e lia c:

O "Fantasias" no geral e este post em particular "têm moral" e "não têm moral". Parece estranho mas eu explico. A moralidade neste post é bem visível à esquerda alta da imagem de apoio ao texto. É de cor azul não muito aberta e quando chove desaparece. Podem os encarregados de educação e os docentes mais sisudos, ficar descansados nesse aspecto e não custa nada sonhar que é verão todo o ano. No caso contrário, vale o dito popular: "onde há moralidade comem todos". Ora como o leãozinho foi o único a anunciar que "ia comer" (por sinal enguias)deixa de haver moralidade. Logo, contentam-se gregos e troianos. Se não fui suficientemente claro,óptimo! É isso que se pretende por aqui...

Para teresa durães:

São dos que há mais. Pesados e a estrangular o tráfego aéreo...


Para robina:

Tenho dias. Mas as noites são em maior número...

Para alice:

Não. Não vi o teu cão a ler. E embora acredite em ti... sou adepto confesso de são tomé. Serias capaz de acreditar na minha palavra se te dissesse que tive um gato que comia carapaus de garfo e faca?

28/2/07 19:40  
Blogger bettips said...

Adoro os teus comentários, trazem sempre mil significados. Tal como a tua escrita, um jogo do esconde-esconde. Melhor falam os animais pela tua voz. Calculo que até as enguias tu punhas a falar!!!

28/2/07 19:52  
Blogger Luna said...

Eu não entendo muito de bola, só não quero que comam a minha aguia, não deixes tá bem?
bigado
jinhos

28/2/07 20:03  
Blogger Nia said...

Mas que ...aiiii aiiii!De facto aquele ali é supertrombas porque o dono de trombinhas (eheheheheh)está equipado. MASSSSSSSSSSSSS ,aquele animalzinho amoroso,já disse e redigo que é um PORQUINHO DA INDIA,pá!NÃO PARECE MAS É!Como há o que pareça e não seja, assim também o contrário é verdadeiro!
E não querendo aprofundar a abordagem por aí de uma «certa águia» só te digo que tenho saudades "deles" daqueles-tu-sabes-quem"! :) E de ti também é claro...e de mim, já agora.

28/2/07 20:13  
Blogger Nia said...

Voltei atrás porque fui a um determinado sítio agora... e que vi?Não não vi o teu gato aquele que comia carapaus de faca e garfo..."vi uma coisa bem pior ...li "...se é que ainda te lembras."...Quê ó trombinhas?!Vê lá hem!

28/2/07 20:20  
Blogger Peg solo said...

so falta a participaçao do pombo!

28/2/07 23:39  
Blogger Klatuu o embuçado said...

JAJAJAJAJAJAJAJA!!!!

1/3/07 00:39  
Blogger Rui said...

- Vais ao ensopado, mas não sais daqui com isso vestido - Supertrombas apontava com a tromba para as calças (seriam calções?) do leãozinho Jubas.
- Atão, mas porquê?
- É foleiro, está out, e na Tasca de Alcochete, para foleiro, já basta o corte de cabelo do estalajadeiro Bentinho.
- Mas é isto é confortável, dá bom andar pela savana... e aqui pela sala de estar, também.
- Não está aberto a discussão - nisto, Supertrombas lançou um raio cósmico de fabrico caseiro (algures entre o pâncreas e o fígado) pelos olhos na direcção de Jubas, e as calças vaporizaram-se.
- Épa, que cena, olha-me para isto - disse Jubas, tapando as misérias com as patas dianteiras. - Ainda me vou constipar.
- Não sejas maricas, comporte-se como um meio-finalista da taça.
- Bah! As coisas que eu tenho de aturar de um super-herói cor de rosa...

1/3/07 11:08  
Blogger Isabel said...

E pronto lá fizeste tu esta coisa de me encantar um pouco dom a deliciosa ironia doce e subtil dos teus textos... como diz a minha amiga bettips, tambem ela senhora desse dom, até uma enguia tu punhas a falar.
Gosto muito de leões e de felinos no geral... a leoa que mais gosto é a minha gata Julieta, que de tamto amor que me tem me confunde com o Romeu e guarda para mim todas as atenções ( eu sou egoista e adoro).
Tambem ela se debruça da janela tanto na penunbra para meditar como ao sol para ter o prazer que o calor lhe dá.
Coisa de felinos!
Um dia destes ainda dou com ela conversando com algum Superelefante que ao engano a irá tentar salvar.
Quem sabe vamos os trés comer um ensopado de enguias lá para os lados de alcochete.
Ui... como eu adoro ensopado de enguias, não como há séculos, até cresceu água na boca...

Até breve.

Isabel

1/3/07 15:16  
Blogger Maria Liberdade said...

Só queremos dias de sol e vistas que bem longe alcancem

1/3/07 16:58  
Blogger passarola said...

eu logo vi que o leãozinho estava sorridente de mais para quem se quer suicidar... venha de lá esse guisado que eu faço-lhe companhía.. :)

1/3/07 21:39  
Blogger segurademim said...

... os animais nunca deixaram de falar!!!!!

depois, há até uns quantos que falam que se fartam...

quanto ao supertrombas cheio de boa vontade, eleito para a prática de boas acções, também é parvo, foi-se meter no covil do leão sem protecção especial ... apenas contando com umas frágeis asas de borboleta?!

bem feito não ter sido convidado para o ensopado de enguias indegestas

2/3/07 09:57  
Blogger Lia C said...

É claro que foste claro, acho eu. Tenho as minhas dúvidas, mas acho qualquer coisa de qualquer forma. O canto é perfeitamente iludcidativo, assim a elucidar e iludir em simultâneo, o que não pode deixar de ajudar gregos, troianos e enguias comuns. Fiquei contente, por isso beijos muitos e asas de dragão com rugidos de leão para animar o teu dia.

Licínia: desculpa a confusão com o teu nome, mas às vezes sou muito assim, distraída e desastrada. Um beijo grande.

2/3/07 11:02  
Blogger esse said...

Jantar de enguias?? Mas os leões não são..carnívoros?! Depois não digas que eu não te avisei!!

3/3/07 12:40  
Anonymous Anonymous said...

olá alberto ;) espero-te bem. bom fim de semana para ti. gostava que aceitasses o desafio no meu blog. se puderes. ficava muito contente. um grande beijinho para ti. alice.

3/3/07 15:00  
Blogger Maite said...

Caro Legível

Há muito tempo que não via dois peluches tão indescritivelmente fotogénicos :)

-Espantoso, incrível, perfeitamente inacreditável e indescritível – o Leão rugia estas palavras (algumas que viu ali ao lado – sim! Porque ele estava um bocado alheado mas nem por isso deixava de atentar nos pormenores) enquanto esfregava os olhos e voltava a esfregar perante a estranheza de tal espectáculo – um elefante voava pelos céus de Almada. Sim, voava…e voava como libelinha de nenúfar em nenúfar tal a graça que punha na sua trajectória aérea. Prontus..e fico-me por aqui, porque não percebo nada dos outros assuntos.

Tenha uma boa tarde

3/3/07 15:50  
Blogger tb said...

...e eu que vivo em Alcochete e que ainda não tinha aqui vindo ler a tua história, fiquei a perceber de onde vieram aquelas duas figurinhas que apareceram quando me preparava para comer umas enguias grelhadas (gosto mais do que de ensopado)e que falavam em coisas que me pareceram de futebois, mas afinal era apenas de ensopado...:)
Beijinhos

3/3/07 21:16  
Blogger poca said...

bem.. se a foto é tua.. de facto moras num andar bem alto..
agora desculpa.. mas ainda não estás apto para contar histórias para crianças ;P
os dragões são das melhores personagens não te parece?

4/3/07 00:45  
Blogger isabel mendes ferreira said...

olá doce ironia.....


"eles falam" eles dizem...


eles não falam....


eles sugerem....



_________________

eu sussurro
um beijo. de bom domingo.


ensopado de ternura.



beijos a dobrar e para dividir. Seguramente.

4/3/07 10:04  
Blogger APC said...

Tu não existes, pois não?
És um peluche!, só pode!

:-)

6/3/07 00:45  
Blogger bettips said...

Eu não rexisto...tu tens o condão de me desafiar a dica:
"Tão depressa não direi,
por aqui mais devagar.
Tantos passos eu darei
Q'a gente s'há-de encontrar"

!!! Vês tu o efeito?
Abç

6/3/07 17:26  
Blogger Joana said...

Eu que não sigo o leão, apesar do lado masculino da familia ser fervosa apoiante... espero que as engias não tenham escapado do prato!
....

bjs

11/3/07 13:03  

Post a Comment

<< Home