NATURALMENTE CULTURISTA
Em abono da verdade, dos amigos próximos aos conhecidos distantes, passando pelos inimigos de estimação em parte incerta, nenhum deles poderia afirmar que Narciso tivesse uma vida remetida irremediável e definitivamente ao anonimato. Não. E era reconhecida a sua irredutibilidade em renunciar ao projecto que desde sempre alimentara: que a sua visibilidade fosse um dia premiada com uma distinção que fizesse saltar o seu nome para as primeiras páginas dos jornais e na abertura das notícias na pantalha televisiva. E isto era tão verdade, que os espelhos em sua casa já tinham perdido o conto às palavras ensaiadas (em sintonia com os convenientes trejeitos faciais), para quando chegasse a ansiada ocasião. Mas os seus denodados esforços tardavam a ser recompensados. Não se pense entretanto, que o nosso homem pretendia reconhecimento a qualquer preço. Cometer qualquer espécie de crime ou aventura radical que pusesse em risco o seu amado esqueleto, não lhe estava nos planos. Narciso era um homem apaixonado pela cultura e era por aí que pretendia escutar hinos aos seus dotes.
Vim a saber por um amigo comum que Narciso passara os últimos cinco meses num ginásio culturista e que hoje, totalmente despido, e de corpo untado com uma substância pastosa e esverdeada, se encontrava desde as dez horas da manhã no Jardim da Estrela, postado quedo e mudo em cima de uma base de pedra, como se de uma estátua se tratasse. Vou estar atento às notícias televisivas ao fim do dia e amanhã compro os jornais todos.
Viena, 2006. Texto e foto de Alberto Oliveira.
33 Comments:
e será que no jornalito, vem a nomeação que fiz? :)
O Narciso é um pequeno exemplo do que o homem nessa ânsia desmedida de alcançar o seu minuto de fama é capaz de fazer. Num mundo em que o TER prevalece sobre os SER, hipoteca-se tudo para o conseguir. Até as convicções.
Bom fim de semana
eheheheheh
não temos todos nós um bocadinho desse culturismo dele????
(os meus pesos não devem ser eficazes, o meu nome não sai no jornal ahahahah)
beijos
Agora pergunto-me: quantos pombos irá ele contar e, desses todos, quantos ficarão amigos dele?
Onde pára o culturismo?? talvez Rafael Bordalo Pinheiro tivesse uma certa razâo loll
Bom fim de semana
Bjs Zita
Narciso no Jardim da Estrela?! espanto que o vejo cada dia, de manhã à noite, aqui pelos meus lados. Muitas vezes, basta-me andar uns passos até uma das janelas! Credo! O homem pasmado assim num pedestal sujeito a que os passantes não o olhem , nem lhe apreciem a fama! Não acredito! Deves estar enganado: ele anda na TV, mas no Jardim da Estrela, não acredito! Sabes onde o tenho visto, se bem que disfarçado?! em salas de professores e acredito que tem sido visto aqui e em todo o lado! Narciso e a mulher, já se vê!
bem... com tanto esforço, o narciso merece om reconhecimento!! Também vou comprar os jornais na esperança de o encontrar por aí.
E a urgência da consulta? Espero que não seja nada de grave!! Espero que nunhum resfriado tenha atingido a nudez do narciso! :)
aauucchhh!!! Doeu, só de ler a descrição... rápidas melhoras, e nada de novas aventuras engessadas! :)
Naturalmente culturista, a avantesma que tem andado a rondar a minha capoeira também deve ter ensaiado, muitas vezes, a pose em frente ao espelho.
D. Galinha
PENSO QUE O COELHINHO ESTÁ ARREPENDIDO
D. MARIA
... ainda a riR ...
da loucura.sobreViVente das
GenTes:
da minha
...
mY oWn
...
da louCura
/ es Cul tu rAl /
...
:)))
Não deveria estar rodeado de espelhos?!
Bom fim-de-semana!
Ironia q.b. Pois que gostei, claro.
essa de apanhar a estátua de costas é, no mínimo suspeita, mas com narciso há que ter cautelas!
in.narcisicamente estive à procura de jesus nas ondas de um jazz.
e não o vi. a Si.
:((((((((((((
vim agora ler.
e sorrir.
pela analogia.
beijo.
aliás. 2.
pode ser?
Caro Legível
Para não massacrar os pobres espelhos lá de casa, chegou-se ele à porta em busca de um lago one pudesse mirar-se mas como viu ali aquele pedestal pensou com os seus botões "Ora nem a propósito!". E subiu. :)
Hoje ainda não vi TV. Já é notícia?! ou ainda não deram com ele?! :)
Tenha um óptimo fim de semana
O "MILAGRE" DO COELHINHO !!!!
E
AS
"grandes JANTARADAS"
DA
D. MARIA
e não faz uma pirueta se lhe derem uma moedinha?
Na verdade, em qualquer esquina de bairro...até em qualquer blog por aí! Miram-se em qualquer superfície espelhada. Mais uma analogia para rir e chorar por mais. Gostei IMENSO das tuas palavras sobre livros, cultura e outros tempos. Penso que também nos cabe a nós, cada um, todos, "furar" o sistema com a informação, a clareza de ideias, a intocável liberdade para livremente e saudavelmente criticar. Um abraço
O Senhor Legível poderia por acaso deslocar-se ao meu estaminé para eu lhe passar uma "batata quente"?
Se pudesse agradecia.
P.S. Deixei na Seilá a resposta ao blog do petiz :)
beijinhos e bom domingo
Pode bem ser na Estrela! Há pavões e verdete zenabrete q.b.
Só na Estrela? Hum... será?
Belo texto! Cheio de ironia!
E ainda há uns "malucos" que acham que só escreviam 5 páginas... tomara eu escrever essas 5!!!
O que as pessoas fazem para se tornarem narcisos
o texto não deixa de ter a sua piada....de vez em quando, mas só devez em quando, faz bem sermos um pouco narcisistas....
agradecia a amabilidade de se dirigir ao Voando. Tenho algo com que se aborreça por lá e muito a ver com este post
Atenciosamente
Uma Caturra em bicadinhas
Teresa
a ver se é desta... nem que seja para apanhar uma intoxicação com a substância verde e ir para a umas urgências...!
:)
... ontém desceu, tomou um belo dum banho, foi massajado qb, vestiu a sua fatiota armani e foi inaugurar o seu museu e receber o ditoso cheque governamental para a fundação
de seu nome claro...
ó pá... e eu q n tenho tido tempo de ver as notícias... mas, tb, n faz mal... afinal o homem anda por aí a toda a hora e eu nem acredito q ele seja mais bonito nú do q vestido, por isso n prdi grande coisa!
Beijinho enorme para ti
Inicialmente, veio-lhe como se tratasse apenas de uma memória. Vaga. Depois, lentamente, foi-se tornando evidente. Não era uma memória, uma ideia, mas antes algo físico, presente. Real.
Uma gota de suor formou-se na têmpora direita e, com ela, uma ligeira sensação de aflição manifestou-se-lhe no estômago.
Tentou pensar em algo diverso: em sardinhas assadas com vista para o mar; em banana split's e em como iria gastar os euros a perder de vista do Euromilhões, caso lhe saísse um jackpot dos gordos. Sem sucesso. A gota rolou-lhe pela patilha e outras seguiram-na. A partir de agora, era uma questão de tempo. Ainda quanto...
Sentia-a agora multiplicar-se pelo corpo todo. Estava minado. Os músculos começaram a tremer. A cabeça doía-lhe. Transpirava abundantemente.
Narciso rendeu-se e saltou do calhau em que se encontrava. Gritou uma interjeição, frustrado. Não havia nada pior para um homem-estátua que ter comichão.
O Narciso que se cuide, não vá o pedófilo que anda lá pelo jardim, optar por um faixa etária mais velha.
Um abraço. Augusto
Oh amigo,
parece que o vi na sexta feira passada, na baixa lisboeta. Mas nao me parecia tão estático assim. Por vezes mexia-se agradecendo as moedas que os turistas e curiosos lhe lançavam.
Por onde andará agora o Narciso?
Será um novo bengaleiro para pombos? - Interrogo-me eu - prevendo já a abertura dos vários noticiários que tão bem sabem apreciar o essecial e o acessório da importância das notícias.
A ver vamos!
beijo
naturalmente voyorista
Post a Comment
<< Home