Wednesday, December 27, 2006

O GATO MASCARADO
















... vejo-o quase todos os dias e todos os dias lhe dirijo um aceno amistoso e ele retribui o cumprimento com um miado pouco expansivo mas que reconheço ser de apreço pois não é todos os dias que um cidadão no seu perfeito juízo saúda um animal de quatro patas. Talvez por isso -digamos que, por essa cumplicidade estabelecida entre o homem e o bicho, ontem estive vai-não-vai para lhe perguntar "o que mais desejava que lhe trouxesse o ano de dois mil e sete." Não o fiz porque me lembrei a tempo que os gatos não falam; miam. É verdade que há miados em diversos tons e que, com alguma facilidade, se pode adivinhar o que vai no íntimo dum felino. Mas o pormenor idiomático (e como eu gosto dos pormenores!) apenas será por ventura entendido por um animal da mesma espécie. Mas também não é menos verdade e que, pelo que do bichano conheço, seria capaz de traduzir os seus anseios e expectativas para o novo ano que está a quatro dias de distância.
Para confirmar a minha intuição, hoje de manhã além do habitual aceno, aproximei-me do Gato Mascarado (chamo-lhe assim, devido ao pêlo mesclado de cores quase indefinidas e com algum óleo de carro à mistura... ) e disse-lhe abertamente... «Eu sei que tu esperas um ano menos injusto para ti. Que o gajo do 28, rés-do-chão esquerdo, danado por te instalares no tejadilho do seu carro (último refúgio para te safares da lei dos mais fortes que são os cães), te leva ao engano agitando um carapau de plástico e quando te aproximas ferra-te um valente biqueiro qual ponta-de-lança inspirado. Mas tem confiança que te será feita justiça porque vives num estado democrático e não podes ser agredido selvaticamente. Gostarias que o gato preto (gordo e enormeeee!) da dona Fernanda da sapataria não se afiambrasse aos restos do arroz de peixe que a dona Ilda te deixa tão carinhosamente. Está descansado que isso vai acabar! Quem muito tem, deve partilhar com os mais necessitados e não torná-los mais pobres; que a crise deve ser resolvida por todos... »
O Gato Mascarado que olhava para mim espantado, apenas me disse(JURO!) «Ó pá! Já me podias ter dito há mais tempo que te chamavas Sócrates!»
UM ÓPTIMO 2007 PARA TODOS!!
Almada 2006.Texto e foto de: Alberto Oliveira.

39 Comments:

Blogger Kalinka said...

Venho agradecer a simpática visita.

Passado que é o Natal, resta-me desejar-te umas boas entradas em 2007.
Que realizes todos os teus sonhos nesse ano.
Beijos e abraços.

27/12/06 21:41  
Anonymous Anonymous said...

eis que o digno cidadão (atento aos pormenores) quase teve uma apoplexia com a lata do bichano levantou a perna para afiambrar o dito pontapé porque de repente lembrou-se:
- Sou português, não sou? Afinal discursa-se por breves momentos, desacata-se noutros mas mesmo genuíno é...

roubar, claro.

E após este lúcido momento, voltou a pousar a perna (afinal de valentes temos pouco), retirou o resto da papinha
- Ó pá, este gato está a ficar é gordo e quanto à história do 2007 ser bom, afinal até gastou-se tanto em dinheiro nas compras do Natal e eu com tão pouco.

Mandou um mangito ao Mascarado, à D. Fernanda e ao gato gordo, continuou pela rua a assobiar e jurou fanar-lhe a sardinha sempre que estivesse a jeito. Palerma do bicho. Nem para os impostos descontava! Fosse baptizar outro.

Antes o tivesse felicitado como Sócrates fez ao Presidente por pactuar com o governo e anular a oposição. Isso sim, era digno de Rei!

Bom 2007 com inflação a 10%? Obrigada pelo presente!!

27/12/06 22:06  
Blogger Maria P. said...

Para 2007 ele, o bichano, deve querer mais 7 vidas!

Beijinho:)

27/12/06 22:35  
Blogger mixtu said...

é qu etem mesmo cara de sócrates...

yayayay

bom 2008

27/12/06 23:25  
Anonymous Anonymous said...

Eu também falo com gatos (e outros) mas não sou mentirosa...! Bem me ri, hoje pela noite. Abençoado e legível, como sempre. Pena não seres elegível... Abç para um ANO BOM.

27/12/06 23:28  
Blogger SMA said...

Olá Legivel,

Será certamente um 2007 bom pelo menos com muito humor e uma fantastica escrita...

Obrigada pela visita.

Um abraço

27/12/06 23:41  
Blogger Joker said...

Opáaaa
Já me podias ter dito´à mais tempo que os gatos da tua rua falam :) ou então...que tu mias... :)

Cheers

28/12/06 00:14  
Blogger Fortunata Godinho said...

ai a democracia, a democracia...
Um ano Novo, cheio de novas coisas boas.
Um sorriso para ti.
:)

28/12/06 09:56  
Anonymous Anonymous said...

posso miar? bom dia, alberto ;)* tambem para ti um 2007 excelente! um grande beijinho, amigo querido.

28/12/06 10:23  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para mixtu:

Ó meu caro amigo! Esse comment é o totomilhões em cheio! No texto, o gato não faz de Sócrates e o teu calendário anda mais rápido que o meu...

Bom ano novo para ti!

28/12/06 12:11  
Blogger isabel mendes ferreira said...

parece a minha gata...quase. quase.



venho deixar um abraço. ao "casal" mais simpático da blogo...:))))





e um ano excelentérrimo...

28/12/06 15:56  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para y:

Porque não há acesso aos comments no teu blog, agradeço e retribuo aqui mesmo, os teus votos e simpatia.

O Caseiro Legível.

28/12/06 16:30  
Blogger Licínia Quitério said...

Mascarado, eu? Com este pelo me visto (pelos vistos) desde que nasci e ainda não vai ser desta que vou comprar um casaco novo. Que a inflacção não permite que nós, pobres felinos sem abrigo, nos demos a luxos de gente bem instalada na vida. Tu sabes quanto custa um carapau? Muito tenho que agradecer às O.I.A.B.D.s (Organizações Internacionais de Apoio a Bichos Desfavorecidos) que, nesta época festiva, põem a zeros as contas com o Criador e me dão uma latinha de pedaços de borrego com ervilhas, fora de prazo. Não tive acesso à escolaridade obrigatória, por isso não faço ideia de quem é esse tal Sócrates de que estás a falar. Apesar de não ter gostado desta "postação", não quero passar o ano arranjando inimizades e, por isso, te desejo muita saúde, uma boa casota e saborosas latinhas de paté que é uma coisa de que oiço falar, mas que nunca me passou pelo estreito.
Aceita uma festinha, com unhas retraídas, deste que se assina

GATO MARGINAL

28/12/06 20:19  
Anonymous Anonymous said...

este mascarado é muito lindo, eu adoro gatos, hoje tenho 8 mas costumo ter perto de trinta não fosse neste verão alguém da raça humana se ter lembrado de colocar veneno para os matar_é verdade! há quem os salve e há quem os mate_eu prefiro salvar e louvo àqueles que com humor ou ironia de uma forma geral demonstram amor pelos bichos.
gostei de ler o texto e desejo boas festas também para ti.
obrigado e jinhos

28/12/06 23:02  
Blogger Unknown said...

Olá!

Antes de mais, aproveito o ensejo para agradecer a visita ao "nosso cantinho" que, espero, tenha sido acolhedor ao ponto de o fazer voltar...

Mas, centrando-me no que é proposto... sempre dissimulados, irónicos e (às vezes) certeiros esses gatos! Confesso - só baseada na intuição que temos em comum - que não é ser que me inspire muita confiança. Mas aprecio a audácia e o sentido crítico do Mascarado (que me parece tão "perigoso" quanto é bonito).

Porque (também) aprecio pormenores parei na frase:

"não é todos os dias que um cidadão no seu perfeito juízo saúda um animal de quatro patas"

e, nunca em jeito de correcção (que veleidade!) mas antes de reflexão, não considero que fosse errado parar pelo "não é todos os dias que um cidadão no seu perfeito juízo saúda"... e isso deixa-me triste...

Não é tristeza que desejo... Antes tudo de bom!

PS - (e obrigada!)

29/12/06 00:06  
Anonymous Anonymous said...

a conclusão do gato mascarado é brilhante!! miau..como eu compreendo essas criaturas inteligentes. Um grande ano para ti também, com muitas histórias e cultura.. que eu sei que também curtes. BOM 2007!!!!

29/12/06 00:20  
Blogger APC said...

Excelente, Alberto, excelente!!!
Extremamente bem pensado e conduzido e... Excelente, pá (bolas! lol).
E há um gatinho tão parecido com esse aqui na minha praceta, se soubesses!... Um dia fotografo-o e envio-to... Porque sim e pronto.
Áh, e é: "com alguma facilidade, se pode adivinhar o que vai no íntimo dum felino" - se for da nossa espécie! ;-)
E por falar nisso: entra bem, sim?

:-)

Beijinhos!

29/12/06 04:22  
Blogger Naeno said...

Teu post, que é um conto é muito bonito.
Estou aqui, para te desejar um ano novo próspero, e que continues a escrever, a tua escrita, como já falei é muito interessante.

Um abraço
Naeno

29/12/06 11:37  
Blogger inBluesY said...

Votos de muitos natas em 2007, plenos de sorrisos sinceros e marotos aí para casa, sff proceder a devida destribuição nada de ficar com eles todos !!!


bjs

29/12/06 14:33  
Blogger Sofia said...

ehehehehhe pois, e tem ele toda a razão. A prometer assim coisas que se sabe serem mt pouco provaveis! Ai ai....

Amigo Legível, agradeço e retribuo os votos de um excelente 2007. Que tudo de mau de aconteceu este ano se transforme no dobro de Bom em 2007.

bjs e até ao ano

29/12/06 14:36  
Blogger Sea said...

um beijo grande e uma óptima entrada em 2007, para que perdure pelo ano todo.

29/12/06 19:06  
Blogger JPD said...

Feliz ano novo!
Em 2007 rever-nos-emos.

29/12/06 23:22  
Blogger sotavento said...

Só um gato, para se lembrar de semelhante!... :)))

30/12/06 11:25  
Blogger Maria P. said...

Feliz 2007!

Foi um prazer conhecer este espaço e sentir a tua presença amiga na Casa de Maio.

Até 2007, para novas partilhas:)

30/12/06 14:21  
Blogger Unknown said...

Salve salve amigo Alberto!!!

E lá se foi o gato a descobrir o teu segredo antes do fim do ano.
O gatuno estava só de olho hehe.
Belíssimo post meu caro.

Fico feliz que tenha gostado de encontrar as palavras do Sylvan, conheço, infelizmente, pouco as obra dele, mas curioso que sou já estou pesquisando e estudando mais.

Abraço amigo e deixo um desejo de um ótimo 2007 pra si e para todos a sua volta, que seja um ano de esperança, realizações e muita poesia.

[s]s

30/12/06 16:33  
Blogger Dad said...

...........***
..........*****
.........*Feliz*
........*********
......************
.....******ANO****
....******2007*****
...***COM MUITO***
..********AMOR*******
..........****
..........****
.......***DAD****

30/12/06 19:10  
Anonymous Anonymous said...

Um óptimo ano! Feliz 2007!

30/12/06 20:34  
Blogger manhã said...

O gato disse-me que esse nome era um mero acaso e que na verdade se identificava mais com Sócrates o grande filósofo que com Sócrates o pequeno governante! Mas estou com a selecção! Viva Portugal! Beijos para ti, muito bom ano!

30/12/06 22:17  
Blogger A said...

Não gosto nada de gatos.

São falsos. E esse que aí tens na fotografia... valha-me DEUS!!!!

Que ar de M(i)AU !!!!!!

Beijos grandes
(ouvi dizer que vamos ter um ano novo... verdade?) :)

30/12/06 22:22  
Anonymous Anonymous said...

ahahahahahah....que gato inteligente. Dá gosto!
Como dá gosto vir aqui e deliciar-me com as tuas histórias que não o são bem. :)
Feliz 2007 e que continues com essa boa inspiração me deliciares.
Beijinhos

30/12/06 23:00  
Blogger Fátima Santos said...

histórinha danada de gostosa! e para ti um 2007 como desejas e mais uns acrescentos daqueles surpreendentes!
Um abraço

30/12/06 23:15  
Blogger Kaotica said...

Legível

Passei aqui para te agradecer a visita lá ao meu Pafúncio e para te desejar um 2007 propício às concretizações dos teus desejos.
Um abraço!

31/12/06 04:19  
Blogger batista filho said...

Amigo (e nessa palavrinha "Amigo", dirigida a ti, existe toda uma gama de sentimentos fraternos que desconhecem distâncias e coisas menores), desejo-te todo o bem que possa existir dentro de nós mesmos. Grato por todas as coisas boas que retiraste do melhor de ti para conosco partilhar.
Deixo o meu abraço fraterno,

Batista.

31/12/06 11:10  
Anonymous Anonymous said...

O Gato Mascarado que olhava para mim espantado, apenas me disse(JURO!) «Ó pá! Já me podias ter dito há mais tempo que te chamavas Sócrates!»

Levantando-se, saltou-me para o ombro direito e sussurrou-me ao ouvido:

Só preciso que me compres umas botas, não muito caras, talvez consigas encontrar algumas nos chineses e verás que todos os teus desejos se tornarão realidade!!

Incrédulo com toda aquela história, lá lhe comprei, por brincadeira, as botas, de pele verdadeira, que a imagem é muito importante para mim. Depois, nunca mais me largou: tratava-me da roupa, do cabelo, das unhas, da agenda, eu sei lá de que mais!!
Claro que os meus amigos não se acreditam em mim, que vos parece irreal, mas a verdade é que em 2011, eu, José Sócrates passei a ser o Presidente de todos os Portugueses e à primeira volta!!
Ainda não acreditam?? Em mim ou no gato?

Feliz 2007 Alberto!

31/12/06 12:59  
Blogger Maria P. said...

Deixo o último beijo de 2006!

Até amanhã em 2007!

Beijinho:)

31/12/06 17:09  
Blogger JL said...

______0___o__o__o0_0__o_o__0
_____0___o__o_o__0_0__o___o__0
____0_o___o___o__0_0___o___o__0
____00o0000o00o0o0_0o00o00oo0oo0
___o00o0o00000o000_00o0o00o0o00o0
___00000o000o000o0_000o000o0000o0
___0o00oo00o0o00o0__0000o0o0o00o00
___0o0o00000o00o0___000o0o0o0o0o00
____0o0o0000o0o0_____000o0o00o00o0
_____0000o0000________ 00o000o000
______0000000___________0000000
________00__________________00
_______00____________________00
______00______________________00
_____00_______TIM_TIM__________00
____00___FELIZ 2007______ _____ ___00
_000000________________________000000

Brindemos a um ano de esperança e felicidade!

31/12/06 19:58  
Blogger isabel mendes ferreira said...

beijo beijo beijo....



(para dividir)

:)))))

BOM ANOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

31/12/06 19:59  
Blogger Flor de Tília said...

Um Ano Novo muito feliz. Que todos os teus objectivos se concretizem.
Beijinhos

1/1/07 10:26  
Blogger Rui said...

Um gato que acredita em fábulas. Haja esperança para 365 dias de contentamento.

PS - 363 1/2...

2/1/07 15:37  

Post a Comment

<< Home