Sunday, June 04, 2006

EM DEMANDA da MÚSICA



















Qual Excalibur cravada na pedra do tempo coberta de esperançoso verde, a guitarra eléctrica simboliza também (porque não?!) o Graal dos tempos correntes; em sua demanda, milhares e milhares de peregrinos vão ouvir os sons que dela transpiram e de outros instrumentos seus irmãos na música que se quer em concordância. A voz, assume-se como o instrumento catalizador dos ouvidos mais duros à mensagem acórdica e as multidões acreditam que podem esperar por amanhãs menos cinzentos que aqueles que se vivem na actualidade.
Na rotunda da Praça de Espanha em Lisboa, uma figura de vestes antiquíssimas e encapuzada, ri desmesuradamente dos resultados da poção mágica . Chama-se Merlin e veio em obediência ao pedido do seu pai, Robert de Boron.
Lisboa, 2006. Texto e foto de: Alberto Oliveira.
O tempo quente chama-me para outras paragens. Mais frescas de temperatura e onde possa pôr em dia outros contos, outras estórias e acima de tudo as conversas com amigos e conhecidos; em resumo, descansar a vista e dar corda à língua. Voltarei legível e sorridente.

38 Comments:

Blogger Sea said...

há algum tempo que não passo na Praça de Espanha... não sei de nada... Mas, de longe, uma guitarra do que o raio das vacas...
Vais de férias?

4/6/06 22:44  
Blogger 919 said...

o texto está de "dar largas à imaginação", mas o posfácio teve o mesmo efeito que o espirro do transeunte, no outro dia!... desejo-te boas férias, pois claro, mas... que dilema!... volta lá depressa, se faz favor, tá bem?

4/6/06 23:57  
Blogger inBluesY said...

Excelente Amigo muito muito Bom descansar a vista das teclas e cansar a vista em alegrias :))

beijinhos
muitos

5/6/06 09:20  
Blogger mfc said...

Gosto da demanda musical de todos os Verões: aliás, sou peregrino assíduo. Não tenho no entanto, paciência para o festival Morangos com Açúcar que é o Rock in Rio.

E nesse caso a peregrinação é ao fóssil, Axl Rose...

5/6/06 09:32  
Blogger musqueteira said...

Viva Legível,
Qual "Merlin"...e as suas poções mágicas!... Se as vacas viram guitaras, as rotundas das praças vão virar lagos repletos de cisnes... com muito gelo pra o calor que aperta!
Boas férias:)

5/6/06 09:40  
Blogger Vanda said...

:) pois que a musica te acompanhe e te dê corda aos sapatos ;)

...para o regresso, claro :)

Boas férias :)



Van

5/6/06 12:44  
Blogger isabel mendes ferreira said...

e claro. eu espero. para ler e sorrir e reler....e surpreender-me. sempre.


beijo.

5/6/06 14:03  
Blogger hala_kazam said...

ao menos que alguem se ponha ao fresco...

:)

nao demores


*beijo*

5/6/06 14:08  
Blogger alice said...

podias ter mergulhado na minha fotografia azul...





já estou com saudades tuas

beijo triste

5/6/06 14:54  
Blogger sotavento said...

Mas que bela "Excalibur"!...

Vai lá, vai, descansa, refresca-te e volta "legente"!...
(Que raio de mania de se abreviar tudo!...)
:)

5/6/06 20:49  
Blogger augustoM said...

Em cada tempo, cada coisa, é tudo uma questão de fixacção.
Um abraço e boas férias. Augusto

5/6/06 21:10  
Blogger Licínia Quitério said...

Boas férias. Bom regresso. Os teus textos, como sabes, fazem-nos falta.
Beijinhos.
Licínia

6/6/06 07:50  
Blogger segurademim said...

... olha, ali para tires canta o marco paulo

aqui em almada, pelo s.joão, vem a fáfá de belém cantar o vermelhão

... também vou de férias, espero que não seja para o hotel dois mundos

(isto são só espectáculos!!! ;)))))

6/6/06 09:02  
Blogger Sofia said...

Já de ferias outra vez??????
:((((((

tambem queroooooooooooooooooooo

;) bjs e bom descanso

6/6/06 11:17  
Blogger alice said...

até regressares, venho aqui todos os dias, ler-te e dar-te um beijinho

sabes que adorei os teus últimos comentários?

senti-os como presentes que me tivessem sido oferecidos

e isso tocou-me muito

obrigada de coração

até amanhã

alice

6/6/06 16:37  
Blogger Sombra said...

Boas férias ;) Rumamos em sentidos contrários (já me chega de "frescura"... ;)
Beijinhos :)

6/6/06 21:22  
Blogger Joana said...

Opá, esta gente é assim!
Vão para paragens mais frias... mais quentes... mais não sei quê... eu cá fico a desejar a todos boa viagem, a acenar com o lencinho branco enquanto eles fazem as malas... e partem para longe....
Ah, mas um dia eu também vou... um dia... quando ainda não sei, mas se vou, vou!
Beijinhos Lé! Vou sentir a tua falta! Fica bem e diverte-te muito, a sério, do fundo do coração. :)

7/6/06 11:13  
Blogger alice said...

bom dia, amigo,

venho com um dia de atraso cumprir a minha promessa...

sabes, o servidor zangou-se com a tua ausência e esteve de folga ;)

hoje já é quinta feira, ainda demoras muito?

beijinhos ;)

alice

8/6/06 09:50  
Blogger Rui said...

Com o nariz encostado ao vidro do Autobus, Artur sentiu-se contornar a Praça.
Por entre a porta de pedra, viu-lhe a cor rubra. Suspirou. A demanda estava quase a concluir-se. Iria às compras ao Corte e descer a rua até ela. Tinham muito que conversar.

Um abraço.

8/6/06 11:17  
Blogger Unknown said...

A Cow Parade, para além de ser o maior evento de arte pública contemporânea feito em Portugal, acho-a o máximo.
A guitarra está giríssima; pena que não se trate de arte apenas mas sim associada e uma publicidade.
Com este último comentário não estou de modo alguma a minimizar a arte que à publicidade lhe é inerente, de modo algum. Mas faz pena que por vezes coisas engraçadas surjam apenas através da publicidade, e não de uma vontade de embelezar o nosso cantinho à beira-mar plantado.
Mas manifestações de arte pública que venham elas; aos montes, aos magotes, resmas, às paletes; este nosso país nesse aspecto é tão carenciado.
Somos um povo com tanta e bonita história que podia ser contada pelas nossas ruas…
Mas “perontus”, para além da falta de apoios, falta-nos aquele “q” de orgulho em sermos portugueses, aquele bocadinho de patriotismo.
Não sei se este meu comentário tem a ver com o post, mas olha deu-me uma de patriotismo.
E quando escrevemos em papel de fantasia… nascem Fantasias!

8/6/06 18:04  
Blogger alice said...

ontem dei por mim a passar por ti, não vou dizer aonde, estavas de costas, viravas a cabeça, vias-me pelo canto do olho e algo nas cores da roupa te cambiava o tom do olhar, sorrias a meio da boca, torcias os lábios, nada dizias, eu parada na montra a decifrar as mensagens dos carros a passar no vidro, tão depressa, tão inútil, tão arrepiada na curva das pernas onde o teu olho bicudo furava, tão depressa, tão profundo, só a paragem do metro testemunha, e os sacos das compras encostados, asas de plástico no meio de nós, não te lembras?

(resposta ao teu último comentário)

beijo

...

9/6/06 09:43  
Blogger Maite said...

Caro Legível
Que no final de cada uma das nossas demandas quotidianas encontremos um pedacinho do Graal.

Um bom fim de semana para si na companhia de quem mais desejar.

9/6/06 10:32  
Blogger Vanda said...

Leg :-)~ o menino não me provoque :)

aqui está enevoado, nuvens negras e pesadas, devem trazer batatas para acompanharem os seus bacalhaus :))

...e como está vento, recolho-me, não vá alguma, ainda me cair em cima :)

Beijinho de cá de dentro,

Van

9/6/06 15:29  
Blogger isabel mendes ferreira said...

pois é...gente feliz com...........sal e sol no corpo....e ainda bem. gosto de o saber assim...feliz...

abraço.

9/6/06 21:33  
Blogger Teresa Durães said...

Vim aqui parar... assim... e ri-me com o post das vacas! (mas nada lá escrevi!)

Agora este.. também não passo na praça de espanha há um certo tempo... Merlin?

ehehehehe

10/6/06 15:55  
Blogger alice said...

cucu

b
e
i
j
i
n
h
o

10/6/06 18:39  
Blogger JL said...

Então boas férias, caro Lé! E traga novas estórias para nos deleitar com elas!

11/6/06 19:08  
Blogger alice said...

acho que vou copiar do joão e chamar-te lé

lol

tu podes chamar-me li

como a isa

como os amigos próximos

beijo-te

no coração

li

11/6/06 21:03  
Blogger Sea said...

Não acho bem é andares a fazer inveja... Snif...havemos de ter uma conversinha!

12/6/06 16:04  
Blogger Sea said...

Ai! Ai! Ai! Ai! E não é do calor ou porque me entalei!

12/6/06 16:50  
Blogger Sea said...

Olha... não le dê a falta de tinta, eslavaçada pelo Sol...

12/6/06 17:09  
Blogger Sea said...

essas cenaitas do Congo Belga devem ser boas devem... tipo Feira da Ladra... não venhas tu mais Congo que Belga :D:D:D

12/6/06 17:29  
Blogger Sea said...

Sossega, só te livras dos comentários de 5ª a domingo :D:D.
Fora isso, vais continuara levar comigo (salvo seja)...

12/6/06 20:08  
Blogger Sea said...

não te dê alguma congestão...

12/6/06 21:32  
Blogger Sea said...

agora chama-lhe musculação.... pffff

12/6/06 22:23  
Blogger Sea said...

Sol, hoje, só se for pendurado :D

13/6/06 09:40  
Blogger Luiz Carlos Reis said...

Publicidade! O impacto causado através das imagens que provoca e alimenta o consumo das massas. Essa tal de indústria cultural pós-modernista e manipuladora do status. Quanto às vaquinhas... original.
Abraços!

14/6/06 18:04  
Blogger Sea said...

é uma molha dupla, com o surf e com a chuva :D
I wiil ;)

14/6/06 21:18  

Post a Comment

<< Home