A DISPUTA
Poder-se-ia dizer que por puro descuido, caira ali aquela maçã* brilhando provocante ao sol de Abril num tempo de dificuldades e provações que há uns tempos largos os animais não tinham memória. Pior ainda, pois de aves se tratavam e os humanos, receosos de maleita viral devastadora e anunciada em tempo oportuno, a tudo que esvoaçasse, independentemente de tratamento de choque a aplicar, quanto mais longe da vista e do coração, melhor.
Embora em maior número, os pombos não possuiam poder de fogo capaz de resolver uma contenda desta natureza. Sairiam derrotados pela certa, com pesadas baixas e sem o prazer dos poucos sobreviventes terem feito o gosto ao bico no precioso fruto. Sendo certo que aquele terreno lhes pertencia por natureza, há algum tempo que as gaivotas se pretendiam estabelecer por ali, sem olhar a meios nem a leis pelas quais os animais se regiam. Argumentavam apenas que o tempo era cada vez mais instável, os rios caudalosos, peixe nem vê-lo e tinham de resolver a sua vida também em terra. Por agora não atacavam, pois havia que dar tempo ao tempo... ou a uma investida suicida de um dos adversários .
Sentado no banco do jardim, Gustavo presenciava o drama desde o início. A princípio até tomou o partido dos pombos por razões de justeza democrática. Mas quando se recordou que há uns anos atrás, uma ave destas lhe deixou uma enorme cagadela nas costas de um blazer acabado de estrear, achou que o impasse tinha de acabar imediatamente e a favor das gaivotas. Dirigiu-se a uma cabine próxima, consultou a agenda e discou um número. Ouviu uma voz do outro lado e alegrou-se «Bush!! how are you?!... »
* Clicar na imagem para ver melhor a maçã.
*Praça Gomes Teixeira, Porto, 2006. Texto e foto de Alberto Oliveira.
55 Comments:
eu logo vi :) gaivotas em terra sinal de vendaval :)
e o gustavo na linha de fogo!
beijo
Van
Bem!... Ó miúdo, desta vez excedeste-te!... Ou andavas a poupar-te?!... 'Tá demais!...
Juro que já desarmei as fisgas e que vou já p'ráli, conversar com ambas as partes e ter uma conversa de pé d'orelha com o menino Gustavo!...
:)
ai carago o que lembrei
o que acabei de pensar
os pássaros que apanhei
caidos no meu quintal
esqueletos de pardais
caidos de algum ninho
podem ser-me fatais
o que me lembras, menino
inté
hoje nao consigo comentar. só deixar um beijo
Too much ado 'bout nothin'...
Gustavo não respondeu, no seu ombro, uma Serpente sibilou: - Deixa-te disso, esse já está como há-de ir. Pega na maçã e dá-lhe uma dentada.
Gustavo hesitou, pensou naquelas palavras cantadas e largou o auscultador. Do outro lado, ainda se ouviu hello?... hello?... shit....
Ao sairem da cabine, Guga e a Serpente foram envolvidos por uma nuvem cinzenta em que um estranho perfume adocicado de gasóleo importado de Marrocos se fazia sentir. Por eles passou uma camioneta com a Eva estampada de lado.
A passarada levantou vôo e dispersou.
- Ali está ela, a maçã, trinca-a.
Guga ia pegar na maçã quando, vindos do sol, um sem número de pombos e uma gaivota, cairam sobre a Serpente, bicando-a furiosamente. Guga, assustado, rebolou relva afora, sujando de verde a sua nova camisa Façonable.
Sangrando abundantemente de um sobreolho, a Serpente conseguiu enfiar-se num buraco, lá de dentro ainda suspirou: - Não me safo no Algarve, não me safo aqui... que vida a minha.
conquistado de novo o seu espaço, ficou a gaivota a olhar para os pombos pelo canto do olho e estes para ela.
Aliados por um momento, inimigos até o sol se pôr.
Viva Legível,
Curiosamente num sonho de ontem... haviam... dois ponbos pousados numa janela imaginária dentro de um quarto aparentemente real e existente geográficamente neste planeta. Estava eu... em pleno pesadelo... pois os ditos pombos estavam sobre a cama onde dormia.Acordei então, do pesadelo só com a ideia de que pudessem os mesmos largar... piolhos e restantes doenças sobre meu craneo meio adormecido;)Isto por falar de maças...sobre a relva!
a vida nunca foi justa... e pq a favor das gaivotas? é de todos sabido que uma maçã faz delicias na massa de um bolo, e em tempo de guerra ... :)))
E se não fosse a Branca de Neve esta questão nem se punha!!! ;) bxox
... "I just call to say I love you"... (Gustavo, seu maroto, quando queres, até sabes passar a manteiga!...)
im very well, thanks ;)
é tudo o que consigo dizer... depois do teu comentário de hoje e de tudo aquilo que já foi dito aqui, não há inspiração que me salve, meu querido legível...
deixo-te um enorme obrigada e um enorme beijinho,
alice
llllllollllllllllll
o que dizer desse final?
:)
*beijoes*
A natureza é perfeita. ;)
Bom fim de semana
não resisti a passar novamente...
a blue também te adora, sabes?
tens duas super fãs ;)
e depois do teu comentário, não sei se publique a minha continuação ou a tua...
beijinhos, muitos ;)
alice
:)
Ligava muito bem este teu texto, ao que me anda a dar àgua pelas barbas lá no meu jardim.
Estou sem tempo para isso (hoje sou eu) mas hei-de voltar.
Beijos
Tava a ler e fazer a analogia com os portugas, mas do povo claro!!
Gostei sim!
Cumprimentos mixed by Jameson 12 anos!
O problema, meu caro Alberto, é que entre o Bush e o pecado orignal vai uma distância entre as trevas e a luz.
Um abraço
... é já, é já! respondeu Mr Bush. De seguida, chamou a sua Condolezza e disse: ali há ...rato! vamos em força e já! para aquele eixo do mal;
- o clima é ameno, as gentes brandas, mas anda tudo a cagar fora do penico!
Depois, esfregou as mãos e pensou -all seagulls must die! now...
bom fim de semana...com boas maçãs!
digo, viagens.
beijo
Van
E se, nada for deixado ao acaso, até mesmo uma maçã?
querido legível,
fiquei seriamente indecisa sobre o que postar... mas são textos já escritos e têm um contexto que não permitem novas entradas... quando esta série das "vidas vazias" terminar, prometo escrever algo só para ti e depois publico o que escreveres se concordares...
e com esta resolução, tranquilizo o meu coração inquieto
um grande beijinho,
alice
Para vanda baltazar:
O Gustavo não tinha nada que se meter numa guerra que não era dele... e ainda por cima unha com carne com o líder do mundo civilizado(?!)
Uma bala perdida só lhe fazia bem...
Beijo e um óptimo fim de semana!!
Para sotavento:
Sou muito poupadinho, sou. Até tenho um mealheiro em forma de porquinho onde guardo as notinhas de quinhentos euros*.
Tás a ver?!... como são as coisas... Há pouco tempo, andavas a malhar na passarada e agora até vais servir de mediadora para que a espécie não vá para o maneta!!
* É por isso que "elas" não se encontram com facilidade por aí...
Para seila:
Vai já fazer análises mulher!! E não mexas nos escaletos dos passáros nem comas ovos estrelados em margarina do vaqueiro. Frangos?! nem pensar e das águias não te aproximes.
Inté?!
Para sofia:
Não te apoquentes com isso. Eu também andei assim quando me roubaram a carteira no Metropolitano. Nem queiras saber como andei...
... só me passou, ao lembrar-me que a carteira que levava nesse dia, não tinha documentos nem valores.
Beijinhos e uma boa semana!
Para vodka e valium 10:
«Também tu??!!» espantou-se Nero Legível.
«Quem é que me mandou deitar fogo a Roma sem esperar pelo Verão na Lusitânia?!» pensou o harpista amador já nas vascas da agonia...
Para rui:
O sol pôs-se e foi tudo à sua vidinha. Uns à deita, outros prá noite (que ainda era uma criança) e outros ainda -aqueles que não costumavam dormir ou detestavam perder tempo a correrem as capelinhas nocturnas, foram jogar ao pau com os ursos... para o Jardim da Estrela que o Zoológico aquela hora já tinha encerrado.
Eu é que fiquei por aqui, a ver se me desvencilhava com este comentário...
Para anirac:
Habitualmente não são; mas desta vez foram e até me deram um jeitão para engendrar a estória.
Bom resto de sábado, óptimo domingo e
beijos.
Para musqueteira:
Viva Musqueteira!
Olha que isso já me aconteceu na realidade e até aproveitei a visita de uma dessas aves para a fotografar e editar um texto aqui no blog, à roda dessa estória verídica. Só que não me poisou na cabeça... era o que faltava!!
... a coincidência dos sonhos tornados realidade... com pessoas diversas.
Óptima semana!!
Ai esse Gustavo é um vira casacas de primeira apanha. Só por causa de um traumazito lá se passa para o lado do inimigo.
Bom fim de semana para si
P.S.1 gostei da chamada de atenção "Clicar na imagem para ver melhor a maçã" eheheh isso coloca-nos também a nós, visitantes desta sua praça, em posição de potenciais devoradores da brilhante e provocante maçã eheheh
P.S.2 esse banco de jardim fez-me lembrar que ainda tenho um conto para inventar.
Para inbluesy:
Nunca; mas... essa da "maçã na massa para um bolo" despertou-me a atenção... ou antes, o instinto pantagruélico. Onde é que mora essa receita?! Melhor: onde é que se vendem esses bolos?!
éve anáice uisque!!
Kisses.
Para phi@:
"Branca de Neve"?! da farinha pró bolo??. Mas... também tu Phi@?? Vocês querem-me pôr com água na boca a esta hora do dia?
Kisses.
Para lélé:
Dou-te razão. E deixa-me dizer-te que não simpatizo nada com ele, manteigueiro do caraças... margarineiro do diabo, banhuço (ou banhoso?!)do escafandro! Estava a ouvi-lo a falar para o outro e só me dava vontade de o derreter...
Para alice:
Agradeço-te, naturalmente, os elogios. Mas, com a minha proverbial sinceridade virtual, limito-me apenas a escrever (mais sorridente, menos formal) umas modestas "croniquetas", quer em forma de post ou de comment, alinhavadas ao sabor do tempo disponível, do humor ocasional e sem pretender mais que, "divertir-me para divertir os outros".
Mas que as tuas palavras sabem bem, não há qualquer dúvida.
Beijos muitos.
Para doladodomar:
Obrigado. Desse lado do mar também me delicio com as tuas marés.
Abraço.
Para harpa:
Sorriso.
Beijo.
Para hala kazan:
Que foi o fim... Amanhã há mais... se tudo correr como o previsto.
Beijos e boa semana!
Para thiago forrest gump:
Tem dias, tem dias...
Óptima semana!!
Para alice:
Olá Alice. Tudo bem desde há bocadinho?
A Blue e tu são duas simpatias...
Claro que deves continuar a história. De resto, também estou apostado, em paralelo, continuar o... meu comentário.
beijos.
Para mc:
Sem o escrever propositadamente, na verdade tem algo a ver. Coincidências que o não são, de tal modo as relações extremadas representam o pão nosso de cada dia, na vida de muitos de nós.
Penitencio-me(?!) de ter colocado as pobres aves nesses ingratos papéis.
Tem um óptimo domingo!
Para jorgesteves:
Agradeço a chamada de atenção para o lapso que cometi e que vou corrigir.
Ao lusco-fusco talvez não seja o momento azado(!) do dia para as aves entrarem em despique por uma peça de fruta. Quem sabe se por menor acuidade visual, digo eu, que de aves, consigo distinguir uma águia... de um leão, o que já me satisfaz de certo modo.
Mas a sério, a sério, quando fotografei a cena, vi um cenário bélico por um lado; por outro, um pedaço da cidade do Porto, que bem poderia ser de outra qualquer cidade do mundo.
Abraços.
Para spiritman aka bacardiman:
Thanks.
Óptimo fim de semana!
Para jpd:
Caro José:
Diria mais: os pecados que tal estadista comete não têm nada de original, o que ainda é mais comprometedor. Pior; a teimosia em voltar a cometê-los, muito menos o absolvirá.
O Paraiso nunca teve tão distante da Terra. Será mais fácil a NASA pôr um homem em Marte.
Abraço.
Para segurademim:
Comentário muito interessante, recriando o quotidiano-pacificador presidencial na Casa Branca. Diálogo muito vivo... até no pensamento da ordem de abate. Muito bem desenhada a figura de Condolezza Rice, ao pormenor de se lhe notar o gorgulho...
Para sea:
Digamos que seria um caso para reflectir... com tempo. Nunca num fim de semana... ou num dia útil. Nas férias muito menos. Quem sabe, se o mais avisado, não seria antes averiguar se de facto se tratava de uma maçã... ou de um pero?
Para alice:
Ah! Esse intranquilo coração que descanse... que resolveste muito bem a indecisão.
Podes publicar o que entenderes editado por mim.
Beijos muitos.
Para pilantra:
Ah! mulher que eu também alinho nesses caminhos de perdição; couve, só com lagartas...
Ervilhas com ovos??? ONDE? A QUE HORAS???
Abraço e bom domingo!
Para maite:
Vira-casacas diz muito bem e eu acrescento: vingativo!
Depois quero ler esse conto... Força!
Um óptimo domingo para si!
Ou se, de facto, de uma fruta se tratava...
Para sea:
Ou isso...
os bolos não se vendem, tem de ser merecidos é a tradição do outro lado da Lua, onde mora a receita também...
Para inbluesy:
Isso é que são boas notícias num final de domingo. Bolos à borla são um must. E eu devo merecer; acho.
... pelo menos aqueles comentários merecem sim Um Bolo de borla, mas para isso tens de convencer o outro lado da Lua, é que as maçãs são caras por lá, coisas raras, entendes ...
BJ
Para inbluesy:
Já percebi; tás a divertir-te à grande com um tipo simplório como eu, que chegou agora do interior e atiras com ele para o Outro Lado da Lua à procura de maçãs como se fosse ali ao Mercado do Feijó...
bj.
feijó ?!? q é isso ...;)
____________
nop foi apenas um pequeno momento de boa disposição, os comerciais seguem dentro de instantes...
bj
Post a Comment
<< Home