Tuesday, March 14, 2006

RADICALÍSSIMO



















A imagem mostra a parede lateral (empena), do edifício mais recente da freguesia onde habito. Construção sólida, moderna e com quinze (15!) andares de altura, é o nosso orgulho em matéria de arquitectura. No dia em que ficou pronto a habitar, generoso (ou ostensivo?), o construtor permitiu que todos os fregueses maiores de oitenta anos e que nunca tivessem andado de avião, subissem ao último andar para apreciar as vistas. Pouco avisado das estatísticas sobre esperança de vida (e de natalidade), saiu-lhe a generosidade ostensiva pela culatra; durante três imensos dias, os nossos mais idosos vizinhos fizeram fila para subir aos céus. E ficaram em casa, os acamados e aqueles que opinam que uma casa deste tamanho, é um insulto ao divino!...
Mas esta introdução serve apenas para vos dizer, que é aqui -na empena deste imóvel, forrado com um material prateado que o defende de uma série de pragas (das fendas húmidas ops! por via das intempéries, até às baratas pretas e voadoras), e com o consentimento da administração do condomínio, que se vai realizar o Primeiro Grande Rappel da freguesia, com o alto patrocínio da Farmácia Medicoração, do Restaurante "A Panela ao Lume que o Arroz Está Crú" e da Associação de Solidariedade Social as Aves Também São Filhas de Deus . Antes do certame própriamente dito, e a convite, o Clube Recreativo & Filarmónico os Suicidas da Rua 49, executarão algumas marchas fúnebres. As inscrições para a participação no evento estão a ser um sucesso; no espaço de vinte dias já se inscreveram duas pessoas! O Miguel Pancadas que teve alta do Júlio de Matos o mês passado e o senhor Abrantes, cego e reformado dos Correios.
Eu inscrevi-me hoje pela manhã. Daqui a pouco vou comprar o equipamento; martelo, pernes, pitões, entaladores, o arnês, mosquetões e ... uma caixa de primeiros socorros. A minha mais-que-tudo, porque não conseguiu dissuadir-me a não participar, providenciou, numa das salas cá de casa, organizar um gabinete de crise; com os telefones de todos os meus familiares e amigos e do INEM. Se há alguma virtude nela, que tenha de salientar, é precisamente a do optimismo...
Foto de: Alberto Oliveira.

63 Comments:

Blogger isabel said...

Já me fizeste rir!
Realmente, esses prédios.
Contudo estás preparado para a escalda, e óptimista também, já agora, o que vais ver lá em cima?

Beijinhos

Cuidado para não caires!!!!!!!!

14/3/06 13:04  
Blogger Rui said...

Rappel não é bem a minha especialidade, senão inscrevia-me já.
Vou antes contactar a Junta para saber se posso fazer equilibrismo no arame que se vê a sair do prédio vizinho. Cordas bambas é que é. Isso sim, vai com o meu tom de pele.
Deixo as paredes aos Homens-Aranha.

Ah, e boa sorte, claro.

14/3/06 13:14  
Blogger hala_kazam said...

lololoooooooll

adorei este post...
epa eu tambem me quero inscrever...onde é que tenho que ir?
:)

*beijos*

14/3/06 14:04  
Blogger Pseudo said...

LOLLLLLLL...escangalhei-me a rir!
O rappel que eu fiz há uns tempos não foi nada radical, comparado com este lol

14/3/06 14:13  
Blogger Fátima Santos said...

em que dia e hora, sff (o local parece desnecessário, pois que, sendo na outra margem, deve ser visto quer do barco, quer da ponte.
O que são entaladores?!!!!!!
e, se deste o perfil das 2 primeiras inscrições, não podias dar o teu? (ou vais de frente?)
não te esqueças de comprar uma roldana...dá jeito...
Abraços que já estou preocupada (lembras-te quando tiveste aquele desastre na estrada o que me ralei...)

14/3/06 14:36  
Blogger mfc said...

Bem perto da minha casa, na Rua de Xabregas bem junto ao rio, há um prédio enorme, valoroso apelo ao suicídio.

Não sei se pela altura, se pela falta de gosto de quem projectou, dequem licenciou, de quem construiu. Certo é, fica a dever muito à beleza. Muito mesmo.

14/3/06 14:45  
Blogger robina said...

Não te esqueças de levar a bengala, pode até ser que ajude :-))))

14/3/06 15:13  
Blogger Sofia said...

ehehehehehe fizeste-me rir!
Tu és demais Legivel!

Beijocas

14/3/06 17:53  
Blogger Fátima Santos said...

podes ir sem receio que os escaravelhos já foram à vida

14/3/06 18:05  
Blogger Impensamental said...

Bom dia com sol, espero que vai bem, eu por aqui estou trabalhando com as cores da vida. abraço

14/3/06 19:31  
Blogger manhã said...

Bora lá ao rapel na empena e que seja o que Deus quiser!

14/3/06 21:00  
Blogger musqueteira said...

Viva Legivel,
Eu...faço a assessoria de imprensa;)

14/3/06 21:21  
Blogger JPD said...

Não leves a mal, mas parece-me que acabaste de descrever o "requien" mais delirante que pudesse imaginar!
Um abração

14/3/06 21:48  
Blogger 919 said...

O Pilantra tem razão, os santos costumam ajudar pra baixo. Mas avisa-os para não se lembrarem de ajudar todos ao mesmo tempo. E, já agora, leva uns post-its, para ajudarem à escalada...

14/3/06 22:44  
Blogger isabel mendes ferreira said...

outro____________________________
___________________________________
___________________________beijo.

15/3/06 00:09  
Blogger segurademim said...

Vi ontém a OPRAH que mostrou um livro com e os respectivos autores, de como perder peso através do sexo!!!! apreciei os gorduchos do antes e depois e imagina que um perdeu 49Kgs dos seus 140Kgs paraticando tal modalidade...

E agora vens tu chamar Radical à subida ao 15 andar, quando a SaraMM já escalou as Amoreiras????

O papel é bonito, mas ao embrulho desta vez faltalharam-lhe as fitas e os laços...

Pelo sim pelo não leva capacete e manda instalar umas redes no sopé!

beijo, asta la vista...

15/3/06 15:11  
Blogger Sombra said...

Ahahah... Se quiseres empresto-te o fatinho de Power Ranger... 8)

15/3/06 19:21  
Blogger maria said...

Um radical optimista é o escritor deste blogue. Só assim se pode olhar para as nossas cidades e não desatinar.

15/3/06 19:31  
Blogger  said...

Gosto sempre quando falas da tua mais que tudo, vocês é que fazem um par radicalíssimo. Aposto que a tua mais que tudo também tem as suas demandas radicais, e de certeza que se contasses ficariamos espantados, aposto que tens qualquer coisa na manga, caro Legivel.

E é claro, ter um edíficio como esse à frente faz no mínimo ter pensamentos...radicais!

15/3/06 19:37  
Blogger Nia said...

Sabes mesmo ONDE e COMO se coloca o arnês?!Olha lá , hem!É que se não sabes, não vale nadica de nada o estojo dos primeiros socorros da tua mais- que -tudo.Acho mesmo que ela é que vai precisar do INEM no caso de não saberes onde e como ele se coloca.Eheheheheheh!

15/3/06 19:42  
Blogger Maite said...

Caro Legível
Caramba!...três dias de visitas?!!!
Temos de admitir que os nossos velhotes são uns resistentes :))))
Mas não se preocupe com as poucas inscrições que ainda há, porque estou em crer que eles, não vão querer perder a oportunidade de participar no grande evento :)
Quanto a si, veja lá se faz boa figura na descida embora esteja convencida que, com todos os aptrechos que já comprou, vai "ser canja" :))))
"Heureka" descobri :)). Este é o desporto que tanto procurava. Tenho a certeza que vai ter a melhor pontuação :)

Boa noite para si :)

15/3/06 21:18  
Blogger anapaula said...

Tá mto bom... mas não me candidato ao rappel.

15/3/06 22:21  
Blogger Fátima Santos said...

Boa noite. Pareceu-me simpática essa ideia de convidar, ao menos os mais velhos, a visitar esses prédios quer pela altura, quer pela arquitectura e luxo que distrai os velhotes e os coloca a par do novo mundo. muito simpática essa ideia e que deve ser bem programada para evitar que morram uns quantos na fila de espera.

16/3/06 00:19  
Blogger Mushu said...

:))))))

16/3/06 00:43  
Blogger isabel said...

Já chegaste ao topo???

Beijinhooooooosssss

16/3/06 13:43  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para clotilde:

Espero fazer a escalada de... de elevador; na descida, o melhor é fechar os olhos.

Lá em cima, observarei o que se passa cá em baixo.

Beijinhos.

16/3/06 20:12  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para rui:

Não é um arame; é um cabo de alta tensão camuflado.
Estou a prevenir-te, que na Junta -danados por apresentar serviço aceitam incrições para tudo; menos para o Rappel...

16/3/06 20:17  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para hala kazam:

Primeiro tens de tirar um certificado passado por uma Junta Médica, a garantir que nunca praticaste rappel; depois, apresentas-te no café do senhor Alfredo (aquele com uns vidros que já não são lavados há mais de dois anos) com o cartão de eleitor e o BI. O senhor Alfredo pergunta-te se te queres alistar na Marinha, na Força Aérea ou no Exército. Aconselho-te a pedires para te inscreveres nos Bombeiros Voluntários cá do sítio...

Beijos.

16/3/06 20:24  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para pseudo:

Ó pá! assim não tem piada; isto era só para os da primeira vez. Mas não tem mal; como já tens prática, ficas lá no cimo, a empurrar os participantes cá para baixo...

16/3/06 20:28  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para seila:

A organização está a pensar no dia 30 de Maio de 2007, às 12 horas. Estas coisas devem der pensadas e realizadas com tempo, para que tudo corra bem. É efectivamente na "margem sul", mais precisamente em Vale Milhaços.

Participo e... vou de lado.

Entaladores: Dispositivo de ancoragem, que são fixados em fendas, na superfície utilizada na descida, sem auxílio do martelo.

No caso vertente, como é uma superfície lisa, os "entaladores" não são necessários e os desportistas radicais estão entalados...

Estou perfeitamente lembrado desse malfadado acidente e da tua dôr. Tu a chorar desalmadamente em Portugal e eu a rir-me às gargalhadas nas franças & araganças...

16/3/06 20:40  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para vodka e valium 10:

Como tenho familiares próximo, um dia destes vou inspeccionar o bicho em su sitio.
Pode ser uma alternativa para outros desportos radicais... como por exemplo o da... implosão.

Isto é (e continua a ser) um país de brandos costumes, também na área da construção.

16/3/06 20:46  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para alice:

Com o Deodato?! Mas esse gajo está proibido de se meter nestas alhadas, estou fartinho de lhe dizer. Bom; passemos a outro assunto.

Então conheces um Alberto Oliveira (que adoras... mas pouco te fala e que perdeu o tino num sofá?!)

Exceptuando o caso da adoração que tens por mim?! e que muito me honra... esse Alberto não sou eu de certo. É que falo que me desunho e para perder o tino qualquer lugar serve...

Beijos.

16/3/06 20:54  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para robina:

Tu és assim uma espécie da minha treinadora privada de rappel; enternecem-me os teus cuidados...

... mas olha que às vezes, a bengala escapa-se-me da mão...

16/3/06 20:57  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para manuel:

Não. Não estou empenado; que sou um pedaço "torcido" isso sim.

Mais outro treinador privativo; onde é que vou arranjar dinheiro para pagar a esta gente e... comprar tantas bengalas?!

Abraços.

16/3/06 21:01  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para sofia:

Não sou nada demais... nem de menos; sou um comum aspirante a cadaver se me inscrevo no rappel...

Beijos.

16/3/06 21:03  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para seila:

Já lá fui; mas olha que ainda lá estavam os bicharocos. Até me olharam de esguelha...

16/3/06 21:05  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para kim prisu:

Não sei se estarei por cá na data da inauguração da sua exposição.
Se assim fôr, desejo-lhe o maior sucesso!

Abraço.

16/3/06 21:09  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para manhã:

Só de olhar lá para baixo aqui de cima até perco o apetite. Há alturas em que devia estar quieto...

16/3/06 21:11  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para musqueteira:

Viva Musqueteira!
Ainda bem que é uma pessoa idónea e com gosto a tratar dessa área...

... decerto que não vão ler uma notícia do estilo:

"... o radicalíssimo Legível, foi o primeiro (e o último!!) a sair para a perigosa descida; no décimo-oitavo andar já tinha ganho balanço suficiente para perder o controlo e espatifar-se lá em baixo na rua. O testemunho do proprietário do décimo-quinto foi eloquente «Quando ele passou por aqui já ia morto!»

16/3/06 21:23  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para jpd:

Caro José:

Assim a modos como aquele que está descrito no comment acima, a negrito, em resposta à Musqueteira, não é?
Um dia ainda sou castigado...

Abração.

16/3/06 21:31  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para pilantra:

Está combinado!...

... mas só depois de comermos um lauto almoço à base de... favas!!! Com a barriga cheia, até chegamos ao sítio mais depressa do que leva a escrever!!

16/3/06 21:33  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para lélé:

É a Pilantra...
Pedir ajuda aos santos, pode não ser de boa política... pelos motivos que invocas. Quanto mais rápida fôr a queda, mais depressa se chega lá a baixo; mas em que estado?!

16/3/06 21:37  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para mendes ferreira:

(vamos lá ver se consigo fazer isto... )

Gosto de a --- --- aqui; também ----- ----- ------ -- - comentar --- ---- blogs. Beijo.

(acho que para a primeira vez não me saí nada mal... )

16/3/06 21:44  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para anirada:

Duma barraca?!. Se soubesses a como venderam cada andar...

16/3/06 21:46  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para alice:

Admiro a tua espontaneidade e facilidade de comunicação.

Podes (e deves) enviar os beijos (na quantidade que desejares) por via aérea, uma vez que tenho andado nos últimos dias com a cabeça no ar.
Se não te importas (desculpa lá o atrevimento... )junto, podes também mandar-me um paraquedas e duas latas de cerveja... para a descida à terra?

Beijos.

16/3/06 21:56  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para segurademim:

"perder peso através do sexo"... ?!, na ÓPERA?!

Mas que raio de autores são esses que incitam as pessoas a fazer sexo em público?

E essa opinião de o sexo ser uma modalidade radical, tem muito que se lhe diga; a menos que te refiras àqueles que estão em muito mau estado coronário e se habilitam ao extase eterno...

16/3/06 22:05  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para luz:

Pensavas que eras só tu a organizares desportos radicais?!

eheheheh

16/3/06 22:07  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para mc:

Optimista? Nem por isso. Muito menos no que se refere às cidades; e a quem as planifica e constrói...

16/3/06 22:11  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para pé:

Atão e não tenho contado tantas coisas que divido com ela.

Mas sem dúvida, que do par, eu sou o mais radical; três anos no Golfo, seis meses no Iraque e duas semanas na Charneca da Caparica talharam-me o físico e o espírito para grandes cometimentos radicais.

Depois deste rappel, vou participar num perigosíssimo torneio de matraquilhos...

16/3/06 22:18  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para nia:

Mas tu pensas que lá por já teres ido à Serra da Estrela e durante quinze minutos teres feito sku, que me dás lições de colocação do arnês?!
Se queres saber ( e eu digo-te) tenho passado metade da minha vida a tirar e a pôr arneses; e a prática que eu tenho de o fazer! Conheço rappelistas-radicalistas que demoram quinze minutos a colocar o arnês; sabes quanto tempo demoro eu? (eu digo-te): ZERO! NADA!! Durmo com ele de véspera...

16/3/06 22:26  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para maite:

É verdade! Eles são tantos!! e corajosos!

Não me parece que os apetrechos me vão ajudar assim tanto: Quem sabe se o melhor é descer... em queda livre...
Deve ser a pontuação máxima e... definitiva.

Tenha uma boa noite também!

16/3/06 22:31  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para mulhergorducha:

Viva! E fazes muito bem que não quero que te aconteça nada, que ainda ficava com remorsos... Já chega o que o Deodato tem andado por aí a fazer; está cada vez pior e já não tenho mão nele.

beijokas.

16/3/06 22:36  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para vaga:

Boa noite:
Também não pretendo que algo de mal aconteça à pessoas de idade mais avançada. Para visitar o edifício sim e com equipas de paramédicos a oferecer oxigénio na fila; para fazer rappel não. As classes etárias para este desporto tão exigente e neste evento, estão bem definidas no regulamento; crianças dos dois aos quatro anos e adultos sem documento de identidade...

16/3/06 22:46  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para mushu:

Coimbra também já é história antiga...

16/3/06 22:49  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para clotilde:

Já estou é a chegar ao fim dos comments!!

Beijinhooooooooooo.

16/3/06 22:51  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para alice:

Pois. Lembrei-me da história do verbo por causa do "... e o verbo se fez carne... ".

Ao pé da alfândega?! atão não sei eu outra coisa...

É pá! tu fizeste umas misturas explosivas; tem calma contigo. Olha que por causa dos abusos agora só bebo Su mola & Fantas porto. Água com gaz só super!

Beijos, que amanhã há mais!!

16/3/06 23:00  
Blogger Unknown said...

Mesmo sendo o ponto o rappel o que eu quero mesmo é pertencer ao grupo filarmnico e recreativo "os suicidas". Manda uma fivha dee inscrição.

marinheiroaguadoce a navegar

17/3/06 00:03  
Blogger anapaula said...

Caríssimo,

Sei que tenho andado um pouco ausente em termos de comentários e coisas afins, mas se precisares de alguma coisa com o Deodato (para tentares pôr mão nele, claro) conta comigo. Os amigos/as são para estas coisas.

Beijinhos

17/3/06 00:40  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para marco ferreira:

Bem gostava de te mandar o documento que me pedes, mas acabei de saber que a Filarmónica deixou de existir. Há muito tempo que os seus elememtos vinham ameaçando um suicídio colectivo; aconteceu ontem, num troço da linha de combóio de Cascais. Nem os instrumentos escaparam com vida...

17/3/06 10:03  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para mulhergorducha:

Eu sei que não tens andado com tempo, mas não te pressiono.
Hoje ainda, te darei notícias mais detalhadas do Deodato.
Agradeço a tua ajuda. Obrigado.

Beijokas.

17/3/06 10:06  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para pilantra:

Recebido e compreendido!

(Inda me dá uma coisa torta no estômago só com o pinsamento nestas iguarias, logo pela matina... )

17/3/06 10:09  
Blogger Joana said...

Opá! Opá!
Tens de descer em Rappel Australiano!
:)

20/3/06 13:35  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para joana:

Desse não tenho notícia! Mas deve dar luta. Se me quiseres fazer o favor de me explicar as regras... e aproveitas para me indicar o caminho para deixar comments na Mariazinha.

Beijos.

21/3/06 09:08  

Post a Comment

<< Home