Monday, March 06, 2006

MENTE SÃ...



















Admito que não nasci predestinado para ser um desportista de eleição. As poucas experiências que me abalancei a fazer, redundaram em significativos fracassos e embora não me tivessem deixado marcas psíquicas, deram-me indicações claras que não as deveria repetir; se o fizesse, então sim. Poderiam haver danos irreversíveis, mormente na área da auto-estima.
Os jogos com bola (com o futebol em lugar de destaque), são sempre aqueles que atraem muito cedo os rapazes. Não fugi à regra e o lugar em que sempre procurava jogar era o de guarda-redes; no futebol de onze, de cinco ou no andebol. Num torneio escolar de voleibol, perguntaram-me se eu queria participar; respondi que sim, se jogasse a guarda-redes... Imaginava-me elegante a estirar-me ou a defender bolas em altura mas quando se formavam as equipas, eu era sempre o último a ser escolhido... Tentei as provas de ciclismo infantis. Na primeira (e última) , corrida em que participei, numa descida perdi o domínio da bicicleta e entrei por um talho adentro quase me espatifando quando choquei contra uma enorme peça de carne de vaca do acém. Entusiasmado ao ver outros miudos a patinarem, calcei um par de patins e cinco segundos depois tinha a minha prima Arlete debaixo de mim aos gritos e com algumas de nódoas negras a adornarem-lhe o corpinho.
Com o decorrer dos anos, arrefecem os entusiasmos juvenis. Mais comedido, competi(?!) em algumas provas open de atletismo de fundo, porque os amigos me convenceram que eu tinha os sinais do atleta resistente; do sofredor. Nunca finalizei uma corrida; cerca dos primeiros três quilómetros, começava a correr para trás, aos zero, chegava à linha de partida e depois era sempre a andar para casa... Só havia uma solução... desportiva; os jogos de salão. O ténis de mesa foi logo preterido; tinha o mau hábito de jogar de boca bem aberta. Ora com bolas tão pequenas... Finalmente encontrei uma modalidade feita de encomenda e que se encaixava no meu perfil desportivo. Comprei uma mesa de bilhar com superfície de tartan verde, um taco não-convencional, muitos quilos de laranjas e algumas bolas de ténis. É uma actividade completa. Sem regras específicas porque me defronto a mim próprio. E quando me aborreço, como tangerinas.
Finalmente consegui escrever um texto que se lê de um fôlego; já não era sem tempo!!
Foto de: Alberto Oliveira.

43 Comments:

Blogger Unknown said...

Aconselho como complemento ao desporto a introdução de uma maça para fazer de bola preta.

marinheiroaguadoce a navegar

6/3/06 00:10  
Blogger Fátima Santos said...

E nunca experimentaste a natação?! gostava de ver respondida esta dúvida que me ficou do texto sério (admirávelmente sério!) com que nos brindas e que, decerto, ajuda muita gente que por aqui anda enfrentando escondida os seus desencontros com o desporto. A natação não ter sido experimentada por ti ou,dar-se o caso de, tendo sido, não a teres citado, é algo que gostava de ver explicado com verve(evita por favor o sim ou não). E, ainda, porquê tangerinas e não laranjas? e pergunto porque esse é o jogo que mais me entusiasma (tenho uma mesa na garagem) e as bolas de ténis nunca usei, mas as de golfe são de facto ideais. Aguardo com votos de uma boa semana.

6/3/06 08:36  
Blogger Rui said...

Bolas, pá.
Esse jogo não conhecia, mas fiquei curioso.
O equipamento necessário vende-se em kit? onde? é caro? (a fruta está pela hora da morte).
Estou já a pensar num torneiro... qual quê, no primeiro campeonato do mundo!! Transmissão no Eurosport - eles transmitem tudo. Foto na primeira página d'A Bola.

Uma coisa: como se chama a modalidade?

6/3/06 10:54  
Blogger Joana said...

cá está, cá está!
O verdadeiro desportista português é aquele que junta sempre o útil ao agradavel: à medida que exibe o poder das suas hormonas masculinas, vai petiscando... não pevides, !MAS! tangerinas!
Já agora com os caroços fazes o quê?...

:)

Adoro snooker, mas à séria!

6/3/06 11:08  
Blogger Azul said...

De facto, não só conseguiu escrever um texto que se lê de um só fôlego, como ainda teve a delicadeza de escrever texto com sabor a tangerinas. Que delícia é comer tangerinas em qualquer ocasião, sentir o cheirinho que espirra e se solta das suas cascas enquanto as apertamos para que se desprendam. Hummmm! E a maravilha da cor que fica a pintalgar os nossos dedos, ora verde alaranjado, ora laranja esverdeado... a cor que nos transforma por dentro, fresca e primaveril. Bons jogos, boas lembranças de si. Adorei estar tão perto. Beijos. Grata pelo comentário ao meu último post. O Cem truques hoje faz anos, um ano de vida. Estou muito contente. Até breve. Azul.

6/3/06 12:18  
Blogger isabel said...

a prima arlete, a prima arlete... :)
Fiz bastante desporto, agora só pilates, que não é desporto.

Boa semana :)

6/3/06 13:14  
Blogger isabel said...

Pilates:

Método de Pilates, corrige a postura, melhora as articulações e a mobilidade, é muito relaxante!!!
Experimenta!!!!

http://www.anem.org.pt/jornal-abr-2005/art13-abr.htm

6/3/06 14:42  
Blogger Unknown said...

Já agora, Legível, porque não experimentar o Yoga?! É calmo, óptimo para a flexibilidade e tem sabor a período-de-tempo-dedicado-só-a-nós... Ainda por cima o CCB vai passar a ter, ao ar livre e gratuito! É de aproveitar, já que será difícil esbarrar com peças de carne ou deixar que se nos entrem bolinhas de ping-pong pela boca, mesmo que se "yogue" com ela aberta...

6/3/06 15:25  
Blogger  said...

O mundo desportivo é tão completo e variado que quase aposto encontrarás a tua alma gémea desportiva num futuro próximo. Pode acontecer quando menos esperares, mas tem que ser à séria porque jogar snooker com tangerinas não é desportivamente homulgado, a não ser que cries uma rede e nos ponhas a todos a jogar assim, seria divertido, pensando bem!

6/3/06 20:46  
Blogger musqueteira said...

Viva Legivel,
Ainda bem que não pratica esgrima;)Com tanta astúcia...lá iam as laminas em estocadas... mal esgalhadas:)Safa!...vivam as laranjas!

6/3/06 21:54  
Blogger JPD said...

Não tenho certificação para isso, mas posso garantir não ter notado qualquer apneia sintática. Quanto ao resto, à agilidade na acção, está muito melhor do que a tua prima que deveria exercitar a esquiva ou fuga,fazer como o Bach, por exemplo.
Um abração

6/3/06 22:44  
Blogger Sofia said...

Fantástico legível! Parece que te estou a ver a jogar témis de mesa.....(tens uma boca grande????).
E o desporto das tangerinas sabe sempre muito bem....ehehehhehe
Gostei mt, beijocas

7/3/06 12:23  
Blogger mfc said...

Como eu te compreendo, ainda que tenha conseguido desenrascar-me nalgumas modalidades.

O futebol, aquela instituição escolar e liceal para os rapazes sempre me deixou devastado: maldita ambidestria, nunca sabia qual era qual e acabavam sempre a gritar comigo:

«Epá, chuta com o pé que tens mais à mão!»
"Ahn?"

7/3/06 12:53  
Blogger robina said...

Eu é que fiquei sem fôlego :-))

7/3/06 13:51  
Blogger robina said...

Tu és malandro mas já não me escapas :-)))

7/3/06 15:12  
Blogger Maite said...

Caro Legível
Agora é que entendi o papel de tão pomposo nome :))))))
Porém, depois deste seu hilariante texto, só posso dizer que é um desportista de mão cheia :)...não descobriu ainda a sua verdadeira vocação desportiva...mas isso é apenas um pormenor sem a mínima importância. Que tal uns desportos aquáticos? :)))

Boa tarde para si

7/3/06 19:39  
Blogger segurademim said...

... deve ter sido muito útil neste inverno, tal actividade! tem muita vitamina C conforto contra a gripedasaves, que paira como ameaça e marca psíquica sem guarda-redes inviolável!!!

valha-nos a ment(e)ira piedosa de sã camaradagem e torneios ganhos sem disputas...

2-0 ;)

7/3/06 20:25  
Blogger manhã said...

eheheh! Também há um jogo interessante! Comer as tangerinas e cuspir fora os caroços. Ganha quem cuspir mais longe! Se disseres que eu disse isto nego, é que tenho horror em quem cospe para o chão já para não falar naquele ditado popular: Que cospe pro ar...Boas!

7/3/06 21:07  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para marco ferreira:

Anotei a sugestão que me parece razoável; uma melancia é que não daria jeito nenhum...

7/3/06 22:01  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para seila:

Por partes:
Raramente nado; só em casos muito especiais e quando vou à praia. Em piscinas não contem comigo e apemas nado de costas; não quero ser surpreendido com algo que venha de cima...
É exacto. Fazer desporto não nos está (ainda) muito nos nossos hábitos e confunde-se -não raras vezes, desporto com competição; parece um paradoxo mas não é.
Já deves ter reparado que -num gesto de grande cavalheirismo, substituí as laranjas no texto original, por tangerinas. Não me agradeças, que as tangerinas não desapareceram de todo...
Bolas de golfe para jogar ténis de mesa?! Afinal também és adepta dos desportos radicais...
Para ti também, embora daqui a duas horas já estéjamos a meio da dita semana.

7/3/06 22:11  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para alice:

Boa noite Alice!
O lugar de guarda-redes é (na minha opinião) um dos que mais contribuem para a beleza de um encontro de futebolou de outra modalidade desportiva que careça daquela posição. As grandes penalidades é que são tramadas...
Quando quiseres é só dizeres; também sou muito bom a jogar snoocker e prevejo emocionantes partidas... de combóios para outras estações e apeadeiros.

Beijinhos.

7/3/06 22:21  
Blogger 919 said...

Olá, Legível. Fiquei com uma leve sensação que esse teu "jeito" para o desporto era uma truque... assim do género do daquele garoto, que, secretamente, queria era ser jogador de futebol, mas a mãe obrigava-o a aprender violino e ele errava as notas todas levando o professor ao desespero "irra! não tens jeito nenhum pra isto! diz à tua mãe pra te por a jogar futebol, talvez acertes na bola!"...

7/3/06 22:24  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para rui:

Vende-se em qualquer boa loja da especialidade. O meu, comprei-o no Jumbo de Almada. Mas vou reclamar porque quando cheguei a casa, dei por falta de um par de caneleiras e três quilos de tangerinas.
Já se disputou um torneio oficial desta modalidade; nos Camarões. O próximo, pelo que sei, será na República Democrática das Lagostas.
O jogo não tem nome. Para quê, se o que é preciso é jogá-lo e não chamá-lo?

7/3/06 22:31  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para joana:

E dizes muito bem; o verdadeiro, o incontornavel, o fenomenal desportista português, apresenta-se no seu máximo rendimento e esplendor, pontapeando bolas para o espaço aéreo e caroços de tangerina para as caixas de correio da vizinhança!!

À séria: também eu! E já prevejo a organização de um fantástico torneio de snooker entre bloggers!!

7/3/06 22:41  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para anirada:

Mas a ginástica não são só cambalhotas! Podes optar pelas paralelas aritméticas ou pelo cavalo com açafrão. Já experimentei essas duas e são muito boas de praticar.
Fica descansada, mas deixa passar esta maluquice dos Oscars. Até te posso apresentar a um ou dois realizadores.
Sempre quero ver esse post desportivo...
Fica bem também!

7/3/06 22:47  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para azul:

De facto gosto imenso de tangerinas. Um gosto que se inicia no próprio nome do fruto; que lembra sons e odores de mil e uma noites. E o sabor é sem dúvida agridoce e refrescante.

Espero que o seu blog tenha muitos anos de vida para que eu tenha o prazer de o continuar a ler. Parabéns!

Beijos e até breve.

7/3/06 22:55  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para clotilde:

Pareceu-me notar um leve tom de ironia velada naquele "... a prima Arlete, a prima Arlete... ". Posso garantir que naquelas idades só pensávamos mesmo em ... patinar.

Grato pelo esclarecimento; que as minhas articulações estão mais que ferrugentas. Não se articulam...

Obrigado. Também para a Clotilde.

7/3/06 23:01  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para oficinas ranha:

Safaram-se à recta! Que quando li o nick-name, já estava a fazer o gosto ao dedo para deletar mais um caso de publicidade enganosa.

Afinal vocês até são artistas! Com quem se vieram meter, minhas jovens amigas!

Yoga?! No CCB? Vou pensar no assunto. Se me envolver nessa cena e me acontecer alguma, vocês consertam-me; podem crer!

7/3/06 23:07  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para pé:

Essa de encontrar a minha alma gémea desportiva num futuro próximo deixou de tal modo abalada a minha mais-que-tudo, que ficou de cama. Resultado: chegou atrasadíssima ao emprego!
A rede estende-se, qual onda olímpica e avassaladora! Torneio de Snooker Blogsférico, necessita de sponsors e... donativos. Aceitamos a tua contribuição. Juro que não fujo com o dinheiro para a Suiça!

7/3/06 23:15  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para musqueteira:

Viva Musqueteira!
Até é bem lembrada a ideia; um atirador a brandir o florete, descascando e dividindo em gomos as tangerinas-laranjas. E com um bocado de sorte, não cortar uns dedos aos desportistas de tão intrigante jogo.

7/3/06 23:19  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para jpd:

Caro José:

Azar o meu (e dela, e dela... ) que inocentemente relatei o choque patinológico de duas crianças de tenra idade...

Abração.

7/3/06 23:37  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para sofia:

Quer dizer... não é assim tão grande como isso. Mas quando sorrio, vai de orelha-a-orelha...

Beijokas!

7/3/06 23:41  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para vodka e valium 10:

Na escola, o martírio para mim era o voleibol. Nunca percebi muito bem, porque carga d´água, separavam as equipas por uma rede!

A primeira vez, apanhei o pessoal distraido, meti a bola debaixo do braço, passei por baixo da tal rede e corri triunfante até á linha de fundo. Vieram admoestar-me; que não se podia confundir o volei com o râguebi.

7/3/06 23:53  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para robina:

Tens sorte(?!) que eu corro devagar e... parado.

7/3/06 23:54  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para flor:

São laranjas (a pedido de uma simpática blogger) tangerinas e também se podem adicionar algumas maçãs... se assim quiseres. Os jogos devem jogar-se com gosto e... sabores de que gostamos.

Beijos.

7/3/06 23:57  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para alice:

Ó mulher! não me faças corar...

Beijokas.

7/3/06 23:58  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para maite:

Cara Maite:

Eu sabia que havia de lá chegar. Sou um homem modesto, sem pretensões; aos primeiros lugares, ao pódio ou às medalhas de ouro.
No desporto, gosto de praticar de tudo um pouco; e sabe-se bem, que assim sendo, não se pode ser bom numa modalidade que seja.
Quem sabe se os desportos aquáticos (que nunca experimentei) não serão os próximos a passarem-me pelos dedos?... mas mais lá para o Verão...

Uma boa noite para si.

8/3/06 00:07  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para segurademim:

Gostei da tua expressão "guarda-redes inviolável". Já estou a imaginar os títulos na "A Bola" e no "Record".

"Guarda-redes violado à traição em jogo da Liga de Honra"!

"Violação a guarda-redes em plena grande área! O infeliz jogador, mantinha-se inviolável há precisamente vinte jogos!

Eu nunca minto; nem piedosamente. Aldrabo; o que é muito diferente...

8/3/06 00:17  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para manhã:

Eheheheh!
Bom. Essa modalidade desportiva?! deve ser muito mais interessante que o tiro com arco, o arremesso do dardo ou do disco.
Vou de imediato divulgar a ideia no Comité Olimpico Português, informando de quem a subscreve... óbviamente.

8/3/06 00:23  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para pilantra:

Podes ficar descansadinha! Já que as favas ainda não deram à costa, atiramo-nos às tangerinas! Fome é que não passamos...

8/3/06 00:24  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para lélé:

Tu já me vais conhecendo muito bem...
No meu caso, teimavam que eu havia de seguir as pisadas do meu trisavô Ricardo. Não. Não era guarda-redes... Tocava gaita-de-foles e fez carreira de sucesso.
Quando me puseram aquele instrumento à frente na primeira aula, desatei a rir que aquilo era esquisitíssimo. Depois não achei piada nenhuma ao assunto. Ao fim de cinco anos de tanto soprar, lá consegui seguir a minha vocação desportiva. A equitação; na guarda nacional republicana...

8/3/06 00:35  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para a a:

Tu podes (e deves) dizer como te der mais prazer; mas em azul, sim?

De qualquer modo, percebi perfeitamente que as coisas redondas de que falas, são bolas; naturalmente. Embora também pudessem ser maçãs. Mas se falamos de desporto...

Um beijo da tal cor.



Um beijo

8/3/06 00:43  
Blogger batista filho said...

Jogas sozinho, atleta?

12/3/06 12:25  

Post a Comment

<< Home