Wednesday, February 22, 2006

DAR TEMPO ao TEMPO



















TEMPUS

O tempo tenho-o todo,
o deste mundo;
e se de algum modo,
o gasto num segundo,
sobram-me horas de arrependimento.
São o saldo de um movimento bancário
de risos e descontentamento,
de tempo tão imenso e tão precário.

............................................................................................

Vasconcelos olhou outra vez o relógio do painel do carro. Nervoso, acendeu mais um cigarro. À sua frente, a fila de veículos à entrada do tabuleiro da Ponte, não se movia um milímetro. Do interior do Punto azul à sua direita, escapava-se a voz de Phill Collins "Well I remember, I remember don´t worry/How could I ever forget... " e uma rapariga loira abanava a cabeça ao ritmo da música. "Que azar!" Porque não se enfiou na Vasco da Gama, assim que percebeu que a manhã estava a dar para o torto? Mentalmente, pôs-se a adivinhar as bocas que o esperavam quando chegasse ao Cemitério da Ajuda; "Sempre atrasado" que "nunca conseguira cumprir um horário"...
... até no dia do seu funeral.
Foto de : Alberto Oliveira.

45 Comments:

Blogger Unknown said...

que final estonteante

tive de reler tudo mais uma vez para assimilar o facto de ser "o seu funeral"

marinheiroaguadoce a navegar

21/2/06 17:25  
Blogger I said...

a verdadeira "crónica de uma morte anunciada"!

21/2/06 19:54  
Blogger 919 said...

No dia 20 de Dezembro/2005 havia um Deodato, no Experimências, que primava pela determinação. O Vasconcelos não é parente dele? Há qualquer coisa nesses dois que os torna tão parecidos!...

21/2/06 22:02  
Blogger JPD said...

Que hei-de dizer: está perfeito!
Um enorme abraço, amigo.

21/2/06 22:30  
Blogger Maria Papoila said...

É a isto que estamos sujeitos, nem podemos ir a enterrar em paz...
Será que o S. Pedro vai acreditar na velha desculpa dos atrasos por causa do trânsito infernal?

22/2/06 00:08  
Blogger Fátima Santos said...

morto me vou, devagarzinho
morto eu me espero mais um bocadinho
soube-me tão bem este destino
gastei meu tempo bem gastado
me dizem que o houvera aproveitado
seria agora eu mais bem morto
teria eu de vida mais bem aproveitado
não lhos acredito
que a mim o que morto me fica descansado
é este ter meu tempo gasto como se estivera em saldo

22/2/06 00:12  
Blogger JPD said...

Caro Alberto: alguma vez faria uma coisa dessas, a de apagar um comentário teu!
Um abração!

22/2/06 00:34  
Blogger Pseudo said...

Final surpreendente, de facto.
Retribuo a visita.
Bom dia

22/2/06 10:10  
Blogger mfc said...

Há dias que nos não correm de feição; e, provavelmente, o dia em que morremos ou que vamos a enterrar é um desses.

No que toca à música, acho que o cantor foi bem escolhido, mas eu optaria por: "Oh, think twice/It´s another day for you and me in Paradise"

22/2/06 11:02  
Blogger Rui said...

O tempo nunca está do nosso lado. Tempus Fugit... (um dia ainda vou descobrir como se faz itálico nesta coisa).

22/2/06 15:25  
Blogger segurademim said...

terá horas de arrependimento, quem não tem paradeiro?

Bom tipo o Vasconcelos, atrasado como convém... ainda por cima ele, que teve uma vida inteira a ser pontual!

que stress ;)

22/2/06 17:57  
Blogger sotavento said...

Ora bem, assim de repente, parece-me que o que seria impróprio é que ele chegasse adiantado!... ;)

22/2/06 19:09  
Blogger Rui said...

teste1,2,teste

22/2/06 19:17  
Blogger Rui said...

Ena, ena... assim sim, isto agora é outra loiça. Desculpa lá usar o blog para isto, mas alguém tinha de ser.

(faltava-me a /... percebo pouco destas coisas)

22/2/06 19:19  
Blogger Maite said...

Mas, por que "carga d'àgua" quer ser enterrado no cemitério da ajuda? :))))))))))))))) Eu cá, prefiro o do Alto de S. João (tem uma vista fantástica :))

Boa noite para si

22/2/06 21:34  
Blogger Maite said...

Caro Legível
Só um reparo. Já reparou nas horas dos comentários? eu postei o último às 9.34pm e aparece lá que foi às 1.34pm

22/2/06 21:40  
Blogger Sofia said...

Mt bom, como ja me habituei com todos os teus post's!

Beijocas

23/2/06 09:08  
Blogger musqueteira said...

Viva Legível,
No cemitério da Ajuda?!...Safa!...
Mudar da Rua do Sol...para o beco da escuridão... prefiro, viajar até ao Mundo Lunar;)

23/2/06 09:12  
Blogger manhã said...

Logo hoje que estavam à venda os jazigos do cemitério dos prazeres! Bem malhado!!

23/2/06 18:59  
Blogger isabel said...

Adorei!
Non sense

23/2/06 21:56  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para marco ferreira:

Do Vasconcelos, devia o meu amigo escrever, que eu ainda estou aqui para as curvas...

23/2/06 22:19  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para i & c:

Mais ponte, menos canção, tentei andar lá por perto; hesitei no cemitério, mas porque o mais citado é sempre o do Alto de São João... há que dar alguma visibilidade a este, não é?...

23/2/06 22:24  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para @:

Ele há gente que até para morrer fazem serão...

23/2/06 22:25  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para a a:

Claro que perdi; mas as oportunidades não acabam aqui, creio.
De resto, o teu azul vem colorir de quando em vez este espaço que é teu e isso deixa-me feliz.

Abraço amigo.

23/2/06 22:29  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para lélé:

Esse (o Deodato) teve realmente algumas ligações trabalho e de amizade com este Vasconcelos. Os dois chegaram a integrar uma série televisiva de grande popularidade que creio chamar-se "Os Doidos da Gargalhada". Entretanto o Deodato derivou para as "sapatarias" e o Vasconcelos, desgostoso, começou a enfrascar-se; uma cirrose matou-o...

23/2/06 22:35  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para pilantra:

De facto o gajo era um sarnoso dos diabos... Já lá está; na terra da verdade, não é verdade?!

23/2/06 22:37  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para jpd:

Caro José:

Eu vi-te no funeral; bem querias passar despercebido...

Abraço.

23/2/06 22:38  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para maria papoila:

Acho que numa situação destas o santo só tem que aceitar a justificação do atraso. E se não o fizesse lá tinha os sindicatos em cima!

23/2/06 22:41  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para seila:

De certo que o morto que matei agradeceria sensibilizado, tão significativa homenagem que lhe prestaste... se pudesse ler tão belas palavras.

Vou comprar uma pedra-mármore e mandá-las increvê-las ao pé da campa.

23/2/06 22:45  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para jpd:

Caro José:

Nem a minha sugestão era para ser interpretada como tal... e como bem deves ter percebido.

Abração.

23/2/06 22:47  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para pseudo:

Foi mesmo o final. Para o Vasconcelos, coitado...

Boa noite.

23/2/06 22:48  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para vodka e valium 10:

É bem possível que sim; embora eu nunca tenha experimentado, nem ouvido a opinião de quem se foi desta para melhor... .

Hesitei entre a que escolhi e essa; mas perguntei-me «e se o paraiso não existe?!»

23/2/06 22:51  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para ad-e-vinha:

Tem cuidado com os andaimes... Não será a primeira (nem a última vez) que um barrote desses na tola dum incauto cidadão, é o início de uma viagem prá quinta das tabuletas...

23/2/06 22:58  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para manuel:

Nem por sombras! Os amigos dos meus amigos (independentemente das suas aventuras) não são para morrer, de morte tão macaca...

Abraços.

23/2/06 23:01  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para rui:

Nem do lado, nem atrás nem à frente; finta-nos, goza-nos e... foge.

Não custou nada como viste...

23/2/06 23:03  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para segurademim:

"... que teve uma vida a ser pontual... "

Não era o que os amigos e colegas dizim dele. Ele no partido, não era assim ?!

23/2/06 23:08  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para alice:

Agradeço a continuação da história a partir do lugar onde deixei o morto.
Chama-se ao teu comment, o verdadeiro interagir blogsférico. Óptimo!

A propósito, que horas tens?

23/2/06 23:15  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para sotavento:

Reflexão mais que pertinente; um morto nunca se adianta! Fará sim, todos os possíveis para atrasar o momento de ser enterrado... e com que razão!

23/2/06 23:18  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para maite:

Expliquei um pouco mais atrás, de preferenciar o cemitério da Ajuda. Não só para que tenha também um pouco de visibilidade mediática mas também por uma questão de "descentralização de corpos defuntos" na cidade de Lisboa...

Tenho um problema técnico com o meu relógio. Já o levei a uma relojoaria aqui perto e dissera-me que não podem acertar; que os batimentos cardíacos do utilizador descontrolam qualquer maquinaria para medir o tempo...

23/2/06 23:25  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para sofia:

Gosto de te ler por aqui. E saber-me capaz de proporcionar bons hábitos*

(Este gajo é mesmo pretencioso!)

Beijos.

23/2/06 23:28  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para musqueteira:

Viva Musqueteira!

Rua do Sol, Sapadores, Graça... lugares de uma infância muitas vezes revisitada...

Ando muitas vezes no "mundo da lua", ando...

23/2/06 23:34  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para flor:

Sem pretender ser fúnebre, penso que sim; que devem haver "mortes maravilhosas"...

Beijo grande.

23/2/06 23:38  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para anirada:

Boa! Mais uma definição temporal que registo com um sorriso; "o tempo é uma coisa muito parva!". E não é que tens razão?!... Se não houvesse tempo não existia essa coisa chata que são os horários...

Bjs.

23/2/06 23:41  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para manhã:

Se eu tivesse sabido! Da próxima vez que fizer um post sobre este tema, antes, falo com um perito do ramo...

23/2/06 23:44  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para clotilde:

Thanks!

23/2/06 23:45  

Post a Comment

<< Home