Saturday, January 28, 2006

NAVEGAÇÃO REAL ou VIRTUAL?


























Este fim de semana o que prefere fazer? Passar por Santa Apolónia, entrar no Princess Danae que ali se encontra acostado e pedir ao comandante que o leve a fazer um cruzeiro rápido por algumas cidades emblemáticas marroquinas, como será o caso de Casablanca e Agadir? Se o homem estiver de acordo (e a restante tripulação... ), não precisa de encher a mala com roupa; por esta altura do ano, o clima por lá está muito melhor que este que por aqui se faz sentir. Ah! os dois dias do fim de semana não chegam para um mini-cruzeiro; diga ao seu chefe, ao seu director ou ao seu patrão, que só regressa daqui a dez dias... no mínimo. Se não trabalha, nem pense duas vezes no assunto; embarque já!
Se a primeira proposta não lhe agrada (?!) porque não apanhar o Palmelense na estação Fluvial do Cais do Sodré, atravessar o Tejo e ir almoçar ou jantar na outra banda? Não é necessária a autorização do patrão do cacilheiro, nem passaporte ou de se justificar perante a entidade patronal; basta apenas adquirir os títulos de transporte, não esquecer de que se deve agasalhar bem e de não abrir nenhuma janela com a embarcação em movimento para fazer uma fotografia de viagem. O vento vindo do rio, gela e há passageiros capazes de tudo para não apanharem uma valente gripe; zele pela sua integridade física. E fale português; vão entendê-lo na perfeição nos restaurantes onde a oferta é quase ilimitada, devendo no entanto levar a carteira bem recheada.
Estas interrogações-sugestões embora se localizem na área da Grande Lisboa, não deixam de ser válidas para os bloggers do resto do país. A capital está a um passo de todos; menos dos que detestam navegar...
Fotos de: Alberto Oliveira.

50 Comments:

Blogger Fátima Santos said...

Estive a ler os seus postes e gostei muito. Muita graça. Bom fim de semana.

28/1/06 19:03  
Blogger  said...

Hmmmmm Marrocos não era nada má ideia!

28/1/06 20:50  
Blogger Lagoa_Azul said...

Olha olha, eu ate que enjoo, este fds, é lareira acesa no máximo...e imaginação a trabalhar no minimo..
E não me mandes ir á capital que ainda me doi o pe de tar no para arranca da segunda circular...minha rica Santarem..
Resto boa noite para ti, beijos com carinho.

28/1/06 22:46  
Blogger 919 said...

de repente deu-me uma sede!...

29/1/06 00:38  
Blogger Fátima Santos said...

que proposta boa!
passear no Tejo
a olhar Lisboa
como vos invejo!

Logo que me possa
vou até Lisboa
à cidade nossa
navegar o rio mesmo de canoa

29/1/06 09:39  
Blogger JL said...

Então, o meu amigo, assim sem mais nem menos, manda-nos prá outra banda?

Eu ia, de bom agrado, disfrutar do cruzeiro e do descanso. Mas falta-me "tempo".

Bom fim de semana

29/1/06 10:13  
Blogger  said...

Olá outra vez Legivel

Há pouco pensava no teu post e recordei-me de um restaurante onde fui umas duas ou três vezes na outra banda com um sugestivo nome: Atira-te ao Rio. Iria lá jantar, mas tinha que ser numa daquelas raras noites quentes sem vento e com uma boa caipirinha para abrir o jantar, a olhar Lisboa da outra banda...

29/1/06 14:10  
Blogger Impensamental said...

bom passeio pelas palavras.

29/1/06 16:22  
Blogger Joana said...

Podes crer Legível...Também me sinto farta de ter mais de 40 horas da minha semana cativos a uma empresa que me ceiva completamente tempo de vida.

Por outro lado dou mais valor ao tempo para além daquelas quatro paredes. Mas mesmo assim sabe a pouco :)

Beijinho grande

29/1/06 18:09  
Blogger SalsolaKali said...

...um cruzeirozito até Marrocos... Não está mal, não senhor...
Melhor que uma ida até à outra margem, porque, margem por margem, restaurante por restaurante, fico-me pela província, que pelo menos sai mais barato e há sempre qualquer coisita caseira e fora do comum.
Agora Marrocos...
Se for para fugir deste frio que agora se faz acompanhar de neve...
Aí... Não fosse esta neve, estaria, definitivamente, em Marrocos.
Assim vou-me entretendo a fazer Sku por aqui... Há 20 anos que não se via uma coisa assim… Fez-se “história” hoje.

29/1/06 18:34  
Blogger sotavento said...

Acho que os "barcos" não chegaram a sair, por causa da neve!... Ou teríam sido os carros que não passavam na autoestrada?!... ;)

29/1/06 19:12  
Blogger segurademim said...

Navegar é preciso... tanto mar! tanto mar! Marrocos, pois tá claro! Agadir serve perfeitamente, inesquecível o passeio de camelo na praia! as mulheres vestidas a molhar as pernas e nós peladinhos e felizes mergulhados nas águas quentes e calmas do atlântico hemisfério sul

Hummmm .... ;)

29/1/06 20:26  
Blogger manhã said...

O que eu gostava de ir a Marrocos! Só de me lembrares fiquei nostálgica!

29/1/06 21:21  
Blogger Azul said...

Sem dúvida, excelentes sugestões de fim de semana. Que pena só as ter lido agora. Talvez tivesse aceite uma delas, sobretudo a primeira que nos dá. De certo, iria gostar de conhecer comandante de navio. Acho, no mínimo, entusiasmante. lol. Casablanca ... Comandante ... mar à volta, rumo à cidade do romance eterno ... hummmmm!!! Bom, não me posso queixar, pois hoje (domingo) andei a brincar com a neve que caiu a valer bem pertinho de onde moro. Fui uma criança feliz, hoje. lol
Beijo para si. Até breve. Azul.

29/1/06 22:04  
Blogger isabel said...

Se fosse assim tão fácil... :)

29/1/06 22:47  
Blogger isabel said...

Seu eu pudesse ia, ia sempre para todos os sitios

30/1/06 02:06  
Blogger mdm said...

Se o convite fosse: "venha a Lisboa fazer bonecos de neve" tinha sido um suceswso (sem prejuízo das boas sugestões!!)
Boa semana.
Sol voltou ao Sul. O Frio continua por cá.

30/1/06 11:28  
Blogger 索菲娅 said...

navegar... sempre por terras desconhecidas e pelas suas gentes...tudo por uma viagem real ou virtual...tudo por uma lufada de ar fresco que nos invade a alma até que nos lembramos que nauseamos cada vez que investimos numa nova viagem... bxox

30/1/06 20:38  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para vaga:

Agradeço a apreciação e a visita.

Boa semana também para si!

30/1/06 21:05  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para pé:

Pois não. Porque não é muito longe e... não neva.

30/1/06 21:07  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para a a:

Marrocos é efectivamente um lugar diferente. De gente simpatiquíssima e de cores fantásticas (o azul é mais azul em Marrocos e... na Tunísia!).

Não me faças corar! tenho um imenso prazer em escrever; apenas isso.

Beijos... azuis.

30/1/06 21:23  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para lagoa azul:

Espero que por esta altura já estejas melhor do pé-por-causa-do-pára-arranca... na segunda circular. Mas olha que "circular é viver!".

Concordo que Santarém é muito mais calma...
Nos barcos de cruzeiro não se enjoa; há animação a toda a hora... Nos cacilheiros nem por isso.

Beijos amigos e... uma boa semana!

30/1/06 21:29  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para @:

Pronto; já fiz a marcação. Partimos um dia destes e regressaremos no dia combinado.

Se não conheces, deves ir; à séria.

30/1/06 21:42  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para lélé:

Percebo; é a sede que dá no deserto.

30/1/06 21:43  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para seila:

De canoa andar no Tejo
e sorrir para Algés;
na Ribeira deixar um beijo
sem nunca molhar os pés.

Chegar ao Terreiro do Paço
ladeando p´la beira rio;
porque remar dá cansaço
vou descansar no Rossio.

30/1/06 21:59  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para jl:

De tal seria incapaz
sou gente que que tal não manda;
têm-me por bom rapaz
porque sou da outra banda...

Falta-lhe tempo?!


(Pois pudera! Só arranjam tempo livre para o blog; depois como é que podem passear? Que manias modernas estas! Quem não se mete numa coisa dessas sou eu... )

30/1/06 22:08  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para pé:

O "Atira-te ao Rio" é um restaurantes muito conhecido de Cacilhas cuja clientela é maioritariamente pessoal das artes...
... e tem uma boa vista (nocturna) para Lisboa.

30/1/06 22:12  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para kim prisu:

Por vezes é o modo mais "à mão", que temos para viajar; pelas palavras.

30/1/06 22:14  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para mood:

Na verdade, quarenta horas é um bom pedaço de vida; ainda quando as fazemos com gosto...
... só que ainda não aperfeiçoámos a "máquina laboral" a esse nível, não é?

"dar valor ao tempo..." Fazes bem; pode ser um valor inestimavel se o avaliarmos... com tempo.

Beijinho grande também para ti!

30/1/06 22:23  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para salsolakali:

Aqui nesta margem, não vi nada, é sempre assim! Uma vez nevou aqui, estava eu em Lisboa; domingo nevou em Lisboa... estava deste lado.

Raios se não vou morar para a Serra da estrela no próximo Inverno!...

... mas antes vou a Marrocos e regresso na Primavera...(não era má ideia...)

Bj.

30/1/06 22:29  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para sotavento:

Foram os aviões que não descolaram porque o combustível congelou...

30/1/06 22:34  
Blogger  said...

Então deve ser por essas razões que apontas que fui lá duas vezes! :)

30/1/06 22:35  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para segurademim:

Agadir é a cidade mais moderna de Marrocos; tem uma bela praia e bom marisco e em vez de "gaivotas" (aqueles barcos? com pedais) alugam camelos-peladinhos que fazem o mesmo efeito.
Em Agadir, andei de camelo-peladinho dentro de água, a pedalar, a pedalar...
Não acreditas?! Olha que tenho fotografias.

30/1/06 22:40  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para manhã:

Porque pensas que me lembrei de Marrocos? Por isso mesmo; que penso ser um bom motivo. Porque a nostalgia é um pássaro breve que temos nas mãos... e que depois voa outra vez para longe...

30/1/06 22:48  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para azul:

Devo dizer-lhe que se safou de boa! O comandante do "Princess Danae" não será exactamente alguém que se possa chamar de uma estampa de homem. Tive oportunidade de o conhecer quando visitei o barco para avaliar da sua navegabilidade e o homem assustou-me; alto, olhos azuis-de-mar e cabelo negro... Bom; deixemos lá isso. Casablanca, fica para a próxima.

Está a ver o que a neve faz?; torna as crianças-grandes... felizes. Ainda bem para si.

Um beijo e até breve.

30/1/06 22:58  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para clotilde:

Também não assim tão, tão difícil...

Também eu, também eu... Mas nãos se "pode ir a todos os sítios" por diversos motivos que não são difíceis de adivinhar...

30/1/06 23:06  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para concha:

É uma ideia para a próxima vez que neve para estas bandas; se isso acontecer no verão, não me importo de organizar...

Há uns anos que não sentia tanto frio; e não é uma questão de memória curta, não.

Óptima semana!!

30/1/06 23:10  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para vadiano:

Já lá está há uns dias, já. Vou estar atento quando por lá passar esta semana, se ainda lá se encontra ou... mudou de nome...

30/1/06 23:12  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para phi@:

Eu sei que há viagens e viagens. O melhor que há a fazer é riscar da memória aquelas que não valeram a pena. Difícil? nem por isso; "comprei" há já muito tempo um selector mental que dá um resultadão!

Beijos.

30/1/06 23:21  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para pé:

Eu sabia que tu eras do meio!

(Não é no meio que está a virtude?!...)

30/1/06 23:22  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para pilantra:

Aquela zona está um bocado maltratada, mas enfim; aqui ou acolá, sempre há um sítio mais ou menos decente para estar e ver Lisboa do... meu lado...

Marraqueche é lindo! E à noite é um espectáculo inolvidável.

Abraço.

30/1/06 23:42  
Blogger JPD said...

Eu alinho no Palmelense.
A razão é simples: o nome. Único, no mundo inteiro.
Um abração
(Obrigado pelos excelentes comentários que deixaste no Painel.)

30/1/06 23:50  
Blogger 919 said...

A sede que dá no deserto?!... Não!... Foi mesmo do bacalhau com natas!... Agora, falando sério, detesto viagens, mas tenho pena que andar de avião se tenha tornado mais económico do que de navio...

30/1/06 23:53  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para jpd:

Caro José:

É único pois! E era o que estava ali à mão de semear....

Não tens de quê...

Abração.

30/1/06 23:59  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para lélé:

Atenção à tensão! Evitar comidas muito salgadas...

É verdade; o romantismo?! de uma viagem infindavel por mar, tornou-se insuportavelmente cara. É o que fazem as "pressas"...

31/1/06 00:04  
Blogger Unknown said...

Que vontade que eu tinha em fazer um cruzeiro agora memso.

marinheiroaguadoce a navegar

31/1/06 00:25  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para marco ferreira:

Era o que faltava... Um marinheiro a baldar-se a um cruzeiro ou a uma travessia do Tejo!

31/1/06 10:30  
Blogger pisconight said...

Marrocos? Porque não?
Até gostava de lá ir...
;)

31/1/06 19:00  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para flor:

Se souberes esquiar, tudo bem...

Há muita gente que vai esquiar para as montanhas francesas e sai de lá com canadianas...

Estou a brincar, claro; não quero que te aconteça nada de mal...

31/1/06 19:33  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para psiconight:

Por altura da primavera é a melhor altura; não é muito quente.

31/1/06 19:35  

Post a Comment

<< Home