Friday, January 13, 2006

TREMORES



















É verdade que as temperaturas têm estado baixas aqui para as bandas do centro-sul; o que nada tem de surpreendente porque estamos no Inverno. Tão pouco atingem valores que nos fazem bater o dente ou fazer tremer o cabedal desmesuradamente. Os tremores que titulam este texto são de outra ordem e de origem situada nas entranhas deste planeta.
Nas duas últimas semanas e segundo as leituras dos sismógrafos que medem estes fenómenos, Portugal tremeu amiudadas vezes; por via de abalos de fraca intensidade e das suas réplicas. Que são perfeitamente naturais, que não causaram vítimas nem danos materiais e que em grande parte nem sequer foram sentidos pela maioria da população dos locais mais afectados, informou-nos quem sabe da matéria.
De tão preocupada com os graves problemas sociais que a afligem, anda a maioria da população portuguesa, que nem lhe sobra tempo para pensar (e sentir) em abalos sísmicos de fraca intensidade. Quem dirige os destinos da nação, até o gosto retirou ao cidadão comum, por poder testemunhar e ter (opinião), no local de trabalho ou à mesa do café, destes incidentes que da mãe natureza derivam.
Não pretendendo ser mais -nem menos, avisado que os meus concidadãos, uma destas manhãs quando me levantei e assomei à janela, percebi que algo não estava certo na paisagem urbana. Não cuidando saber se tal se devia ao facto dos meus olhos ainda se encontrarem mal despertos de um sono retemperador, fiz a fotografia que hoje vos mostro. Sem truques ou montagens enganadoras; tão verdadeira como a minha palavra.
Foto de: Alberto Oliveira.

50 Comments:

Blogger segurademim said...

Sem truques nenhuns... pois, pois, dá para ver!!!!

bom fim-de-semana (com tremuras) :)

13/1/06 11:22  
Blogger JL said...

Ó homem, isso é a Torre de Pizza em Itália...
Bom fim de semana

13/1/06 11:55  
Blogger I said...

Esse prédio foi construído em 1972 /1973...concelho de Almada, pelos construtores Serra&Irmãos.É natural, por isso ,que abane.Mesmo sem tremor de terra.

13/1/06 13:28  
Blogger susana said...

Não é preciso truques para tirar uma foto assim, basta inclinar a camera!!

13/1/06 16:36  
Blogger SpiritMan aka BacardiMan said...

Estou de volta ao teu blog... pois, o truque da imagem é tão irónico como o da atenção das pessoas aos abalos!! Lolololol
Sinceramente penso que os abalos se devem ao facto de cada vez haver mais pessoas descontentes com a vida e com tudo em geral e então de volta e meia começam a bater com os pés no chão, por coincidência em vários pontos de uma mesma região ao mesmo tempo o que vai então ser registado ou detectado no sismografo!! E este meu "humor" é também uma forma de dissimular um medo... medo real ou que os media querem que seja real, não sei, como os media inventam e deturpam tanto... enfim... mas um gajo sente medo, né?! E então até tira a foto inclinada, né?

Cumprimentos mixed by Jameson 12 anos!

13/1/06 16:52  
Blogger isabel mendes ferreira said...

magnifico....:)um sentido de humor matinal...boa ilustração de uma lisboa "entortada".

abraço.

13/1/06 17:46  
Blogger manhã said...

isso deve ser mais parkinson...não?A fotografia está surpreendente de facto.

13/1/06 20:24  
Blogger  said...

legivel, lembras-te quando combinámos beber o porto? A garrafa acabou-se e iamos ao supermecado comprar mais...

Deves ter tirado essa foto quando voltaste do supermecado...sozinho. Porque nós não pudemos ir!

13/1/06 20:58  
Blogger Lagoa_Azul said...

Não me fales em tremer, que já me estou a arrepiar...
Agora só estou na dúvida, se foi abalo de grau 0 na escala richter...ou grau 0 na escala celcius...
Quando, das duas uma acontecer, se a casa caiu, ou enregelei no escritório com a lareira acesa na sala...volto cá para de dizer...

Beijos com carinho mas sem tremores que isso fica para daqui a mais 35 anos :)

13/1/06 22:54  
Blogger amok_she said...

eh pá, missixty2000, tu ñ me digas uma coisa dessas! ...achas mesmo q foi só isso e o gajo 'tá a fintar-nos c'a tanga q'é um ganda fotografo???? eh pá, odeio ser enganada, rais'o parta!grrrr





:->

13/1/06 23:05  
Blogger amok_she said...

...e já agora...q raio de tremores são esses q'anda toda a gente paranóica a falar???...eu cá na dei por nada, caramba!...oh maldito sono de pedra q me faz perder emoções destas...:->

13/1/06 23:07  
Blogger 919 said...

nessa manhã a cidade deve ter tido vontade de preguiçar um pouco e ainda estava a levantar-se quando foste à janela... quanto aos tremeliques... bem!... quando a gente pensa que o maior, o calamity one, dito de Lisboa, fez 250 anos há dias e que por todo o planeta, menos em Portugal (tirando os já tradicionais incêndios de verão), andam a acontecer coisas estranhas... fica-se um bocadinho... supersticioso?...

14/1/06 00:20  
Blogger merdinhas said...

O que nasce torto...tarde ou nunca se endireita...
A paisagem urbana tem nascido assim mesmo. Torta.

14/1/06 16:34  
Blogger BlueShell said...

Anda tudo a "tremer"...
Se o Mundo se acabasse hoje...quem quererias ter do teu lado?

BShell

14/1/06 18:49  
Blogger Mónica said...

1 - alberto oliveira mora em muitos blogues...
2 - portugal não tremeu, lisboa ou arredores sim, aqui nada senti, ainda pensei que fosse em sentido figurado... ou foi?
3 - a descrição da tua pessoa impressionou-me, tu esconde-te senão não há quem não te cobice!
4 - vim por curiosidade dos teus comentários por aí!
5 - vou ver mais

14/1/06 21:21  
Blogger Mónica said...

oeiras?

14/1/06 21:26  
Blogger Azul said...

Raios o partam mais aos seus "sem truques" na câmara das imagens. Deixe lá isso amigo legível. O que é que importa o entortanço das cidades? O que é que importa o desnível das sobranceiras avenidas? Deixe-se disso legível. Aprenda a ser mentiroso. (lol). Beijos para si. Com admiração. AZul.

15/1/06 12:58  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para segurademim:

Inaudita a desconfiança no artista...

Obrigado... (com arrepios... de frio.)

15/1/06 17:55  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para jl:

Prontos! Lá foi a surpresa por água abaixo; e se tem chovido por estas bandas...

Espero que tenhas recarregado as baterias para a próxima semana que já aí espreita.

15/1/06 17:57  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para i & c:

Errado!
Águas Santas, Maia. Data de construção, 1991. Construtor: Dias & Dias Á. Boavida.
Sempre abanou, a norte. Nunca caiu.

15/1/06 18:01  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para missixty2000:

Estava a ver que não descobrias como se faz....

15/1/06 18:04  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para bacardiman aka spiritman:

Devo dar-te os parabéns, porque o teu ponto de vista é extremamente interessante e decerto que já o comprovaste cientificamente.
Vou experimentar com o pessoal da minha rua (com aquele mais exigente, claro!) a ver se resulta.

Já sabes; se este blog acabar, foi por via da experiência coroada de sucesso... de grau 6.

Abraço.

15/1/06 18:08  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para mendes ferreira:

E que pelos vistos não há ninguém que a endireite?!*

* Sem qualquer conotação político-sexual...

Abraço.

15/1/06 18:11  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para a a.:


Ver os prédios aos abanões
foi um espectáculo horroroso
tremiam-me os pés e mões
estava em equilíbrio perigoso.

Dançavam à minha frente
carros, pessoas e barcos;
foi um dia bem diferente
mas não ficou nada em cacos.

Não sabendo onde me agarrar
depois de tanto safanão
á máquina de fotografar
me agarrei c´sofreguidão.

Isto em rima, ilustra melhor?! o que passei...

Abraços azuis.

15/1/06 18:28  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para manhã:

Parkinson?! A minha é uma Canon Digital Triplex, prateada e que até trazia uma câmara obscura e tudo!!

15/1/06 18:34  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para pé:

Então mas eu ia-me lá lembrar de uma coisa dessas depois daquele imbróglio todo?!

Se eu até pensava que ainda estávamos em Dezembro e que tinha de me apressar com as compras de Natal...

Só me recordo (vagamente) que teimavam para bebermos um porto; mas eu queria por força era um benfica... ou um sporting...

15/1/06 18:40  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para lagoa azul:

Se ainda confio nas minhas faculdades matemáticas, isso quer dizer que os tremores só te chegam aos setenta anos?!

Eu que ainda não cheguei lá, já tremo tanto... de medo pelo que o futuro me reserva; por enquanto, não calhava mal uma garrafinha de Reserva de Dão Terras Altas de...

Beijos também para ti e uma boa semana!

15/1/06 19:41  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para missixty2000:

Ó pá! então não respondes à mulher?!

(as comunicações com o norte estão sempre assim; lentas e confusas...)

15/1/06 19:43  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para amok_she:

Fazeis de mim uma pálida ideia; como se eu vos pudesse enganar. A vós que sois o suprasumo light da perspicácia em figura de gente. Longe de mim tais torpes manobras, senhora minha.

Decerto tendes ultimamente andado distraida senhora, para não notardes tão fortes estremeções na crosta terrestre. Será que o vosso coração estremece tanto que não permite sentir abalos de outra magnitude?

...............................

O pálido cavaleiro, transtornado, monta o seu belo cavalo de quatro patas e desaparece de cena, debaixo de uma chuva de tomates...

15/1/06 19:58  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para lélé:

Não, não sou supersticioso, que dá azar.
Tenho é um medo de morte dos tsunamis, dos terramotos, das terramicinas, das terraplenagens e dos terráquios. Tudo isso que envolve tremores...

15/1/06 20:07  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para merdinhas:

É bem verdade! Que ainda recentemente se fez um estudo sobre o assunto e era assustadora a percentegem de homens com disfunção sexual e

Desculpa lá que fiu ler com mais atenção o teu comment e não era exactamente esta a resposta; mas olha! já agora fica escrito.

À séria; é infelizmente correcto o que escreves. Não há planos directores que nos valham...

15/1/06 20:16  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para blueshell:

É uma pergunta do género daquelas «Se fosses eleito presidente da república o que farias amanhã?», logo, de resposta sem hesitações ou tremuras.

Eu queria ao pé de mim, todos os familiares e amigos. Depois fazíamos uma ganda jantarada, íamos para a night, bebíamos, dançávamos, cantávamos e ainda outras coisas e depois dormíamos a sono solto e quando acordássemos e víssemos as horas, dizíamos a uma voz «Estamos lixados que vamos chegar tarde ao emprego!!»

15/1/06 20:26  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para @:

Eu também se fizer isso "olhar fixamente para o pc e bater na secretária...", fico a tremer e com a mão toda negra...

15/1/06 20:29  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para semcantigas:

1 -É um viajante nato.
2 -Lisboa & arredores é em Portugal.... Aqui senti muito... que eu tenho sentimentos.
3 -A questão é: "como me posso esconder se fico com o rabo de fora"?! (ainda hoje me dizem: porqu é que não fechas a porta? Tens o rabo grande?!).
4 -Os meus comments "por aí", estão totalmente dispersos......
5 -Está à vontade que eu não olho.

15/1/06 20:39  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para semcantigas:

- Sim, são dois; um para mim e outro aqui para a minha mais-que-tudo. A que horas parte?

15/1/06 20:41  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para azul:

Acho que não sou capaz, amiga azul. Bem tentei desde miudo; mas notou-se logo que não seria a minha vocação. Por isso, decidi correr mundo; da Avenida Brasil, à dos Estados Unidos da América, a de Roma e a Praça do Chile e a de Espanha foram alguns dos pontos mais significativos em que trabalhei e sempre na mesma actividade: a de arrumador de carros.
Não acredita pois não? Está a ver que não tenho jeito nenhum?!

Beijos também para si, Azul.

15/1/06 23:09  
Blogger JPD said...

O prédio adornado para bombordo, só poderá ser uma tardia premonição do efeito Jangada de Pedra? -- Será!
Que houve várias tremidelas, é verdade.
Espero que não constituam ensaios para ver onde deverá ocorrer o verdadeiro abalo!
Um abração

15/1/06 23:18  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para jpd:

Ensaios destes, são perfeitamente dispensáveis... e sem estreia marcada. Chegou o drama levado à cena em 1755, pois até lá temos vivido perfeitamente?! sem o teatro telúrico.

Abração.

16/1/06 09:52  
Blogger Joana said...

cá está...

se gosto de ti
se gostas de mim
se isto não chega... tens o mundo ligeiramente inclinado!
:)

bjs

16/1/06 10:08  
Blogger Fátima Santos said...

sabes o que aconteceu ao teu comentário no meu último post que desapareceu sem deixar rasto ou,seja, sem ficar que foi eliminado pelo autor?
O comentário do Sand foi apagado e substituido/cortado por ele...e o teu?! agradeço a resposta pois estes apagares de comentários não me agradam NADA. Cada um escreve o que entende a partir do momento em que tenho os comments abertos. Explicas, sim? sff.

16/1/06 10:36  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para joana:

Precisamente por não gostarmos dos outros (e de nós e de nós...) que sentimos amiudadas vezes a terra a fugir-nos debaixo dos pés.

Beijos.

16/1/06 10:42  
Blogger amok_she said...

...bem, adorei essa do 'suprasumo light' fica bem com as minhas doetas!;-)

...e a do cavalo de quatro patas tb, mas...ñ achavas melhor um de três...???;-)))

16/1/06 22:38  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para manuel:

A palavra está boa e recomenda-se.
Homem de pouca (ou quase nenhuma) fé como eu, não acredita em milagres sísmicos com esse.

Abraços.

17/1/06 14:29  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para flor:

Ainda bem que gostaste.

beijo bem-humorado!

17/1/06 14:32  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para amok_she:

Isso era um cavalo coxo! Ou sou eu que não estou a ver a coisa??!!

17/1/06 14:34  
Blogger amok_she said...

«(...) Ou sou eu que não estou a ver a coisa??!!»

ahahaha, se calhar pensas q és só tu q gostas de meter os outros à procura... !???!;-)))

17/1/06 23:19  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para amok_she:

Nem pouco mais ou menos! Que venham as contraditas...

18/1/06 11:02  
Blogger Fátima Santos said...

Podes dar uma resposta ao que pergunto antes, sff?!

18/1/06 17:52  
Blogger Fátima Santos said...

Podes dar uma resposta ao que pergunto antes, sff?!

18/1/06 17:52  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para seila:

Tens os meus e-mails e o meu telefone.

19/1/06 08:12  

Post a Comment

<< Home