Sunday, December 18, 2005

URBANO... É APELIDO.



















Urbano, adj. (lat. urbanu. Relativo à cidade; populações urbanas. Fig. Afável, cortês, civilizado...
Na qualidade de citadino, afável, cortês e civilizado*, informo os meus estimados companheiros de navegação que este espaço encerra para umas curtas férias, ditadas por compromissos sociais inadiáveis e que respeitarei sem fadiga, sobretudo àqueles que se referem aos prazeres da mesa e à abertura de variadas dádivas com que por esta altura me costumam obsequiar. Regressarei ao vosso convívio menos leve mas com o optimismo?! costumeiro.
Espero também que se divirtam na medida do possível e isso será possível (perdoem-me a redundância) se acreditarem que o dinheiro não é tudo na vida; mas a criatividade é. Com ela conseguem-se fazer coisas que o dinheiro não compra. Não me perguntem quais, que este pedaço foi para preencher um pouco mais este parágrafo que estava a ficar menos equilibrado em relação ao anterior...
* Há sempre excepções à regra; aí, torno-me ruralista.
Foto de: Alberto Oliveira.

70 Comments:

Blogger amok_she said...

...ele há grandes vidas, oh se há!!!ehehehe

17/12/05 22:20  
Blogger Lia C said...

FÉRIAS??????? Já não há respeito pelos clientes habituais, é? Espero que desembrulhes toda a obra da Margarida Rebelo Pinto!

(e tu ris-te de quê, Amok? achas bem, han?)

Bjs e bom Natal.

17/12/05 23:21  
Blogger Lia C said...

E mais, senhor Legível Urbano (ia saindo Urano...): espero que te sirvam uns apetitosos sonhos feitos de ovos, farinha e açucar não comprados com dinheiro mas com imensa criatividade...

(gostei mesmo da fotografia de hoje!)

mais beijos

17/12/05 23:24  
Blogger amok_she said...

...quer dizer: ele dá de frosques, deixando-nos pr'aqui c'as nossas angústias, e tu ainda lhe mandas beijos!???...há gajas q gostam mesmo de "apanhar"...;-))))

18/12/05 00:35  
Blogger 919 said...

Boas férias, Legível. Talvez fosse bom aproveitar a idéia da Lia e empanturrares-te com uns belos doces de fantasia e criatividade. Não que precises! Nada disso! Apenas porque não provocam azia...

18/12/05 01:18  
Blogger sotavento said...

Sendo assim, muitas festas para ti!... :)

18/12/05 11:46  
Blogger  said...

Eu conheço o local da foto, apesar de só ter ido lá uma vez! Parece-me...

Vai de férias e volta cheio de criatividade, não é que precises...Rapaz!! ;)

18/12/05 15:00  
Blogger SalsolaKali said...

Boas festas e férias para ti tb.
Quem me dera poder dizer o mesmo, já, agora, esta semana... mas não.

Mas para a semana tb vou de férias...
ehehehehe...

Vai na paz do senhor... ;D
beijo
SK

18/12/05 18:18  
Blogger JL said...

Bolas, para nos dizeres que não nos vais ligar nenhuma nos próximos tempos, não era preciso tanto ;-). Ok, inveja minha que não tenho a mesma sorte!

Abraço e Feliz Natal

18/12/05 18:45  
Blogger Lagoa_Azul said...

Então só me resta desejar umas recheadas refeições daquelas que só se comem na terra, sem esquecer os regados vinhos que são uma delicia.
Feliz Natal na Paz do Senhor para ti e para quem amas.
Beijos.

18/12/05 20:56  
Blogger Lia C said...

Oh, Amok!... num é "apanhar", é "amandar"... eu só amando beijos ;))

beijos pra ti também

18/12/05 23:59  
Blogger 索菲娅 said...

o descanso de um guerreiro é sempre bom de ouvir, ler e ter!! tudo de bom, muitas prendas e boas festas portanto!!! bxox

19/12/05 11:30  
Blogger mfc said...

Sabes, ruralista é uma forma bonita de dizer campónio - a verade é que não posso dizer muito, que sou alentejano.

Há mesmo grandes vidas...

19/12/05 12:43  
Blogger Vostradong said...

Amin Maalouf tem umas ideias interessantes. Boas férias e boa leitura.

19/12/05 14:47  
Blogger Vostradong said...

Ah, e obrigado pelo verso. Está engraçado!

19/12/05 14:48  
Blogger batista filho said...

Por essa época também farei uma pausa no blog.

Um grande abraço, amigo. Tudo de bom pra ti e para os teus.

19/12/05 15:49  
Blogger segurademim said...

Boas festas Sr.Urbano, vai então de vacanças? comer e beber até estalar???!!!
Olhe que o bacalhau está muito caro, por outro lado, dá uns posts bem jeitosos...

Já agora diga lá se vai de iate, pouca-terra, ou trinoni* ???

*ali prós lados da av. brasil há uns coletes muito originais! só espero que junte uns tostõeszitos para ir a um spa da marina

Beijo, bons sonhos (de abóbora) :)

19/12/05 18:30  
Blogger manhã said...

Férias! É magia! O aladino está ao serviço, pense um bocado e esfregue a lâmpada! Bom Natal para ti!Boas férias!

19/12/05 18:57  
Blogger Fátima Santos said...

Boas Férias e Boas Festas!

19/12/05 22:02  
Blogger JPD said...

FELIZ NATAL PARA TI E PARA OS TEUS
UM ENORME ABRAÇO

19/12/05 23:51  
Blogger I said...

A vida é feita de encontros e desencontros, é o que é! Regressei eu de umas curtas mas intensas férias e encontro o meu virtualissimo amigo Legível,vestido com o fato de mergulhador e já no escafandro, pronto a mergulhar nelas.Ora, ora...Pois bem, resta-me desejar-te umas Boas Férias/Festas e um Bom Natal cheio de sonhos de abóbora e dos outros, menos reais , também!

20/12/05 12:08  
Blogger armando s. sousa said...

Um Feliz Natal para ti e para a tua família e uma óptima entrada em 2006, já que 2005 não deixa saudades nenhumas.
Um grande abraço.

20/12/05 13:31  
Blogger Joana said...

Feliz Natal, muitos sonhos, muitos pasteis de abobora, muito bacalhau, muito amor, muita coisa, muita coisa, muita coisa!
Beijos!

20/12/05 15:26  
Blogger Rui said...

Eu também não vou de férias... :(

20/12/05 19:37  
Blogger SpiritMan aka BacardiMan said...

Ok! Obrigado e retribuo os votos!!
E já agora desejo-te também um bom natal e boas entradas!

Cumprimentos mixed by Jameson 12 anos!

21/12/05 14:19  
Blogger Joana said...

Desejo-te umas férias excelentes meu caro amigo Legível :) e um regresso ainda melhor. Cá te esperamos.
Beijinho grande

21/12/05 23:44  
Blogger Unknown said...

Boas Férias

Feliz Natal

marinheiroaguadoce a navegar

23/12/05 01:25  
Blogger Raquel Vasconcelos said...

Porque ainda que o mundo
Não seja perfeito como desejaríamos
Mas cada ser humano é único
E encerra em si todo o potencial
Da humanidade…

Um Belíssimo Natal e Melhor 2006
Beijos e um Postal de Natal,
Raquel


---------------------
PS: com um pedido de desculpas à espera de ser aceite há muitos meses...

23/12/05 20:21  
Blogger Azul said...

Vim apenas deixar-lhe os meus sinceros votos de Festas Felizes, esperando que no novo ano, possa enfim ter tempo para o conhecer melhor. Um beijo para si. Azul.

23/12/05 21:31  
Blogger Afrodite said...

Feliz Natal!

§(~_~)§ beijo da Afrodite

24/12/05 02:21  
Blogger musqueteira said...

Viva Legivel,
Uns partem... outros regressam!...
Pois, gostei muito da defenição de urbano... e do seu latim;)

26/12/05 09:46  
Blogger amok_she said...

...olhe, rico, isso já chega de férias, 'tá!?!...q abuso!!!grrrr

26/12/05 12:41  
Blogger 919 said...

Senhor Legível essas férias acabam ou não acabam? Já estou a ficar farta de férias!...

26/12/05 23:12  
Blogger Alberto Oliveira said...

... então não há?! sou o exemplo acabado disso mesmo; ahahahahah

27/12/05 21:32  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para lia c:

Já se foram... mas ainda tenho muitas mais para gozar.
Quem é essa?! É mulher de algum jogador de futebol? Ou é das telenovelas?

(deixa a mulher rir; não vês que se está a rir com gosto?!)

Beijos (já estás a enviar os votos de natal do próximo ano?. Não perdes tempo...)

27/12/05 21:36  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para lia c:

MAIS ??!! Nem tanto ao mar, nem tanto à terra...

(A da frigideira?? então porque é que escreves isso neste post? Foi um ataque de timidez?)

27/12/05 21:39  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para amok_she:

Deixa-me interromper o diálogo com a Lia só para te dizer que o meu primeiro comment é naturalmente endereçado a ti. Esqueci-me de escrever o teu nick-name.

27/12/05 21:47  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para léle´:

Obrigado mas estas já voaram. E dos acepipes da quadra ainda há uns tantos mas já nem posso olhar para eles...

27/12/05 21:49  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para sotavento:

Gracias, que eu gosto muito de festas; das festas-festas e das outras festas. Aliás, estamos naturalmente sempre em festa, não é?!

27/12/05 21:51  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para pé:

Então onde é, onde?
Vou dar uma pequena ajuda. As duas primeiras letras são... Co...

Não. Não é na Colombia. Também não. Também não é na Corunha. Colorado? Muito menos...

Se já nem eu me lembro...

27/12/05 21:54  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para salsolakali:

Fui e vim na paz do senhor. Por acaso o senhor que pilotava o avião (foi o mesmo nas viagens de ida-e-volta) que até era muito experiente veio pessoalmente descansar-me com palavras animadoras «Já tenho cinquenta horas de voo e em dez viagens ainda só me despenhei três vezes»
Boas férias para ti!
beijo.

27/12/05 22:00  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para @:

Foram bué de fixolas! Apascentei as cabras, tirei leite às vacas, tratei da horta e levei um coice duma égua. Inda tenho aqui a marca na perna, olha.

27/12/05 22:05  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para jl:

Eu sei; tenho esta terrivel propensão para a escrita compulsiva.

27/12/05 22:08  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para lagoa azul:

Correu tudo bem, graças a deus nosso senhor.
Ainda não foi este ano que apanhei uma congestão. Os gajos no hospital bem estão a postos, mas... eu finto-os.
beijos.

27/12/05 22:10  
Blogger Alberto Oliveira said...

(... amandar?! estas duas ainda se magoam sériamente a atirar coisas uma à outra...Depois quero ver de quem é a responsabilidade)

27/12/05 22:12  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para fi@:

Há qunto tempo não me chamavam guerreiro!. Sabe bem, sabes? Um cidadão sente-se enérgico, fisicamente activo e... pronto para dar uma pera no primeiro que lhe aparecer pela frente a dar palpites.
Foi uma das boas prendas que tive este natal; a tua.
Kisses.

27/12/05 22:17  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para vodka e valium 10:

Alentejano?! bem me queria parecer!
Não. Não foi pelo sotaque. Foi mais pela escrita; fluente mas pausada. Demorada qb para adensar o mistério da história.

E o vinho alentejano?! e as migas?!
(até parece que não jantei hoje...)

27/12/05 22:23  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para vostradeis:

Já li quase todo.É interessante e são subsídios importantes para um mundo onde os seus habitantes estão cada vez mais próximos uns dos outros. Mas com diferenças tremendas nas desigualdades sociais.

27/12/05 22:30  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para batista filho:

Tudo a correr pelo melhor nesse lado do Atlântico.
Abraço.

27/12/05 22:31  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para segurademim:

Já fui e... voltei.
Utilizei diversos tipos de transporte; só me faltou andar de submersível.
E não precisei de ir à Av. Brasil, se quer saber. A bordo dos barcos da transtejo há coletes para todos... até para si, se necessitar.
Beijos.

27/12/05 22:39  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para manhã:

Magia?! Ná. Realidade pura & dura; que estar de férias também cansa. Por isso regressei...

27/12/05 22:41  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para seila:

Obrigado igualmente.

27/12/05 22:42  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para jpd:

Prontos; para o ano há mais!!

Abração.

27/12/05 22:43  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para ugaju:

O euromilhões a quem calha, a terra a quem a trabalha!

(acho que não era bem isto que eu queria escrever...)

27/12/05 22:45  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para i&c:

Já estamos os dois em igualdade de circunstâncias...
Bom, tenho de confessar; acho que em meados de janeiro vou partir por mais uns dias...

Já é mania, sabes?

27/12/05 22:49  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para armando ésse:

É verdade Armando; este 2005 quase a finar-se, mais valia "não ter existido". Bom. Mas depois como era? Se o ano de 2005 não "tivesse existido"? Estávamos TODOS de férias? e atrasávamos os relógios e os calendários? e o ano não contava para a reforma? Mas que raio de conversas que eu arranjo.

Um bom 2006 para ti e para os teus!
Abraço.

27/12/05 22:53  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para joana:

Que também a ti te tenham corrido bem estes dias...
Só não consegui comer os sonhos; quando acordo já não me lembro deles...
Beijos.

28/12/05 10:56  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para rui:

Eu também já fui e já vim.

28/12/05 10:58  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para manuel:

Para o ano a gente vê-se; na qualidade de citadinos.

Abraços.

28/12/05 10:59  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para bacardiman aka spiritman:

Que o próximo ano não vai ser decerto igual a este; todos os anos são diferentes. Pelo menos na numeração...

Cumprimentos.

28/12/05 11:04  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para mood:

Cá estou eu de regresso e mais gordo do que estava quando parti. Já recomecei as corridinhas no Restelo para queimar protainas.

Beijinhos.

28/12/05 11:06  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para marco ferreira:

Que os ventos de dois mil e seis te sejam de feição para poderes navegar à bolina...

28/12/05 11:07  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para raquel v.:

Um óptimo dois mil e seis para ti!

Beijos.

28/12/05 11:10  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para azul:

Embora correndo o risco de me repetir, considero-me um autêntico livro aberto*... para quem me quiser interpretar.

* without cover...

Continuação de boas festas.

Um beijo.

28/12/05 11:19  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para afrodite:

Bom Ano de dois mil e seis!!

Um beijo também para si.

28/12/05 11:21  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para a. :

Retribuo efusivamente, fazendo votos que dois mil e seis seja um ano completamente azul para si.

Um abraço ainda maior que o seu!*

(*acho que desta vez ganhei no tamanho...)

28/12/05 11:24  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para musqueteira:

Viva!
O latim ficou-me de uma breve passagem pelo seminário de Lamego*. A falta de vocação falou mais alto.

* Será que tem?!

28/12/05 11:26  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para amok_she e
para lélé:

Não sei se já repararam... mas já cheguei há que tempos!!

28/12/05 11:28  
Blogger Mónica said...

gosto da foto, lamento o pedaço de ferro estendal... que arruina qq fotografia e paisagem, que mania esta de pendurar a roupa na rua!

14/1/06 21:26  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para semcantigas:

Sem o estendal, a foto perdia identidade... cultural.

15/1/06 17:01  

Post a Comment

<< Home