Monday, March 20, 2006

SEGURANÇA REFORÇADA



















Ontem, no habitual passeio matinal que cumpro religiosamente todos os dias, surpreendi-me quando ao passar pela casa do Esteves da farmácia, em vez do animal canídeo que lhe garante a vigilância da moradia, vi dois. Sabem do meu hábito -salutar e que reputo de educado, de cumprimentar vizinhos conhecidos e amigos. Os animais irracionais não são excepção a esta regra de etiqueta que imponho a mim próprio. Mesmo para aqueles que não lhes conheço a graça, tenho uma palavra de ânimo e um sorriso, minimizando-lhes o trabalho a que estão sujeitos, a maioria das vezes sem a paga correspondente. Ainda há dias, uma senhora ao sair de uma destas casas, me dizia «Estou espantada com o meu Benfica; ladra a toda a gente, menos ao senhor!» Se a senhora soubesse as conversas que ultimamente tenho tido com o seu cachorro...
Mas voltemos ao assunto. Ao final da tarde, casualmente, cruzei-me com o Esteves e após uma breve troca de comentários sobre medicamentos não comparticipados, falei-lhe no segundo cão que vi no seu quintal. «Nada de mais; sabe que os assaltos são cada vez mais frequentes e quando se trata da moradia de um dono de uma farmácia... Há por aí tarados dependentes que imaginam que armazeno fármacos em casa... Assim, telefonei para a Securidog que me enviou aquele cão branco que viu e que não é nada meigo... ». Se o mundo já é tão pequeno, imaginem o meu bairro. Depois de jantar, quando fui beber o café ao Alfredo, encontro a minha amiga Mimi auxiliar de farmácia que trabalha no Esteves. Não pude deixar de lhe falar no segundo cão. Baixou a voz e disse-me «Que isto não passe daqui, mas o Esteves tem as Finanças à perna e já se murmura que lhe vão fazer uma busca à casa...»
Foto de: Alberto Oliveira.

68 Comments:

Blogger Joana said...

Cá para mim esse cão tem mais ar de brincadeira do que de segurança!
Mas vendo bem, qual é o canideo que recusa apartida um tornozelo rechunchudo de um ladrão, seja ele de que especie for!

p.s.
a mariazinha nunca mais te viu? andas muito desaparecido...

20/3/06 13:44  
Blogger  said...

A securidog mandou o outro cão, mas quem estava alerta era esse boxer lindo (tenho uma predilecção por boxers como já tiveste oportunidade de reparar) é que estava alerta!
O outro estava na rectaguarda! Não fosse o ladrão tecê-las...

20/3/06 15:17  
Blogger Rui said...

O Esteves precisa é que a Mimi lhe empreste o Benfica. É reconhecido que não há elemento das finanças que lhes chegue perto.

Se bem que, pessoalmente, estou do lado do Fisco - por uma vez.

20/3/06 15:18  
Blogger Sombra said...

Então vão poder fazer uma busca descontraída, que o cão tem um ar feroz à brava... E o boxer então... 8) Ele não quererá um cão preto pra colecção? Conheço um que é recordista na fuga aos gatos maiores que ele, (i.e., TODOS)... :)))
Beijinhos, boa semana ;)

20/3/06 15:29  
Blogger musqueteira said...

Viva Legivel,
Esse belo exemplar canino tem irmãos?!... Estou a precisar de receber... também eu...umas visititas finas;)

20/3/06 21:20  
Blogger isabel mendes ferreira said...

posso rir? sério?


______________uma delícia____________.


beijo (e obrigado...)

20/3/06 21:24  
Blogger Maite said...

Caro Legível
A sua facilidade em contar pormenores do quotidiano da forma mais hilariante e criativa e sempre com uma criticazinha qb deixa qualquer um/a sempre com desejos de voltar aqui para ler mais uma história.
Ah! e o cão da securidog penso que esteja disfarçado porque na realidade é muito mau (grrr) :)

Boa noite para si

20/3/06 21:49  
Blogger Pseudo said...

Delicioso lol
Uma prova de como a mesma situação pode ser vista de duas perspectivas diferentes, especialmente quando há dois cães à mistura.

20/3/06 22:11  
Blogger manhã said...

Coitaditos dos cães, apanhados nas redes dos impostos!

20/3/06 22:12  
Blogger 919 said...

A casa do Esteves deve ser um daqueles pesadelos para os carteiros!...

20/3/06 23:04  
Blogger Vanda said...

Obrigada por me fazeres rir com as cebolas voadoras e com o esperto do Esteves da farmácia :)

há dias assim :)

20/3/06 23:31  
Blogger Fátima Santos said...

grande cão que ele já tinha
e que estava bem polido !
com mais um cão dessa linha
ele ficava defendido!

mas assim com um canito
um pequenez de bom ar
o cão seria, bendito,
um caso para cobrar...

21/3/06 01:16  
Blogger Sofia said...

Divinos os teus textos!

Beijocas

21/3/06 10:42  
Blogger hala_kazam said...

já dizia o ditado...se tens medo arranja um cao ...

:)

*beijos*

Patrícia

21/3/06 15:46  
Blogger segurademim said...

que grande coscuvilhice... a Mimi é uma auxiliar e peras!!! está por provar se foi ela que fez a denúncia às Finanças para se ver livre do patrão e ir para o subsídio de desemprego!!!!

invejosa não aguentou a ideia do outro ter uns cães bem jeitosos por sinal!

isto há cada uma...

21/3/06 16:58  
Blogger JPD said...

Eu chamaria ao cão «Sigilo» para ver se as Foinanças lhe não congelavam a conta bancária, a seguir à instauração da penhora...
Belo texto.
Um abração

21/3/06 22:24  
Blogger Lyra said...

:)) lembrei-me que de cada vez que vou a casa de uma amiga, muitas das vezes cumprimento primeiro o black (olá estás bom?) com a respectiva festa no pelo, ao que ele me responde que sim não me largando até que a minha amiga o afaste :)

21/3/06 22:33  
Blogger anapaula said...

Caro legível,

O teu amigo Esteves é que tem razão. Nada como um belo amigo de quatro patas (ou até dois amigos) para afastar visitas incómodas. Sejam elas das finanças, cobradores de dívidas ou simplesmente chatos... eh eh eh

Beijocas

22/3/06 02:22  
Blogger João Mãos de Tesoura said...

É o que se chama... ter os cães à perna!
Gostei... ainda estou a rir!

22/3/06 04:08  
Blogger batista filho said...

Pelo visto não gostas de conversar tão somente com os cães da vizinhança, pois não esqueço dos pombos (com ou sem pernas!).
Um abraço fraterno e parabéns por mais essa crônica.

22/3/06 12:23  
Blogger isabel mendes ferreira said...

________________________
__________________________
__________________________
__________________________
para dizer que adorei vê-lo na casa da Alice a escrever. Assim.

um prazer!


beijo



(isa)

22/3/06 14:47  
Blogger robina said...

Acho que há para aí um engano qualquer, a tentattiva venda do património foi noutro lado...aí é que as finanças devem ter andado.

Ah, é verdade, tens um presidente de palavra...:-)))

22/3/06 16:37  
Blogger mfc said...

Cão Afiado
Andas pela rua
Foste atropelado
E a culpa é toda tua

22/3/06 20:04  
Blogger  said...

Bem eu não consigo parar de olhar para o cão!
É tão lindo!!

22/3/06 22:46  
Blogger Azul said...

Olha, o raça do senhor Esteves também é dos que anda a fugir às finanças!!! Malandreco, a querer desculpar-se com o canídeo. Isto só visto!!!! Será que no caso do Esteves, se confirma o provérbio: ladrão que rouba ladrão, tem cem anos de perdão? POr mim, não passava, mas enfim!!! Beijocas pa si querido amigo. Fiquei muito contente com o comentário ao post Behind Sylvia. Para além da musicalidade que diz estar presente na minha escrita, penso que terá percebido que se trata de Sylvia Plath. Beijos pela sua sensibilidade e pela amabilidade com que me tem lido. Até breve. Azul.

22/3/06 23:33  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para joana:

De facto, não há cão que não goste de um bom osso...

P.S.:
Bem gostava de a ver, só que não tenho o endereço. Mas tu podes ajudar-me, não podes?

22/3/06 23:47  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para pé:

A Securidog já não é o que era; agora até já mandam cães com os dentes por afiar, coxos... e sem telemóveis.

Também gosto muito de boxers; tenho-os das mais variadas cores...

22/3/06 23:57  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para rui:


Mas tu moras aqui próximo?! Como é que sabes que a Mimi tem um cão chamado Benfica?

... bom; o melhor é não me esticar muito sobre futebol que as coisas que não correram bem lá por cima...

23/3/06 00:03  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para luz:

Tenho uma vaga ideia que já ouvi falar desse cão preto... que não tem o nariz azul.

A fuga aos gatos,não significa cobardia; há cachorros (sobretudo os de cor muito escura) que têm uma problema visual. Uma disfunção na retina, aumenta o tamanho de um mero gato para o de um feroz tigre. Tem tratamento, mas terá de usar lentes de contacto...

Beijinhos.

23/3/06 00:10  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para musqueteira:

Viva Musqueteira!!
Não tem mas posso enviar-te este, assim que editar outro post.
Não há visita que se aproxime...

23/3/06 00:12  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para mendes ferreira:

Claro que podes e... deves. A minha intenção é mesmo a de quem por aqui passar, esqueça por momentos, o lado mais sério da vida.

Beijo.

23/3/06 00:15  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para maite:

Tenho algumas dúvidas de ter conseguido apanhar-lhe a ferocidade de que está rotulado. É que me voltou o dente de um modo, que desisti de fazer mais fotos.

Sim; eles agora trajam de modo pouco convencional para não serem facilmente reconhecidos pelos serviços de fiscalidade.

Uma boa noite para si.

23/3/06 00:21  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para pseudo:

É verdade; são perspectivas diferentes e... únicas. Há os que declaram & pagam e há os outros. Que fazem dos primeiros... parvos.

23/3/06 00:24  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para manhã:

Mais vale isso que andarem por aí à boa vida, que é como quem diz, na boa-vai-ela e ainda por cima a receberem da segurança social...

... e nós a descontar-mos para eles; para esses cães!

23/3/06 00:27  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para (outra?!*) luz:

É bem possível; mas vai-se detectar rápidamente o animal que com a claridade com que o espaço ficou* não me escapa nada...

23/3/06 00:30  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para léle:

É daquele género daquelas que os carteiros nunca batem duas vezes... nem uma! Melhor: não batem nunca. Atiram a correspondência pelos ares...

23/3/06 00:33  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para vanda baltazar:

Não tens de agradecer que estou cá para isso; e não para descascar cebolas...

23/3/06 00:35  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para seila:

Mas quando o fiscal chegou
o cão-boxer pôs-se a milhas;
foi o branco que o enfrentou,
tinha colocado as pilhas*

* duracel; para morder, morder, morder, morder, morder, morder, morder, morder, morder, morder, morder, morder, morder, morder, morder, morder, morder, morder, morder...

23/3/06 00:40  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para sofia:

Obrigado Sofia! mas olha que não tenho nada de divinal; sou aquilo a que se chama uma boa encomenda... envolta em papel de fantasia.

Beijos.

23/3/06 00:43  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para manhã :

Descontarmos e não descontar-mos...

23/3/06 00:48  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para jorge esteves:

E se o desejar, passe mais vezes que será recebido com boa disposição.

Descanse; pela indumentária não tem ar de farmacêutico...

23/3/06 08:47  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para hala kazan:

É mesmo um dos ditados mais populares portugueses. Mas deve-se alimentar muito bem o animal... para ele reconhecer o dono.

Beijos.

23/3/06 08:49  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para segurademim:

Está visto que não podes com a Mimi. O que é que a mulher te fez?! Ou sabes mais alguma coisa que a mim me está a escapar?!

Se sim, informa-me, para eu completar o texto com a verdade dos factos.

23/3/06 08:55  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para manuel:

A Mimi ficou desperta
com os cumprimentos mandados;
será uma porta aberta
para te mandar rebuçados?!

Para te mandar rebuçados
prá tosse, que bem te farão;
para gripes e resfriados
não há melhor solução.

Abraços.

23/3/06 09:06  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para anirada:

É sim senhor! E do talho!! Os melhores amigos dos homens dos talhos são os cães. Aqui no meu bairro pelo menos... Em cada estabelecimento destes, está sempre à porta um canídeo...

23/3/06 09:09  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para alice:

Não tenhas dúvidas que podes contar sempre com um abraço de simpatia da minha parte; nem precisas pedir.

beijos.

23/3/06 09:12  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para jpd:

Caro José:
Sigilo é um óptimo nome para um cão de um homem tão zeloso com as suas obrigações fiscais.

Vou já marcar o baptizado e o padrinho que não falte à festa.

Abração.

23/3/06 09:15  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para lyra:

Do teu comment se depreendem três coisas; que és amiga do black, que ele não é mudo e que tu não és inspectora das finanças...


(é assim, passo-a-passo, pé-ante-pé, que se vai sabendo quem é quem...)

23/3/06 09:20  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para mulhergorducha:

Caríssima:
O Esteves deixou de ser meu amigo, desde que a Mimi me confidenciou que o tipo tem problemas com o fisco.

Meu amigo, continua a ser o Deodato, embora a cabeça só lhe puxe para os disparates.

Beijocas.

23/3/06 09:24  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para joão mãos de tesoura:

Por acaso este texto, apareceu porque um dia destes, um daqueles (o branco que está em segundo plano na imagem) me confundiu com um carteiro. Ora como são os carteiros que trazem as notícias das finanças, daí a associação de ideias...

23/3/06 09:31  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para batista filho:

É incontornável a tua memória! Olha que já nem me lembrava do animal com asas; também não é difícil perceber porquê, que com essa história da gripe, nem posso ver aviões.

Um abraço fraterno para ti!

23/3/06 09:34  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para mendes ferreira:

Obrigado. O prazer é mútuo, como bem sabe.

beijo.

23/3/06 09:37  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para alice:

Repito-me. Não tens de agradecer nada. No virtual, ao contrário do que muito boa gente imagina, as regras do relacionamento, são iguais àquelas que se praticam no real. Estamos ao lado de com quem partilhamos as palavras. Tão simples quantro isso; sem mistérios e sem dramas.

Beijos.

23/3/06 09:43  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para robina:

Como deves entender, hoje não é o melhor dia para responder a comentário de assunto tão particular.
Para outros, a loja está permanentemente aberta.

(faltam-me aqui os bonecos sorridentes... )

23/3/06 09:46  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para vodka e valium 10:

Na procura insistente de um osso,
e já perdendo a esperança de o encontrar,
o canídeo mordeu o próprio pescoço
e moribundo aqui veio parar...

23/3/06 09:54  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para pé:

Tás a ver se o hipnotizas, é o que é!
É assim que alguns animais que eu edito aqui, quando vou por eles... já foram.

23/3/06 09:57  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para azul:

Claro que reconheci quem lhe inspirou o seu último post.
Também é muita amabilidade sua, ler-me e comentar-me de modo tão generoso. Embora a chuva pareça ter vindo para ficar uns dias desejo-lhe uma óptima quinta-feira, Azul!
Beijos.

23/3/06 10:12  
Blogger isabel mendes ferreira said...

hum hum.....e agora anda disfarçado por onde????:)



beijo.

23/3/06 11:39  
Blogger Sombra said...

Lentes nunca! Antes uns ténis de corrida... hihihi :))))

Pois é, tens duas "luz" no teu fã-club, vais ter de nos distinguir pelo bonequito... ;)

23/3/06 12:30  
Blogger Sombra said...

E não me enganei, estava a falar das lentes de contacto da cadela (em relação ao tratamento para não fugir dos gatos, o teu commentário...), e só depois de ler o teu texto novo é que percebi que o comment "dava pros dois"... :p Ele há coincidências... :)))

Beijinhos ;)

23/3/06 12:48  
Blogger Joana said...

Para que não fiques perdido!
Eis a morada de minha casa!
:)
http://fontedamariazinha.blogspot.com/
bjs

23/3/06 12:50  
Blogger Joana said...

... o Tricot não acaba... estou em dois lados!
:)

23/3/06 12:52  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para mendes ferreira:

Agora não estou disfarçado. Estou tal & qual eu próprio... numa situação algo confusa... no post a seguir.

Beijo.

23/3/06 13:53  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para luz:

... oh! amiga. Cometo gaffes do tamanho e à velocidade de um qualquer TGV...

... porque não mais me lembro (ao pormenor) dos comments que faço. Tens razão e eu penitencio-me.

Beijinhos.

23/3/06 13:58  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para joana:

Joana:
Talvez não te recordes mas foste das primeiríssimas comentadoras deste Papel de Fantasia. Daí o não pretender deixar de te comentar... onde estiveres. Thanks!
Bjs.

23/3/06 14:07  
Blogger Lyra said...

ás vezes andamos por cá tanto tempo e nunca chegamos realmente a saber. digo eu :)

23/3/06 19:31  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para lyra:

Ora ora...
Só se não quisermos. Claro que nos aspectos mais latos. Conhecêmo-nos & prontos! ... inté!!

23/3/06 19:46  
Blogger Peg solo said...

legi,
o cão é lindo! darei atenção às tuas palavras com mais tempo ;)

13/4/06 13:52  

Post a Comment

<< Home