Thursday, October 06, 2005

O ASSUNTO

Vocês talvez não acreditem, mas há cerca de vinte minutos que tenho estado a olhar para o espaço em branco do monitor que aqui tenho à minha frente e não me decido a escrever seja o que fôr. Não porque se tenha esvaecido a vontade de tal ou porque neste espaço de tempo que mediou entre as últimas palavras aqui deixadas e este momento, ou nada de relevante tenha acontecido, digno de ser mencionado por este vosso cronista de quotidianos normalmente fundados em sonhos recriados e pesadelos nado-mortos...
As palavras, se não virem a luz do dia agora, sairão cá para fora mais logo, ao anoitecer. Para meu repetido prazer, para o sorriso de alguns, o oh! de espanto de poucos, o desencanto de tantos e o desconhecimento da maioria. Sim, que tenho a convicção plena que agradar a gregos e troianos é tarefa ingrata, exige muito jogo de cintura e muito francamente não ginastiquei o físico a pensar em tais malabarismos e este blog não é, nem nunca pretenderá ser um espaço de referência, logo, definitivamente arredado de lutas intestinas por milhares de comentários e visitas e outras tragédias de se lhe tirar o chapéu...
O mundo também não parou. Se é verdade que em Portugal se fez feriado (por uma causa que também é minha), em todo o globo nasceram milhares de pessoas e outras tantas despediram-se da sua passagem pela Terra; umas de morte-macaca outras da forma mais natural possível . Viver neste país com alguma dignidade, é cada vez mais caro para a maioria e extremamente fácil para uns quantos. As eleições autárquicas confundem-se com as presidenciais mas que importa isso se a primeira liga de futebol está no auge?
Vamos lá então ao post do dia...

28 Comments:

Blogger sotavento said...

Queria conseguir isolar um dos assuntos mas não estou a conseguir...
Pelo menos a liga, intervalou!...

6/10/05 22:40  
Blogger JPD said...

Acho que te saíste muito bem de um mais do que »fictício» não assunto. Por que não escrever sobre o não escrito, sobre a tirania da folha branca, mencionar apenas tópicos e deixar o desafio da escrita sobre eles para daqui a um nadinha que se poderá advinhar uma delícia ou desejar ve-lo ganhar corpo...por que não!
Gosto da maneira como resolves os teus puzzles. Sempre gostei.
Um abração

6/10/05 22:44  
Blogger segurademim said...

Do teu "assunto" gosto especialmente daquele bocado
... este blog não é, nem nunca pretenderá ser um espaço de referência, logo, definitivamente arredado de lutas intestinas por milhares de comentários e visitas e outras tragédias de se lhe tirar o chapéu...O mundo também não parou. Se é verdade que em Portugal se fez feriado...
e mais ainda da parte do feriado é que me lembraste que hoje lá pra tardinha início o fim-de-semana e ficaram do feriado tantas coisas por fazer...

também gosto daquela máxima
agradar a gregos e troianos é tarefa ingrata
tens toda a razão... detesto falar de guerras intestinas, de política e de bola... vês como o assunto comigo também é limitado...
porque o que mais há por aí são guerras! a política está ao rubro! e da bola só gosto do mourinho... é giro, pá!!*

*(parece-me que também me saí bem - não assunto / no comment... aguardando então o próximo ... assunto)

7/10/05 10:01  
Blogger mfc said...

Bem suponho que estejas com falta de «inspiração». Nessas alturas, não há nada melhor que um valium dez no bucho a nadar num mar de vodka.

No entanto, já mais do que uma vez me têm acontecido situações semelhantes, inclusivamente ter escrito três páginas e a seguir apagar tudo. E depois ficar zangado porque o que apaguei era bom.

No entanto ontem lembrei-me de ti. Ouvi uma frase que julgo que apreciarás, assim como os seus autores.

«Um homicídio é um suicídio extrovertido.» - Monty Python

7/10/05 10:17  
Blogger Proprietária do Clube said...

Oh quantas vezes acontece esse fenómeno de olhar para a "folha" em branco do monitor e ficar completamente out.
Mas como dizes, se não for ao sunrise, será ao sunset, as palavras sairão... porque sim.

7/10/05 11:10  
Blogger manhã said...

Estamos todos assim, deve ser da sexta feira, o deencanto que resulta da percepção que o crime compensa!Bom fim de semana!

7/10/05 14:32  
Blogger Joana said...

de facto o vazio de um documento com um cursor a piscar - qual um cão à espera que lhe atirem um pau é chato. é aborrecido.
pronto.
deixa. ninguém notou e depois apelidam o gesto de grande momento de genealidade literária não ter assunto "ó que génio, assumir que não tem assunto!"
deixa. ninguém notou. ou ... foi mesmo genealidade??
estás a fazer bluff! ... ???
hummmm.... o meu dedo indicador roda em torno do meu nariz... hummmm...

7/10/05 15:32  
Blogger  said...

Identifico-me com a forma como "vês" o blog!
Gostei.
BJ

8/10/05 22:38  
Blogger batista filho said...

Fizeste o que tinhas de fazer: escrever, porque gostas. É teu ofício, bem se vê (ou lê?)... Tiras do cotidiano a argamassa para construções que nos encantam, por isso digo "teu ofício": és um contador de histórias!

Um abraço fraterno.

9/10/05 05:03  
Blogger rita said...

uma questão de prioridades.. *

9/10/05 16:01  
Blogger mdm said...

Se calhar ainda bem que não escreveste um post!!!!!

9/10/05 17:19  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Sotavento:

Então não havias de conseguir?!
"a liga intervalou...".

9/10/05 18:34  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para jpd:

A ideia inicial era mesmo a de não escrever sobre coisa nenhuma tal como se tratasse de uma conversa de circunstância. Depois a coisa tomou outros rumos (porque escrevo ao "correr da pena")e o produto final ficou assim.

Sobre a tirania da folha branca, um destes dias, falaremos sobre isso...

Abração.

9/10/05 18:42  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para m.btfly:

Eu sei que a áreas que citas não são as tuas...
Mas para a semana, logo no início, já vais ter argumentos. O Outono já começou à séria e decerto que vais discorrer sobre um tema que te é muito caro quem anda à chuva molha-se......

Beijos e boa semana!

9/10/05 18:49  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para segurademim:

Fico agradado por te identificares com o retrato do cidadão anónimo que o autor deste blog traçou neste post...

...do Mourinho...Também é uma ideia para um post.
Claro que te saiste bem!

Uma boa semana para ti!

9/10/05 19:09  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para vodka & valium 10:

Thanks pela receita!! Embora não tenha mais informações sobre o depois de...como por exemplo: depois de um bacano sair do mar de vodka, quanto tempo demora a enxugar-se?!

Não rasgo nada do que escrevo! Guardo tudo na arca frigorífica e quando estou com os paetites, lá vai disto.

Quase tudo o que vem dessa "fonte" (dos Monty) é para consumir.

9/10/05 19:17  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para algodão:

É; por vezes as palavras não chegam logo. Neste caso, era mais a dificuldade da escolha e depois embalar tudo mais ou menos de um modo...legível.

NOTA: Não consigo chegar ao teu endereço pelo nick-name que aqui deixas.

9/10/05 19:21  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para manhã:

Um comment a propósito e que (face às projecções que começam neste momento a sair) se revelou "justificado"...

Boa semana!

9/10/05 19:29  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para joana:

Nunca faço bluff; escrevo, simplesmente.
Quem disser que um post desta natureza é genial...tss tss.
Fabuloso...ainda vá que não vá!

Beijos com sorrisos.

9/10/05 19:35  
Blogger I said...

Segui o link que deixou nas minhas dunas e estive aqui a le-lo longamente.Quando dei por mim, ja era tarde e não deixei qualquer comentário. Voltei hoje para o fazer e lhe dizer o quanto apreciei a sua escrita, quer na forma , quer nos conteúdos. os seus posts leem-se de rajada, sofregamente .Quanto a este último metapost em que a falta de assunto é assunto...é, mais uma vez, muito bom! vou linka-lo ao meu blog para ser mais facil vir ate aqui, ok?

9/10/05 19:35  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para manuel:

A superação brilhante deve-se a um verniz do qual não cito a marca por motivos óbvios...

A tua falta de pudor, diz-me que és...romano!
Os malabarismos da escrita são efectivamente meus; o desejo de notoriedade por via dos mesmos, tenho de reafirmar-te (pela voz do personagem deste post..que vem mesmo a calhar...)é NULO. De feedback sim; que é outra coisa bem diferente. E que se coaduna perfeitamente com as tuas palavras : produzirem o efeito de leitura. Tão só.

Abraços.

9/10/05 19:52  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para pé:

Agrada-me que assim vejas.

Bjs e boa semana!

9/10/05 19:55  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para batista filho:

Agradeço as tuas palavras de interpretação a este ofício da escrita comum a ambos.
Recriar o quotidiano, oferece-me de facto um enorme prazer, pelo acto de escrever e pelo diálogo possível, entre diversas formas de expressão.

Abraço fraterno.

9/10/05 20:48  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Rita:

Claro! As prioridades têm um peso enorme nestas questões.
Isso faz-me lembrar um episódio que se passou aqui há uns anos próximo de Carcavelos, numa rotunda, antes de entrar na marginal...
Bom, o melhor é calar-me senão o comment sai maior que o post...

Tem uma óptima semana Rita!

9/10/05 20:53  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Concha:

se calhar.... Por vezes, estamos uns tempos sem ouvir (ou ler...) expressões que se utilizam durante um determinado tempo e que depois se guardam na gaveta, até nova utilização.
Guardo imensas, transmitidas sobretudo pelos familiares mais idosos e de repente, záz! lembro-me duma...quando calha.

Boa semana!!

9/10/05 21:01  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para i&c:

Ok. Também prometo seguir (comentando) atentamente as suas "dunas".
Uma óptima semana!

9/10/05 21:10  
Blogger Proprietária do Clube said...

Pois... realmente não estava disponível o meu perfil. Agora já está. É só uma questão de actualização do blogger. :o)

10/10/05 12:54  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para algodão:

Os meus agradecimentos!

10/10/05 15:22  

Post a Comment

<< Home