Monday, September 19, 2005

O JOGGING

Antes de almoçar fiz o meu jogging matinal-domingueiro, na zona ribeirinha, que vai de Belém às docas de Santo Amaro ou vice-versa*. É uma zona in na capital, para quem gosta de dar o corpo ao manifesto. Alguns, limitam-se a passear o vestuário desportivo de marca, ensaiando de dez em dez minutos uma corrida rápida de trinta metros, regressando a casa para o duche, ao cabo de meia hora; outros, sem nada terem a perder, correm de facto, cronometrando o tempo e o espaço na cadência que mais se lhes ajusta. Pertenço ao segundo grupo, corro durante uma hora, mas não lhes forneço a quilometragem percorrida para não ficarem com ideias, que entre a reputação de presunçoso e as marcas da vida a fronteira é muito ténue.
Os do primeiro grupo, são os que já "correram" lado-a-lado com Jorge Sampaio, ao que afirmam a quem os quer ouvir (e audiência para estes relatos é coisa que não falta) e já tive oportunidade de constatar numa esplanada próxima enquanto me preparava para iniciar o meu exercício num destes domingos. Um sujeito dos seus trinta anos, mais encarnado que um tomate, com vocabulário de director de média empresa, rodeado de ouvintes estupefactos, contava: «Primeiro, ultrapassou-me um gajo entroncado e de bigode, com uma pedalada diabólica -e eu já vinha a dar-lhe bem!, ao mesmo tempo que me fazia um sinal com a cabeça, querendo significar que ainda vinha mais alguém atrás a quem eu devia dar atenção. Vocês não queiram saber quando olho para o meu lado esquerdo e vejo o presidente da república!! Parei, pois claro!, mas ainda tive tempo de o ver piscar-me um olho como quem diz: "deste o berro, ehn! ó meu?!". Nunca mais me vou esquecer deste dia, podem crer!».
Eu juro que nunca o vi por aqui. Quando corro, dirijo o olhar para o meu interior e revejo percursos que fiz e pondero nos que virei a fazer; a pé, de carro, a cavalo ou de mota. A paisagem exterior é apenas uma referência da actualidade.
* Agora não se esqueçam de ir para aqueles lados e começarem a perguntar a qualquer bicho careta, de fato de treino, se por acaso não é o Legível... Tenham tento!

35 Comments:

Blogger mjm said...

Achei lindo o "dirijo o olhar para o meu interior e revejo percursos que fiz e pondero nos que virei a fazer"!
Ora aí está um jogging que não é para joking... Parecia até um jogging endoscópico...
Eu, não corro nem fico a ver quem corre. Sou uma preguiçosa para despostos tão radicais - talvez por isso não endoscope como devia...

18/9/05 19:45  
Blogger Fátima Santos said...

e eu que cuidava que a juventude, nessa faixa etária,só nos spam's; fico contente de saber e inda mais com esse sábio "dirijo o olhar para o meu interior(...)" Mas isso é que não consigo: se um destes dias for para esses lados...ai estarei por certo dirigindo o meu olhar para todo o espadaudo de menos de 30 anos ou enfasadito com ar inteligente,e pensando no meus interior: "será o Legível?"

18/9/05 19:53  
Blogger sotavento said...

Depreendo que é "juro que nunca o tinha visto antes" ou então não faz sentido... (estou a ver mal?) Não é para te corrijir, que eu não sou dessas, é só para perceber!...
O que não faria sentido nenhum era eu ir para esse sítio, cheio de "catedrais da cultura" (jumbos, continentes, colombos e assim) à procura de agulha em palheiro! O mais certo era picar-me na dita!... ;)

18/9/05 21:07  
Blogger JPD said...

Eu garanto-te que não farei a pergunta. Por uma razão muito simples: tenho a certeza absoluta que és tu. «E porquê. Prova!» Simples, acrescentarei: separando o teu nickname temos LEG=PERNAS ÍVEL= (FAZENDO A LIAISON!) dá uma ligação perfeita. Quem mais poderia ser senão tu?!
O texto está bom. Gostei.
Um abração

18/9/05 23:42  
Blogger manhã said...

As coisas que se fazem em Belém! Pois que aquela zona deve ter um iman qualquer, dá mesmo uma certa pedalada, à noite nem se fala!

18/9/05 23:59  
Blogger segurademim said...

Gosto de exercício (mental)... de andar gosto que me farto !!

Vou muito para os lados onde tu dizes que "jog gringas" = jogas o olho prás gringas, que ali há muitas de várias cores, formatos e desacatos...

E isso é só ao domingo? não pode ser todos os dias??? aí sim! ganda cabedal !!! faxavor de largar o fato de treino e usar calções e ... chega ! humm, pernas peludas e musculadas !!!

E tu achas que o jorge corre ao domingo??? já o vi lá mais a maria, mas foi na hora de serviço!

19/9/05 10:48  
Blogger Joana said...

Como o meu coração não permite grandes corridas, nado.
Prefiro bater com os braços na àgua para descarregar as frsutrações e soltar os sapos que engoli, ou acariciá-la quando a solidão aperta... gosto do silêncio da água, como se ainda estivessemos para nascer...
Em ambas actividades, tentamos dar nozinhos no que se partiu ou então desembaraçar o que se complicou em nós...
A quem dera o Freud tão bela terapia!
:)

p.s.
Acho que vou fazer como aqueles taxistas que esperam pessoas nos aeroportos: vou correr para o passeio com uma tabuletinha presa ao pescoço... "procuro Legível"
é que andar a perguntar às pessoas é uma maçada!

19/9/05 11:09  
Blogger 索菲娅 said...

corpo são, mente sã...mente sã, corpo são...deve repetir.se pelo menos 3 sequências de 15 diariamente...ao fim de uma semana verá os resultados!!! não falha!!! bxox ;)

20/9/05 00:16  
Blogger Amora Silvestre said...

"Tenham tento" ... ó caríssimo!
Eu bem "tento", mas... jogging ao Domingo de manhã...era coisa pra me dar..."uma coisa", pronto :o)

Mas caminho tantas vezes, entre o Estoril e Cascais, ali à beirinha, com o mar à vista. À vista e ao toque, quando o mar está bravo, é cada respingadela!!!
E que bem que sabe :o))

20/9/05 10:50  
Blogger mdm said...

Bem, eu prometo que não vou à tua procura, ando um bicho da preguiça para fazer exercício e jogging no way! :)
Beijos e boa semana!

20/9/05 11:23  
Blogger batista filho said...

Com este post "pegaram no teu pé" direitinho!... E como o espírito satírico tomou conta da maioria de quem te lê, inclusive eu, nem deu para levar em conta a "tirada" filosófica do texto!
:)
Deixo um abraço e uma gargalhada.

20/9/05 16:53  
Blogger Black Rider said...

Passei por aí no domingo à tarde. Não, não ia de fato de treino nem a correr, mas de certeza que ia a "dar o berro". É curiosa a história com o PR, mas por mais resistência que ele tenha o país está a correr no sentido contrário- se é que não está mesmo parado a tomar um café na esplanada porque a crise e o défice não dão para mais, enquanto observa as moças despojadas dos seus trajos num Verão que não mais acaba. Sempre que passo por aí denoto o abismo que separa esses jardins dos espaços áridos do resto do país.
Pode ser que um dia choquemos um com o outro, se é que isso já não aconteceu.
abraço

20/9/05 17:03  
Blogger Joana said...

hehehehe...Tu fazes-me ser repetitiva mas já te disse esta semana que vir ao Papel de fantasia é um tonificante para a minha alma?! O meu jogging diário é vir a correr para aqui para te ler.
No ginásio também proliferam os desportistas-rasantes. Aqueles que fazem 10 minutos de exercicio e meia hora de intervalo nas máquinas para vislumbrar o panorama feminino, claro sempre com o equipamento completo, acessórios e até 'dispensáveis'. Há pessoas engraçadas, ah se há.
Beijinho e continuação de bom jogging

21/9/05 10:31  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Mjm:
A tua sorte são os meus rudimentares conhecimentos do idioma de Cervantes*.
Querias dizer/escrever "jogging endoscópico", com " correr depois do fim dos copos"? Se assim é, não deve lá ser muito boa ideia; que correr aos esses pode dar trambolhão...
Tu, ao contrário, não "finalizas os copos como devias"?!
Comentário mais misterioso!?

* Jornalista desportivo, nascido em Londres.

21/9/05 14:44  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Seila:
Se a dificuldade na resposta ao comentário anterior, foi o que se viu, contigo então nem é bom falar! tens de me explicar essa dos "spam´s"; estou a zero!
O mais prático é anunciares (com um megafone) «CHEGOU A SEILA!! CHEGOU A SEILA!!».
E depois fazemos uma corridinha, tá?

21/9/05 14:50  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Sotavento:

Podes, e deves, corrigir-me sempre que assim o entenderes, que eu só posso agradecer; à* coisas que passam sem se dar por elas, na azáfama da escrita.
Fazes uma ideia errada deste local; esses "locais da cultura" de que falas, não estão próximos do local onde pratico este agradável exercício. O mais ´chegado é o Centro Comercial de Belém**.

*Estás a ver? Já me escapava esta; "à" sem "agá"?!
**Centro Cultural de Belém.

21/9/05 14:58  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Jpd:
Meu caro Watson : descobriste-me a careca! Agora tenho de mudar de sítio; vou fazer jogging para o Universitário...
Abraço.

21/9/05 15:10  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Manhã:
É uma óptima zona, sim senhores! tem assim um certo ar cosmopolita; um cheirinho a New York, Estocolmo ou...Barreiro.*
Nunca lá fiz joggig à noite...

* Sem desprimor para os seus habitantes...

21/9/05 15:15  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Segurademim:
Fazes muito bem em "gostar de andar"! Eu, o que mais gosto, é de andar de avião! Um sujeito "põe-se lá num instante".
Isto já "vem de criança"; eu teimava em andar de gatas, o meu pai perdia as estribeiras, dava-me um pontapé no rabo...e lá ia eu a voar!

Já lá viste o Jorge e a Maria "em serviço"?!. Olha que por acaso nunca reparei que houvessem por ali muitos polícias de giro...

21/9/05 15:22  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Joana:
Ó pá! Tu tens uma relação de amor-ódio com o elemento líquido!
Talvez seja por esse motivo que eu prefira beber que nadar...
Já sabes: se na swimming pool que frequentas, vires um tipo à beira da mesma, cabeça para baixo e sorvendo água...
...escusas de ir a Belém. Encontraste-me!

21/9/05 15:32  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Manuel:
Boa! Essa é outra forma de "fazer desporto" que não desperdiço.
Com comida chinesa é que engalinho um bocado; prefiro a cozinha albanesa. Passei lá dois anos a dar formação...vinícola. No tempo em que eles queriam à viva força que "se haviam de abrir torneiras da terra e jorrasse o vinho do porto a cântaros"!

Abraço.

21/9/05 15:44  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Fi@:

Corpo são, mente sã; corpo são, mente sã; corpo são, mente sã; corpo são, mente sã; corpo são, mente sã; corpo são, mente sã; corpo são, mente sã; corpo são, mente sã; corpo são, mente sã; corpo são, mente sã; corpo são, mente sã; corpo são, mente sã; corpo são, mente sã; corpo são, mente sã, corpo são, mente sã.

A primeira série de quinze em cinco está feita. Mas olha que não notei melhoras nenhumas...

Beijos.

21/9/05 16:00  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Pp:
Ora esta! Afinal tenho aqui uma quase vizinha geográfica; eu também ando na "linha", umas vezes. Outras, descarrilo...
Esses passeios fazem bem e lavam-nos a alma e o...vestuário.

21/9/05 16:03  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Concha:
Se "és um bicho de preguiça" então nem tentes encontrar-me.
Depressivo-maníaco pelo movimento é o meu nome...além de Legível.
Beijos e bom resto de semana!

21/9/05 16:06  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Winters:
Também fiz atletismo. Comecei a treinar no Dramático de Cascais salto à vara e representei durante duas épocas o Paço D´Arcos no lançamento do peso; no ano seguinte fiz salto em comprimento no Desportivo de Carcavelos e finalmente três épocas, no martelo, com as cores do Sport Algés e Dafundo.
Tenho o corpo todo deformado...

21/9/05 16:16  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Batista filho:
A ideia é mesmo essa! Que o pessoal sorria, ria e gargalhe.
Se assim fôr, a filosofia vai às urtigas mas a mensagem não se perde.
Abraço.

21/9/05 16:28  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Black rider:
Quem sabe, meu amigo; se já andámos a correr lado a lado, neste ou outros "jardins" (tão desiguais e injustos uns dos outros)?
O país é "pequeno" demais para as pessoas não se "encontrarem" nas suas alegrias e amarguras.
Abraço.

21/9/05 16:34  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Mood:
Tu também és uma boa observadora do quotidiano e...bem-disposta. Que melhor sintonia poderíamos desejar para passarmos uns momentos a mostrar os dentes de alegria?!

Beijinho.

(obrigado, mas por hoje chega; já fiz cinco quilómetros...sentado.)

21/9/05 16:39  
Blogger mjm said...

ahahahahahah
Não sei o q prefiro: se ler os posts, se me perder no joking dos comentários...
E, sim. Podes perfeitamente usar esse teu dom poligrota (pelo menos, de francezismos, gostas...)

21/9/05 17:57  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Mjm:


Não sei se chore se ria;
"poligrota ou poligruta"?
Já dizia a minha tia*
isto aqui há muita fruta!

* Tinha uma banca no Mercado de Alcântara.

21/9/05 18:15  
Blogger Fátima Santos said...

oh! que felicidade esta de encontar um blogueiro da mesma escola de um outro que me anda fazendo tanta falta (e por quem ainda choro,confesso, e chamo de ingrato sem que deixe de pensar que o pobre pode mesmo andar por aí perdido ...sei lá))mas, dizia eu: que bom! ler este rol de comentários e contra comentário, dois a três dias depois do post - é como os pastéis de Belém quentinhos que se degustam enquanto se apanham os pedacinhos que caem no regaço ou ficam presos no bigode... Que bom ter-te conhecido, Legível! Obrigada!

21/9/05 18:16  
Blogger Fátima Santos said...

ah! spam's erro crasso do vício da net! era SPA's amigo Legível!

21/9/05 18:17  
Blogger mjm said...

ahahahahah

Ter cometido uma gaffe
Já me valeu gargalhada
Essa tia era de Fafe
Ou só vendia peixe espada?

Ó Seila, tu não insistas
Ele há clones por todo o lado
Faz-te parva; de curtas vistas
Senão 'tá o caldo entornado...

21/9/05 19:17  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Seila:
Tenho muita pena por ti, pois reconheço que não saber de um amigo (e de quem falas com tanto carinho) deve ser uma perda que deve custar muito; e se "fez uma escola" deve ser um bom arquitecto...
Fiquei orgulhoso de comparares os diálogos que aqui se estabelecem a "pastéis de nata quentinhos". Espalhar "coisas doces" por aqui não estava exactamente nos meus propósitos iniciais quando iniciei este blog...mas porque tenho uma certa mão para a doçaria...olha... vamos nisso!
Também estou a gostar de te conhecer. Obrigado!

SPA´s: As diversas filiais da Sociedade Portuguesa de Autores?!
Pronto! Já me lembrei; são aqueles centros de "rejuvenescimento"!

21/9/05 20:17  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Mjm:

Vendia peixe de espada,
cherne, xaputa e safio;
e não se ensaiava nada
para mandar tudo...pró rio.

O que escreveste à Seila
já não é da minha alçada;
vamos mas é ao jantar
que me cheira a caldeirada!

21/9/05 20:28  

Post a Comment

<< Home