O JOGGING
Antes de almoçar fiz o meu jogging matinal-domingueiro, na zona ribeirinha, que vai de Belém às docas de Santo Amaro ou vice-versa*. É uma zona in na capital, para quem gosta de dar o corpo ao manifesto. Alguns, limitam-se a passear o vestuário desportivo de marca, ensaiando de dez em dez minutos uma corrida rápida de trinta metros, regressando a casa para o duche, ao cabo de meia hora; outros, sem nada terem a perder, correm de facto, cronometrando o tempo e o espaço na cadência que mais se lhes ajusta. Pertenço ao segundo grupo, corro durante uma hora, mas não lhes forneço a quilometragem percorrida para não ficarem com ideias, que entre a reputação de presunçoso e as marcas da vida a fronteira é muito ténue.
Os do primeiro grupo, são os que já "correram" lado-a-lado com Jorge Sampaio, ao que afirmam a quem os quer ouvir (e audiência para estes relatos é coisa que não falta) e já tive oportunidade de constatar numa esplanada próxima enquanto me preparava para iniciar o meu exercício num destes domingos. Um sujeito dos seus trinta anos, mais encarnado que um tomate, com vocabulário de director de média empresa, rodeado de ouvintes estupefactos, contava: «Primeiro, ultrapassou-me um gajo entroncado e de bigode, com uma pedalada diabólica -e eu já vinha a dar-lhe bem!, ao mesmo tempo que me fazia um sinal com a cabeça, querendo significar que ainda vinha mais alguém atrás a quem eu devia dar atenção. Vocês não queiram saber quando olho para o meu lado esquerdo e vejo o presidente da república!! Parei, pois claro!, mas ainda tive tempo de o ver piscar-me um olho como quem diz: "deste o berro, ehn! ó meu?!". Nunca mais me vou esquecer deste dia, podem crer!».
Eu juro que nunca o vi por aqui. Quando corro, dirijo o olhar para o meu interior e revejo percursos que fiz e pondero nos que virei a fazer; a pé, de carro, a cavalo ou de mota. A paisagem exterior é apenas uma referência da actualidade.
* Agora não se esqueçam de ir para aqueles lados e começarem a perguntar a qualquer bicho careta, de fato de treino, se por acaso não é o Legível... Tenham tento!
35 Comments:
Achei lindo o "dirijo o olhar para o meu interior e revejo percursos que fiz e pondero nos que virei a fazer"!
Ora aí está um jogging que não é para joking... Parecia até um jogging endoscópico...
Eu, não corro nem fico a ver quem corre. Sou uma preguiçosa para despostos tão radicais - talvez por isso não endoscope como devia...
e eu que cuidava que a juventude, nessa faixa etária,só nos spam's; fico contente de saber e inda mais com esse sábio "dirijo o olhar para o meu interior(...)" Mas isso é que não consigo: se um destes dias for para esses lados...ai estarei por certo dirigindo o meu olhar para todo o espadaudo de menos de 30 anos ou enfasadito com ar inteligente,e pensando no meus interior: "será o Legível?"
Depreendo que é "juro que nunca o tinha visto antes" ou então não faz sentido... (estou a ver mal?) Não é para te corrijir, que eu não sou dessas, é só para perceber!...
O que não faria sentido nenhum era eu ir para esse sítio, cheio de "catedrais da cultura" (jumbos, continentes, colombos e assim) à procura de agulha em palheiro! O mais certo era picar-me na dita!... ;)
Eu garanto-te que não farei a pergunta. Por uma razão muito simples: tenho a certeza absoluta que és tu. «E porquê. Prova!» Simples, acrescentarei: separando o teu nickname temos LEG=PERNAS ÍVEL= (FAZENDO A LIAISON!) dá uma ligação perfeita. Quem mais poderia ser senão tu?!
O texto está bom. Gostei.
Um abração
As coisas que se fazem em Belém! Pois que aquela zona deve ter um iman qualquer, dá mesmo uma certa pedalada, à noite nem se fala!
Gosto de exercício (mental)... de andar gosto que me farto !!
Vou muito para os lados onde tu dizes que "jog gringas" = jogas o olho prás gringas, que ali há muitas de várias cores, formatos e desacatos...
E isso é só ao domingo? não pode ser todos os dias??? aí sim! ganda cabedal !!! faxavor de largar o fato de treino e usar calções e ... chega ! humm, pernas peludas e musculadas !!!
E tu achas que o jorge corre ao domingo??? já o vi lá mais a maria, mas foi na hora de serviço!
Como o meu coração não permite grandes corridas, nado.
Prefiro bater com os braços na àgua para descarregar as frsutrações e soltar os sapos que engoli, ou acariciá-la quando a solidão aperta... gosto do silêncio da água, como se ainda estivessemos para nascer...
Em ambas actividades, tentamos dar nozinhos no que se partiu ou então desembaraçar o que se complicou em nós...
A quem dera o Freud tão bela terapia!
:)
p.s.
Acho que vou fazer como aqueles taxistas que esperam pessoas nos aeroportos: vou correr para o passeio com uma tabuletinha presa ao pescoço... "procuro Legível"
é que andar a perguntar às pessoas é uma maçada!
corpo são, mente sã...mente sã, corpo são...deve repetir.se pelo menos 3 sequências de 15 diariamente...ao fim de uma semana verá os resultados!!! não falha!!! bxox ;)
"Tenham tento" ... ó caríssimo!
Eu bem "tento", mas... jogging ao Domingo de manhã...era coisa pra me dar..."uma coisa", pronto :o)
Mas caminho tantas vezes, entre o Estoril e Cascais, ali à beirinha, com o mar à vista. À vista e ao toque, quando o mar está bravo, é cada respingadela!!!
E que bem que sabe :o))
Bem, eu prometo que não vou à tua procura, ando um bicho da preguiça para fazer exercício e jogging no way! :)
Beijos e boa semana!
Com este post "pegaram no teu pé" direitinho!... E como o espírito satírico tomou conta da maioria de quem te lê, inclusive eu, nem deu para levar em conta a "tirada" filosófica do texto!
:)
Deixo um abraço e uma gargalhada.
Passei por aí no domingo à tarde. Não, não ia de fato de treino nem a correr, mas de certeza que ia a "dar o berro". É curiosa a história com o PR, mas por mais resistência que ele tenha o país está a correr no sentido contrário- se é que não está mesmo parado a tomar um café na esplanada porque a crise e o défice não dão para mais, enquanto observa as moças despojadas dos seus trajos num Verão que não mais acaba. Sempre que passo por aí denoto o abismo que separa esses jardins dos espaços áridos do resto do país.
Pode ser que um dia choquemos um com o outro, se é que isso já não aconteceu.
abraço
hehehehe...Tu fazes-me ser repetitiva mas já te disse esta semana que vir ao Papel de fantasia é um tonificante para a minha alma?! O meu jogging diário é vir a correr para aqui para te ler.
No ginásio também proliferam os desportistas-rasantes. Aqueles que fazem 10 minutos de exercicio e meia hora de intervalo nas máquinas para vislumbrar o panorama feminino, claro sempre com o equipamento completo, acessórios e até 'dispensáveis'. Há pessoas engraçadas, ah se há.
Beijinho e continuação de bom jogging
Para Mjm:
A tua sorte são os meus rudimentares conhecimentos do idioma de Cervantes*.
Querias dizer/escrever "jogging endoscópico", com " correr depois do fim dos copos"? Se assim é, não deve lá ser muito boa ideia; que correr aos esses pode dar trambolhão...
Tu, ao contrário, não "finalizas os copos como devias"?!
Comentário mais misterioso!?
* Jornalista desportivo, nascido em Londres.
Para Seila:
Se a dificuldade na resposta ao comentário anterior, foi o que se viu, contigo então nem é bom falar! tens de me explicar essa dos "spam´s"; estou a zero!
O mais prático é anunciares (com um megafone) «CHEGOU A SEILA!! CHEGOU A SEILA!!».
E depois fazemos uma corridinha, tá?
Para Sotavento:
Podes, e deves, corrigir-me sempre que assim o entenderes, que eu só posso agradecer; à* coisas que passam sem se dar por elas, na azáfama da escrita.
Fazes uma ideia errada deste local; esses "locais da cultura" de que falas, não estão próximos do local onde pratico este agradável exercício. O mais ´chegado é o Centro Comercial de Belém**.
*Estás a ver? Já me escapava esta; "à" sem "agá"?!
**Centro Cultural de Belém.
Para Jpd:
Meu caro Watson : descobriste-me a careca! Agora tenho de mudar de sítio; vou fazer jogging para o Universitário...
Abraço.
Para Manhã:
É uma óptima zona, sim senhores! tem assim um certo ar cosmopolita; um cheirinho a New York, Estocolmo ou...Barreiro.*
Nunca lá fiz joggig à noite...
* Sem desprimor para os seus habitantes...
Para Segurademim:
Fazes muito bem em "gostar de andar"! Eu, o que mais gosto, é de andar de avião! Um sujeito "põe-se lá num instante".
Isto já "vem de criança"; eu teimava em andar de gatas, o meu pai perdia as estribeiras, dava-me um pontapé no rabo...e lá ia eu a voar!
Já lá viste o Jorge e a Maria "em serviço"?!. Olha que por acaso nunca reparei que houvessem por ali muitos polícias de giro...
Para Joana:
Ó pá! Tu tens uma relação de amor-ódio com o elemento líquido!
Talvez seja por esse motivo que eu prefira beber que nadar...
Já sabes: se na swimming pool que frequentas, vires um tipo à beira da mesma, cabeça para baixo e sorvendo água...
...escusas de ir a Belém. Encontraste-me!
Para Manuel:
Boa! Essa é outra forma de "fazer desporto" que não desperdiço.
Com comida chinesa é que engalinho um bocado; prefiro a cozinha albanesa. Passei lá dois anos a dar formação...vinícola. No tempo em que eles queriam à viva força que "se haviam de abrir torneiras da terra e jorrasse o vinho do porto a cântaros"!
Abraço.
Para Fi@:
Corpo são, mente sã; corpo são, mente sã; corpo são, mente sã; corpo são, mente sã; corpo são, mente sã; corpo são, mente sã; corpo são, mente sã; corpo são, mente sã; corpo são, mente sã; corpo são, mente sã; corpo são, mente sã; corpo são, mente sã; corpo são, mente sã; corpo são, mente sã, corpo são, mente sã.
A primeira série de quinze em cinco está feita. Mas olha que não notei melhoras nenhumas...
Beijos.
Para Pp:
Ora esta! Afinal tenho aqui uma quase vizinha geográfica; eu também ando na "linha", umas vezes. Outras, descarrilo...
Esses passeios fazem bem e lavam-nos a alma e o...vestuário.
Para Concha:
Se "és um bicho de preguiça" então nem tentes encontrar-me.
Depressivo-maníaco pelo movimento é o meu nome...além de Legível.
Beijos e bom resto de semana!
Para Winters:
Também fiz atletismo. Comecei a treinar no Dramático de Cascais salto à vara e representei durante duas épocas o Paço D´Arcos no lançamento do peso; no ano seguinte fiz salto em comprimento no Desportivo de Carcavelos e finalmente três épocas, no martelo, com as cores do Sport Algés e Dafundo.
Tenho o corpo todo deformado...
Para Batista filho:
A ideia é mesmo essa! Que o pessoal sorria, ria e gargalhe.
Se assim fôr, a filosofia vai às urtigas mas a mensagem não se perde.
Abraço.
Para Black rider:
Quem sabe, meu amigo; se já andámos a correr lado a lado, neste ou outros "jardins" (tão desiguais e injustos uns dos outros)?
O país é "pequeno" demais para as pessoas não se "encontrarem" nas suas alegrias e amarguras.
Abraço.
Para Mood:
Tu também és uma boa observadora do quotidiano e...bem-disposta. Que melhor sintonia poderíamos desejar para passarmos uns momentos a mostrar os dentes de alegria?!
Beijinho.
(obrigado, mas por hoje chega; já fiz cinco quilómetros...sentado.)
ahahahahahah
Não sei o q prefiro: se ler os posts, se me perder no joking dos comentários...
E, sim. Podes perfeitamente usar esse teu dom poligrota (pelo menos, de francezismos, gostas...)
Para Mjm:
Não sei se chore se ria;
"poligrota ou poligruta"?
Já dizia a minha tia*
isto aqui há muita fruta!
* Tinha uma banca no Mercado de Alcântara.
oh! que felicidade esta de encontar um blogueiro da mesma escola de um outro que me anda fazendo tanta falta (e por quem ainda choro,confesso, e chamo de ingrato sem que deixe de pensar que o pobre pode mesmo andar por aí perdido ...sei lá))mas, dizia eu: que bom! ler este rol de comentários e contra comentário, dois a três dias depois do post - é como os pastéis de Belém quentinhos que se degustam enquanto se apanham os pedacinhos que caem no regaço ou ficam presos no bigode... Que bom ter-te conhecido, Legível! Obrigada!
ah! spam's erro crasso do vício da net! era SPA's amigo Legível!
ahahahahah
Ter cometido uma gaffe
Já me valeu gargalhada
Essa tia era de Fafe
Ou só vendia peixe espada?
Ó Seila, tu não insistas
Ele há clones por todo o lado
Faz-te parva; de curtas vistas
Senão 'tá o caldo entornado...
Para Seila:
Tenho muita pena por ti, pois reconheço que não saber de um amigo (e de quem falas com tanto carinho) deve ser uma perda que deve custar muito; e se "fez uma escola" deve ser um bom arquitecto...
Fiquei orgulhoso de comparares os diálogos que aqui se estabelecem a "pastéis de nata quentinhos". Espalhar "coisas doces" por aqui não estava exactamente nos meus propósitos iniciais quando iniciei este blog...mas porque tenho uma certa mão para a doçaria...olha... vamos nisso!
Também estou a gostar de te conhecer. Obrigado!
SPA´s: As diversas filiais da Sociedade Portuguesa de Autores?!
Pronto! Já me lembrei; são aqueles centros de "rejuvenescimento"!
Para Mjm:
Vendia peixe de espada,
cherne, xaputa e safio;
e não se ensaiava nada
para mandar tudo...pró rio.
O que escreveste à Seila
já não é da minha alçada;
vamos mas é ao jantar
que me cheira a caldeirada!
Post a Comment
<< Home