Thursday, September 22, 2005

O REGRESSO do FILHO PRÓDIGO

Quando entrei na papelaria do Casimiro, lhe dei os bons-dias e lhe estendi a mão com o dinheiro trocado para o jornal que ele retiraria do expositor aramado, o ritual diário quebrou-se. Não fez caso do meu gesto -ou nem reparou, rodeou o improvisado balcão do espaço acanhado, chegou-se a mim, abraçou-me e disse com a voz embargada «O meu filho chegou!».
.......................
O Casimiro é uma figura conhecida e, diga-se em abono da verdade, respeitada: porque tem sempre uma palavra simpática para toda a gente, é diplomático sem ser untoso e... ele e a papelaria estão ali, parece que desde sempre. Mas nos últimos dois anos o Casimiro ainda se tornou mais popular porque o filho mais velho, o Júlio, que foi o presidente da nossa Junta de Freguesia, foi indiciado num processo-crime que, segundo o que constou, metia dinheiros mal-parados da freguesia. Antes de ser ouvido em tribunal, o autarca, para espanto de todos, meteu-se num avião para o Funchal e por lá foi ficando...até hoje.
O Casimiro apenas me tocou no assunto uma única vez «Se ele me tivesse pedido uma opinião, só lhe poderia ter dito para ficar; uma pessoa de bem, não foge nem está acima da justiça». Os clientes habituais não deixaram de ser clientes do Casimiro, por via do acontecimento; alguns outros -e não foram poucos!, sabendo da opinião do pai do Júlio, contestaram-no, afirmando que nunca um presidente de uma Junta tinha feito tanto por uma freguesia como ele; fosse ou não, culpado de qualquer tipo de delito. E formou-se mesmo um movimento de apoio ao Júlio, em próximas eleições autárquicas. Este, apenas foi visto de relance numa transmissão televisiva de um encontro de futebol, quando uma equipa do continente jogou na ilha. Alberto João, nunca a ele se referiu. A sua atenção sempre esteve mais virada para os cubanos, porto-riquenhos e espanhóis.
Hoje, Júlio regressou, aterrando na Portela e entregando-se às autoridades. Vai concorrer às eleições e gozar de imunidade política por esse motivo; diz-se. As sondagens atribuem-lhe algum favoritismo. Centenas de fregueses foram esperá-lo ao aeroporto para lhe darem uma palavra de conforto após tão dramática e sacrificada ausência.
.............................
Casimiro, passou-me o jornal para a mão e eu disse-lhe «Sei que você é pai; mas se o seu filho ganha as eleições mudo-me daqui. Vou residir para Felgueiras!».

36 Comments:

Blogger mjm said...

ahahahahahahahahahahaha
Rio-me do post!
Que fiquei em estado de choque qd vi as notícias na rtp2.
Como eu não estou ao abrigo de nenhuma imunidade, olha: Português Fumar Mata Azul...

22/9/05 01:07  
Blogger mjm said...

Se não houver desse, tb pode ser igaul a um q tenho aqui: Português Fumar Prejudica Gravemente A Sua Saúde E A Dos Que O Rodeiam. Mas se não te lembrares deste, pede o outro, q o sr. Casimiro há-de entender

22/9/05 01:09  
Blogger mjm said...

Para abreviar tb podes pedir:
Português Prejudica Gravemente A Saúde Dos Que O Rodeiam
:(

22/9/05 01:10  
Blogger Fadista said...

Caro Legível,
gostei, uma vez mais, de o ler!
Ainda bem que o Júlio não convidou uma cambada em prisão preventiva. Se o tivesse feito, estariam agora todos cá fora para segunda-feira começarem a fazer campanha!...
É inqualifiável, mas é o que temos!

22/9/05 09:35  
Blogger Amora Silvestre said...

Eu também já decidi!
Vou morar pra Felgueiras!
Decidi... está decidido!

Ainda por cima, aqui em Lisboa, há candidatos que não se cumprimentam, há rostos de candidatos que passam pela frente do nosso carro, ainda por cima em tamanho gigante!!!! Ná, vou pra Felgueiras. Lá é tudo muito mais calmo!

22/9/05 10:21  
Blogger sotavento said...

E aos chineses, o Alberto também dá atenção aos chineses...
E o Azevedo é um herói porque descobriu o Mourinho!... ;)

22/9/05 11:28  
Blogger musqueteira said...

Viva Legível,
Pois é...Felgueiras ainda vai ser um dia...Capital de um Distrito qualquer...;)Ora se vai!

22/9/05 12:29  
Blogger segurademim said...

Pobre Casimiro, está fora de moda !!! o mesmo não se pode dizer do filhinho... a surfar a crista da onda ! o mangano !

Pois é isto está a ficar pequeno...
vou ficar por aqui mesmo, não tenho para onde me mudar; na certeza porém de que nas próximas eleições com o meu voto é que eles não contam....

22/9/05 15:44  
Blogger armando s. sousa said...

Felgueiras, nobre cidade tão mal tratada pela comunicação social, principalmente por causa da " ex. Garota de Ipanema". Voltou e pelo que me foi dado a apreciar nas ruas da cidade, vai ganhar as eleições.
Um abraço.

22/9/05 17:54  
Blogger JPD said...

Está excelente!
Pura ironia esta que aqui nos deixas. Muitíssimo bom.
Um abração

22/9/05 22:17  
Blogger Dinis CorteReal said...

Cinco estrelas!

Parabéns... grande post!

22/9/05 23:53  
Blogger Fátima Santos said...

Ganda pinta,Legível!

23/9/05 00:04  
Blogger Joana said...

Espetaculo!
Grande texto!
Como dizia um senhor de voz embragada na Tv: "Fátima Felgueiras é a nossa padroeira!"

23/9/05 12:04  
Blogger batista filho said...

Por que será que quando leio sobre acontecimentos políticos d'outros recantos, mesmo assim a impressão que tenho é que estão a falar dos da minha aldeia?

Por que será que a expressão de inteligência e sinceridade do presidente da nação mais poderosa da atualidade se assemelhe tanto com a do prefeito da aldeia vizinha?

... Ao te ler hoje, mais uma pergunta se juntou às formuladas acima:

- Serão todos eles nascidos da mesma chocadeira???

23/9/05 13:50  
Blogger SpiritMan aka BacardiMan said...

Pois dissimulado ou nem tanto, julgar ou não julgar, dá vontade de facto... o Ser Humano é complicado, e acima de tudo o teu texto é, pra mim, pedagógico porque encara o Ser na sua plenitude (pontos positivos e negativos) e só assim o podemos descomplexificar ou compreender melhor. Mas claro, isto dá muito trabalho, e é mais fácil julgar, nomeadamente quando se exige, ou espera algo...

Abraço... ando sem tempo quase pra vir à net, mas enfim, haja trabalho!

23/9/05 15:49  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Mjm:
Outrora -por relatos dos mais antigos, existia uma marca de tabaco interessante: o "Português Suave com Filtro". Da marca se inferem duas coisas.
1ª- Que nesses tempos, havia tabaco sem filtro e este "Português" deve ter sido o percursor de tal novidade tabagística;
2ª- Que a Polícia Política de então, tinha ao seu dispor, tecnologia de ponta, para filtrar os portugueses...

24/9/05 09:17  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Fadista:
Todos os continentes, paises, câmaras e freguesias deste mundo, têm os polícos que merecem; ou em quem acreditam.
Por isso acredito, que o "fado" não é uma expressão musical, pertença exclusiva da "alma" lusitana.

24/9/05 09:22  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Pp:
Pretendo ressalvar -nunca será demais repeti-lo, que as crónicas que aqui vos venho deixando, não são "exemplos de vida a seguir", "apelos bacocos à insurreição geral" ou "pedidos de assinaturas para uma lista dos gatos pretos do bairro da Serafina, em vias de extinção". Tratam-se apenas e tão só, de relatos do quotidiano, tal como os "oiço e vejo" e ...interpreto.
Decidiste "ir para Felgueiras!"; pois que vás...mas por tua "conta e risco".

24/9/05 10:01  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Sotavento:
Bem me queria parecer que estavam a faltar uns "amarelos" numa lista com muitas "cores".
Os meus sincelos agladecimentos...

24/9/05 10:03  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Musqueteira:
Viva!
Quem sabe?! Pelo caminho que as coisas estão a tomar, nem me admiraria que Coimbra passasse à condição de Vila e o Funchal à Capital do país...

24/9/05 10:08  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Segurademim:
Sinais dos tempos, como diz o meu avô. Sim que no tempo da sua (dele, do meu avô) juventude, alguma vez se surfava?!; nem sequer se snifava!!
Isso é que está mal! Deves cumprir o teu dever de cidadã; se não acreditas "neles", vota em ti.

24/9/05 10:12  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Manuel:
Pois, pois. É que não há mapa que te chegue!
Abraços!

24/9/05 10:13  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Armando ésse:
Olha que também pelo que foi dado observar na televisão, se aquele é o modelo da "garota de Ipanema" os brasileiros zarpavam de Copacabana em três tempos...ela é capaz de botar figura, talvez na práia da Póvoa de Varzim; e mesmo assim...
Abraço.

24/9/05 10:20  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Maria do Céu Costa:
Obrigado.
Cumprimentos.

24/9/05 10:22  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Jpd:
Não é assim tão "pura"; tem aditivos que me dispenso de colocá-los no "rótulo da embalagem", para o produto se comercializar melhor...
Abraço!

24/9/05 10:24  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Dinis cortereal:
Obrigado.
Não é dos maiores. Aqui há tempos escrevi um, que era tão grande,tão grande, que tive de o vender á tvi para adaptar a uma próxima telenovela.

24/9/05 10:37  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Seila:
Tenho muitas mais pintas! Grandes e pequenas. Até sou conhecido pelo "sardento da linha"...

Tem um bom fim de semana!

24/9/05 10:41  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Joana:
Os processos de canonização, têm de se iniciar o mais cedo possível! Quem sabe se neste momento, aquele senhor, não estará já a ridigir uma carta para o Vaticano...
Nestes casos, somos um povo de grande persistência e inabalável fé.

24/9/05 10:45  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Batista filho:
Há uma expressão em Portugal que reza assim: "ler pela mesma cartilha...".
Dos outros pontos do globo, as diferenças são quase de pormenor; o idioma, a côr da pele, o credo, o clima, o desporto favorito, a cozinha tradicional e por aí fora...
Os dirigentes políticos (uns mais esforçados, outros menos, como em tudo na vida) fazem o enorme "sacrifício" de que esses tais "pormenores" se mantenham em boa ordem. É verdade que há uma generosa fatia da população mundial que vive de forma indigna. Mas não isso não será também...um pormenor?!

Abraço.

24/9/05 10:53  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Bacardiman aka spiritman:
É pena andares pouco por aqui, porque se nota que és um "descodificador de textos" muito interessante.
Tem um bom fim de semana!

24/9/05 10:58  
Blogger SalsolaKali said...

LOL :(
Qualquer dia mudo-me para Espanha, juro que mudo.
Melhor... para uma ilha da Polinésia Francesa, e vou viver numa cabana à beira do mar, passo a comer aquilo que pescar e caçar, e isolo-me, escondo-me, vou-me perder na imensidão das areias brancas e mar azul para não ouvir mais falar de politica, democracia, legislação e futebol... e depois ainda dizem que estas gerações mais novas (as rascas) não têm qualquer interesse por politica e não votam…
Venham lá dar lições de moral.
BJ SK

24/9/05 12:07  
Blogger segurademim said...

Voto sempre em mim !! e nem tu imaginas com que intensidade e convicção...

24/9/05 14:26  
Blogger manhã said...

Já me tinha esquecido que o aeroporto se chamada da Portela talvez por tê-la!!

24/9/05 15:21  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Salsolakali:
Polinésia Francesa?! É um óptimo sítio para pescar; comi lá uma das melhores caldeiradas da minha vida; ou foi em Setúbal? Tenho de tirar isto a limpo...
Tem um bom fim de semana!
Bjs.

24/9/05 22:10  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Segurademim:
E ganhas alguma coisa?! Ou nem um lugar na Assembleia de Freguesia...?

24/9/05 22:12  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Manhã:
Também imagino que será por isso; aliás, não devem haver aeroportos sem portas nem cais...sem quedas.

24/9/05 22:15  

Post a Comment

<< Home