Thursday, May 28, 2009

A ESTAÇÃO MAIS QUENTE

Nada fácil chegar à fala com este Legível, disse para com os seus botões Macário B. após a septuagésima tentativa de ligação ao número que constava no cartão de visita que o seu amigo de longa data lhe tinha dado, depois de uma curta e apressada troca de palavras de circunstância, à porta de um dos ministérios no Terreiro do Paço e passados cerca de vinte anos sem terem notícias um do outro. O pequeno rectângulo de cartolina branca que voltou entre os dedos apenas lhe revelava o nome que reconhecia desde os primeiros tempos de escola (o outro era o "Banqueiro", porque o amigo desde cedo afirmava que quando fosse grande havia de ser rico) e logo abaixo, em Verdana e a negrito sub-secretário do estado. Macário B., pouco dado às coisas da política nunca lhe tinha passado pela cabeça que Legível tinha atingido tal patamar nos destinos da nação e surpreendendo-se uma vez mais com os insondáveis mistérios do destino interrogou-se: o amigo teria posto de lado o objectivo de ser rico e "apenas" pretenderia chegar a conselheiro do estado ou ambas as metas estariam agora nos seus próximos horizontes? De elucubração em elucubração, veio-lhe à memória que, na confusão da despedida rápida, Legível prevenindo-o dos seus muitos afazeres, foi avisando que se quisesse telefonar, o mais certo era ouvir a voz do seu empregado italiano. Bivalve, se a memória não o atraiçoava... E mais: que dali a poucos dias partia em viagem ministerial para a Capadócia.

.............................................................................

Se Legível pode ir para a Capadócia, que impedimento pode haver para que Alberto Oliveira não possa ir para um destino de férias tão bom ou melhor ainda? ou nem pouco mais ou menos? ou assim-assim? São coisas que nem se perguntam. Valem pela certeza que este espaço está encerrado durante uns tempos e nem vale a pena Macário B. insistir...

2009. Texto e vídeo de Alberto Oliveira.

44 Comments:

Blogger Justine said...

É a minha peça musical preferida, o concerto para trompa e saxofone de Bivalve!Imperdível!
(estou neura, porque hoje não a ouvi, ele não atendeu o telefone...)

28/5/09 17:50  
Blogger dona tela said...

Não sei que dizer. Então quem é que escreveu esta história? Foi o senhor Macário? E o senhor Legível deixa-o publicar assim no Papel? Deu-lhe a password? Alguma coisa me está a escapar. Será que ele deu uma Escapadócia como fez o filho do tio que não é primo do senhor que tem uma família que deus me livre? Não sei. O que eu acho é que a música que o senhor Bivalve toca parece feita para adormecer amêijoas na cataplana. Isto é que está aqui uma conversa digna de um procurador de provedores de bastonários de várias ordens que é o que eu tenho ouvido ultimamente e que só me dão vontade de lhes dar ca padóssia nas fissuras intra-craneanas.

Boa tarde senhor Macário. Boa noite senhor Legível, ande lá por onde andar. E divirta-se que isto por aqui não está para graças.

28/5/09 20:49  
Blogger oxalá said...

Que sorte a nossa!

Finalmente alguém legível num governo de Portugal!

Caramba!

28/5/09 22:18  
Blogger segurademim said...

... olha, olha!!!!

o famoso telefone do óh pai já sou ministro

29/5/09 09:25  
Blogger A said...

Logo o Vivaldi, olha que pontaria a dele hein?

Legível, um homem ocupadíssimo, e com muito bom gosto, pelos vistos... quando for grande também quero ser rica.


O amigo não seria o Macário Correia, não?

Ai que saudades do Independente!

eheheheh

29/5/09 12:34  
Blogger MagyMay said...

Acho que entre o "Banqueiro" e o sub-secretário de estado, o Legivel optou pela solução shampô/amaciador...
Quanto ao quadradinho animado (rsrs) diria que...som, imagem e "mobimento"...tu bamboleias ao som do Bivalde, canudo!!!

Vou-me daqui, roendo-me de inveja...
Porque não tenho eu um italiano???... porque não vou a Capadócia, se sempre foi o meu sonho?...porquê?..porquê??

29/5/09 13:55  
Blogger Li said...

Então, quando o legível voltar da capadócia, ele que nos mostre aqui algumas fotos da viagem...:)

bjitos

29/5/09 15:49  
Blogger Mar Arável said...

Os bivalves sempre gostaram

da Capadócia

Ainda hoje não sei porquê

mas tenho esperança

29/5/09 21:42  
Blogger Joana said...

Isto é que é um post todo modernaço!... a bem dizer inter-activo....
vejamos: a filmagem interage com o texto logo é "inter", depois a técnica de realização é super "activa" ao som do grande e inolvidável Bivalve!
Fantástico! :)

Bom fim-de-semana! :)

29/5/09 22:37  
Blogger lélé said...

É um excelente retrato da actuação dos nossos mui "íntegros" governantes...

30/5/09 02:37  
Blogger Ana Lina said...

O que eu gosto de bivalves. E nem precisam de ser italianos que não sou esquisita.

Já telefones não é comigo. Aborrece-me debitar para o plástico. E se me põem a ouvir musica de martelinhos então afino mesmo.

Mas como a Capadócia termina em beleza este texto está tudo perdoado, volta Legível.

31/5/09 05:51  
Blogger Alien8 said...

Por acaso, também tenho tido dificuldades em contactar esse Legível. Mas não me importo muito de ouvir o Vivaldi. Tudo depende do tempo de espera...

31/5/09 23:28  
Blogger Arábica said...

...E na capadócia comem-se bivalves ou quem sofre é como noutros países à beira mar plantados, o sr.mexilhão?

Tão agarradinhos à rocha eles (bivalves)estão! :))

Pelo sim, pelo não, vou tentar telefonar para o Legível para tirar as dúvidas! :)


Beijinhos sem cascas de moluscos.

31/5/09 23:46  
Blogger mixtu said...

queria ser rico...
hoje... politico...
bem... assim vai ser difícil...
espera... depois da politica...
é isso... ele foi para a politica para ficar rico quando sair dela...
banqueiro... vale mais do que um bom pastor...
digo eu...

abrazo serrano

1/6/09 00:37  
Blogger Teresa Durães said...

ah! Fora com essa gentalha que compõem os sucessivos governos! E se realmente chegou a rico, em nada se distânciou dos restantes colegas!

1/6/09 10:33  
Blogger Leonor said...

ah, mas é uma belissima música de entrada... o senhor Bivalve comporta-se à altura!

Capadócia, hem? e que misteriosos segredos de estado podem vir de lá que sejam legíveis?

1/6/09 18:52  
Blogger São said...

Excelente, gostei e muito!
Espero que se voltem a encontrar.
Boa semana.

2/6/09 11:23  
Blogger Rosa dos Ventos said...

Capadócia?
Onde é que já ouvi este nome?
Não é uma doença provocada pela gripe dos galos capões?:-))

Abraço

2/6/09 14:18  
Blogger Fá menor said...

Bivalve??? mas isso não é um molusco?

2/6/09 16:56  
Blogger PreDatado said...

Como eu sou meio boçal e provinciano essa da capadócia é onde capam os bácaros? Vá, diga lá que é para eu levar lá os meus javarditos.

3/6/09 21:06  
Blogger Ana Lina said...

(Só um aviso: espero que tenhas levado a tarantula à depilação)

(Este teu post está a ficar um pouco zoológico, não?!)

;)

3/6/09 23:43  
Blogger Rui said...

Macário B. entrou pela Capadócia a dentro como uma faca entra em manteiga deixada ao sol. "Alguém viu um sub-secretário de estado"?, perguntou ele em todas as línguas e dialectos que conhece. "Um rapaz bem posto, alto, espadaúdo, melena ao vento, com um bivalve atrás..." Ninguém tinha visto tamanha pessoa. Depois de, durante compridas horas, ter revolvido a Capadócia, prestes a desistir, um golpe de sorte: numa esplanada, um grupo de turistas discutia se o Paulo Bento era melhor que o Eriksson, se o Cristóvão da bófia era melhor que o Bettencourt do banco. Macário apresentou-se e perguntou se não tinham visto uma pessoa que tratou de descrever. "Quem, o Legível"? surpreendeu-se uma senhora. "Conhece-o"? "Claro, sou funcionária publica e agora estamos obrigados a conhecer a biografia dos membros do governo..." "Viu-o por aí"? "Por aqui? Mas ele não veio para aqui. Mandou um mail a toda a administração pública a informar que ia para o ALLgarve, dar sol ao bivalve, e que não queria ser importunado, para evitarmos irmos a Boliqueime, onde lhe alugam uma vivenda".

4/6/09 12:11  
Blogger bettips said...

Legível ao Intendente já!
Legível a Procurador já! (deixem-no procurar, pf.)
Bicéfalos no poder: abaixo já!
Bi-válvulas a pilhas Duracell estão a durar tempo demais! E eu já vi este filme ainda o humilde pai de boliarde tinha esperanças que o filho salvasse o pitrol e o próprio petroleito, quer dizer, petroleiro.

Economista-administrador-delegado que me saíste, não era o que andavas "a pintar", com que então abotoando-se ... piifff mais um, já não há surpresas!
Bjs

4/6/09 15:59  
Blogger mixtu said...

legível...
ummmmm...
nada de politica... o homem foi para a praia... ummmmm...
malandro... com o papo ao sol e cada vez que cai aqui um coment... lá dá sinal no seu telele...
ummmm...
ou melhor... querem ver..
eu sabia...
bons resultados para amanhã, camarada vital moreira...
yayayyaya

5/6/09 15:38  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para dona tela:

A passeórde?! se isso é meu não lhe dou, que sou muito cioso das minhas coisas. Quanto muito com um passevite na cabeça...

5/6/09 15:57  
Anonymous Anonymous said...

amigo vivalve: eu, simples felina, nem suspeitava que, afinal,o legível estivesse tão bem na vida!
já agora, dizes-me o que é que eu tenho de fazer para arranjar um "tachinho" aí no ministério?

espero não ter de deixar passar quatro estações, antes de obter a resposta... e o "tachinho".

se falares com o legível, diz-lhe que lhe desejo umas óptimas férias.(será que ele e o alberto oliveira planearam encontro, na capadócia?)

olha, como nenhum deles está por aqui, deixo-te a ti umas marradinhas e uns ronrons musicais. pode ser?

5/6/09 16:28  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para A:

Não me faças perguntas difíceis. De futebol ainda tenho umas luzes... Não me digas que esse tal de Correia é algum ciclista do Tavira..

5/6/09 16:49  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Arábica:

Na Capadócia até nos podemos dar ao luxo de ter má boca. Por cá o "mexilhão é comido" quase de tantas maneiras como o bacalhau...

5/6/09 16:57  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Leonor:

Eis uma pergunta que só terá resposta depois de avaliar como é que os naturais me recebem. Até pode ser que chegue lá num dia e regresse no seguinte...

5/6/09 17:04  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Rosa dos Ventos:

Bem gostaria mas a essa não te sei responder que a minha área é mais a das ciências ocultas. Sem penas nem cristas.

5/6/09 17:12  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Fá menor:

Assim tudo se torna mais fácil. Fazes a perguntas e dás as respostas, pá!, perdão Fá.

5/6/09 17:15  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Pre Datado:

No mapa do Google parece-me ser numa terrinha a cerca de dez quilómetros de distância: Kapatós.

5/6/09 17:22  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Mixtu:

Engano na linha, caro Mixtu. Esse comment devia ir direitinho ao Largo do Rato. Aqui é a Praça do Leão...

5/6/09 18:00  
Blogger Licínia Quitério said...

Alô! Alô! Legível desaparecido. Macário procurado pela procuradoria.
Vivaldi vira o disco e toca o mesmo.

Espero que o próximo acto eleitoral traga novidades. É que p'ra pior não basta assim @@@@£££§§§{{{[[[]]]}}}"""$$$%%%&&&///((()))===???»»»!!!

6/6/09 14:36  
Blogger L.Reis said...

Eu até ia fazerum comentário inteligente ou quase, mas depois tropecei no rodapé e estatelei-me na palavra "férias"...vai daí...olha...fiquei em estado capadónico...

7/6/09 00:01  
Blogger magda said...

ahahahahahah

Nem voltará para as eleições?

Dado ser urgente vou ligar o telefone.

7/6/09 01:48  
Blogger tulipa said...

Querido Amigo

Espero que as férias na CAPADÓCIA estejam a correr muito bem!!!

Hoje estou virada para análises e meditar sobre o que tem sido a minha vida nos últimos meses.
Vê tu bem, com tanta escrita esqueci-me de fazer referência à minha 1ª exposição individual de fotografia...que também aconteceu neste espaço de tempo!!!

Decidi fazer uma curta análise da minha vida nos últimos 4 meses e passei-a para um post hoje mesmo. Gostaria que lesses (se tiveres paciência, lógico) pois ainda são algumas linhas...
Resumindo acho que:
Tudo o que decidi e fiz valeu a pena, porque há uma ordem lógica, difícil de explicar, para a sucessão de experiências que se vão passando na vida.

Na próxima semana vou iniciar a apresentação das fotos do cruzeiro.
Hoje, apenas digo:
"Gracias a la vida, que me ha dado tanto..."

Boa semana.
Beijinhos.

(encontras este texto no Blog "Momentos Perfeitos")

7/6/09 21:49  
Blogger Peg solo said...

estou a ver que as férias serão para continuar o estágio de mis-en-scene com o quentin tarantino! fico à espera da proxima pelicula.

8/6/09 04:24  
Blogger R.Almeida said...

Alô alô...e o roaming que não funcemina.
Bivaldes e Capadócia onde se encontram? Tenho de programar o GPS
mas talvez se escrever legivel a busca se torne mais fácil.
Um abraço e bons mexilhões

8/6/09 10:59  
Blogger Ruela said...

;)

Este vídeo está 5*


Abraço.

9/6/09 00:27  
Blogger Rosa dos Ventos said...

Um Legível sem penas?
És um sortudo!
Assim não tenho pena de ti! :-))

Abraço

9/6/09 22:35  
Blogger ~pi said...

legível

e

vivaldi juntos!! ai! :)

pois agora que cá cheguei

foi pra ficar a brincar com o telefone,

[ que tenho estas crises infantis com frequência

e ainda não percebi se é da maturidade a mais ou a menos

(a balança oscila perigosamente entre as duas hipóteses, hum...


well, well,


até já ´´ aaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!! :)



beijo




~

13/6/09 13:06  
Blogger pin gente said...

eu também uso muito verdana... devo estar no caminho certo!
boas férias

14/6/09 22:27  
Blogger bettips said...

Atão as estações ainda não passaram, s.pedro da cova, ermesinde? vamos ficar sempre no bibalves, vibalde ... Poça, areia e contudo, quando o sol tão caliente!
Jinhos que nem força tenho para o bê.
Depois a gente desencontra-se e só se vê d'ano a ano ...

20/6/09 15:46  

Post a Comment

<< Home