Saturday, March 21, 2009

UM AMOR DIFERENTE





Foi numa sexta-feira à noite no fim de uma aula de escrita criativa. Abraão há um ror de tempo que não tirava os olhos de Clarinda e reconhecendo que Clarinda não desviava os seus dos dele, decidiu tomar a iniciativa de acelerar o caso, não fosse o dito resvalar perigosamente para um inócuo e desmotivante platonismo. Abordou-a, procurando aparentar alguma casualidade «O que dirias se eu te convidasse a darmos uma volta amanhã?» Ela não mostrou qualquer embaraço «Podias pelo menos perguntar se eu ando com alguém.» Nem lhe deu qualquer hipótese de retorquir acrescentando «Não ando. E já tens algo em mente?» Ele não pensou duas vezes «Bom, se estiveres de acordo podemos ir à Feira da Ladra.» Clarinda teve a leve suspeita que aquele primeiro encontro com Abraão bem poderia vir a ser também o último «Agora percebo porque andas na escrita criativa: és pouco original. Mas nada de falsas ideias a meu respeito: eu sou tão, tão criativa, que ando a ver se com estas aulas tanta criatividade tenha um intervalo. Bom, vou dar-te o benefício da dúvida, pode ser que amanhã me surpreendas.» No dia seguinte, depois de percorrerem Lisboa de ponta-a-ponta ele anunciou triunfante «Chegámos!» Ela não podia crer no que ouvira «Mas isto não é a Feira da Ladra tal como a descreve o Alfredo Legível!» Ele sorriu benevolente «Apenas quis confirmar se tinhas lido o último texto do Papel de Fantasia.» Foi assim que tudo começou. Maria Clarinda Criativa e Alfredo Abraão Legível uniram os seus destinos e tiveram muitos blogs colectivos.
2009. Texto e foto de Alberto Oliveira.

30 Comments:

Blogger esse said...

Já deu para perceber que o isqueiro não tinha gás ... e fico contente por ele não ter pegado nos fósforos!

22/3/09 10:35  
Blogger Justine said...

Feiras da ladra e amores cada um tem a/os que sabe inventar!

(posso saber onde tiraste o teu curso de escrita criativa??)

22/3/09 17:44  
Blogger Li said...

Mais uma linda história de amor...:D

bjs

22/3/09 18:07  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Justine:

Garanto que não tirei nada a ninguém mas à cautela vou falar com o meu advogado...

22/3/09 21:08  
Blogger Peg solo said...

ò alfredo tens cá disto? eh eh eh
e olá ao abraão que parece ser bom rapaz.

22/3/09 21:18  
Blogger Rosa dos Ventos said...

E estão a viver felizes?! :-))

Abraço

22/3/09 22:45  
Blogger bettips said...

Os dois completamente elegíveis para tantas eleições que se anunciam ... que a falta de criatividade anda pelas ruas da amargura!
Bjinhos

22/3/09 23:08  
Blogger Arábica said...

Ah coisa maaais liiiinda! :)

e ao que tudo indica, entendem-se...na escrita :)


Muito elogio eu a tua criatividade.
E desconfio, que muito tu te ris com as histórias que te passam pela cabeça, diáriamente!

Beijinhos e sorrisos

22/3/09 23:12  
Blogger lélé said...

Parece que as aulas de escrita criativa, como intervalo de criatividade para a Clarinda, fazem efeito!... Ao Alfredo... bem, ao Alfredo servem para comprovar que fazem efeito, ou não fosse ele o mestre!...

22/3/09 23:55  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Peg Solo:

Amanhã pergunto ao Alfredo que ele faz muito bem a gestão de stocks...

23/3/09 00:05  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Rosa dos Ventos:

Depois de passarem aqui pelo "Fantasias" nunca mais lhes pus a vista em cima que aquilo é gente que não pára muito tempo no mesmo sítio.

23/3/09 00:12  
Anonymous Anonymous said...

:) eu nunca fui à feira da ladra e se calhar é isso que me falta para encontrar o amor da minha vida :)

beijinho grande, alberto.

23/3/09 00:42  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

.________querido Alberto



a tua história






________uma ternura



.e.com.boa.disposição:=)




__________///






beijO____ternO
boaSemana

23/3/09 02:49  
Blogger dona tela said...

É para lhe dizer que a Primavera mexe muito comigo.

Muito bom dia.

23/3/09 10:09  
Blogger A Lusitânia said...

Sim que te fique a poesia, mas não só no dia ... pelo ano fora. Bela história.

23/3/09 10:20  
Blogger Rui said...

- Ó 'braão, tu já viste aquela taça ali - disse Clarinda apontando.
- 'tou careca de te dizer para não me chamares isso...
- 'tás careca e não é pouco, não comeces a lavar a tola com o Kaminomoto não...
- já te disse que não gosto de sushi.
- quando tu queres desconversar, consegues ser muito criativo, tu...
- onde é que está essa taça?
- aquela ali, onde diz "Banca do Quique".
- elá... queres tu ver que é a... - aproximaram-se da banca, onde apenas estava exposta uma taça em casquinha, com a forma de um grande copo de cerveja dinamarquesa.
- ó amigo, essa taça, quanto é?
- pursupuesto qui nó és nada.
- nada?
- nada.
- e ainda não a despachou?
- a esta, nadie la quer ni grátis...

23/3/09 16:45  
Blogger Unknown said...

Esta capacidade de surpreender é uma preciosa competência na arte de conquistar...

Mais uma conquista...

23/3/09 20:09  
Blogger Joana said...

E só falta: "e viveram felizes para sempre entre os posts e os pregões da feira da ladra!!"

24/3/09 00:09  
Blogger Luz said...

Ohhhh... Tão cute! :)

Bjs

24/3/09 12:02  
Blogger Teresa Durães said...

Olha, olha, agora temos publicidade descarada!

- Ó Manel, continuas a fantasiar?
- Nã, nã tenho jeito nenhum
- Vai então Papel de fantasia beber uma guiness!

24/3/09 15:07  
Blogger Licínia Quitério said...

Não queria desiludir-te, mas não aposto em blogs colectivos. Depois é a Clarinda a vociferar porque Abraão produz pouco e ele, Legível, ripostando que Criativa é ela. E tal, e porque deixa, e os pobres dos colectados que apareceram neste mundo por pura Fantasia dos pais putativos que tratem de arranjar os seus próprios tags enquanto não migram para outro servidor que melhor cumpra o Papel de cuidador de menores virtualmente diminuídos.

Beijinhos e abraços para toda a Família.

24/3/09 19:22  
Blogger Azul said...

Oh!, que glorioso encontro este! Quem havia de dizer, hein!

K é a terceira letra!!! (a propósito de carmim! Observou algo que eu não tinha visto! Curioso não?) Grata pela visita. Ainda quer tomar um chá comigo?
Abraço
Até breve. Azul.

24/3/09 20:58  
Anonymous Anonymous said...

a minha Humana, mesmo não tendo tido, nunca, tempo para frequentar um curso de escrita criativa, quis, à força, participar no meu blog. e eu consenti mas de má vontade, confesso. porque é que ela não faz como eu, que frequentei um curso desses por correspondência?
ainda lhe disse que, pelo menos, já que tenho de ser eu a ter ideias e a escrever, deixava para ela o papel de ir fazendo comentários nos blogs dos leitores que nos visitam. mas até disso a preguiçosa diz não ser capaz. não quer esforçar-se, é o que eu penso. enfim, lá fiz a minha BA do ano e até vou ver se meto uma cunha para a convidarem a participar em algum outro blog colectivo. que a blogosfera, quando nasceu, foi para todos - assim talvez arranje maneira de a ver feliz, à custa de um ou dois comentários elogiosos que, usando outros nicks, lá irei deixando, e talvez ela me desampare a loja.

a clarinda e o abraão são, realmente, um casal FANTÁSTICO. longa vida (atenção: não é publicidade ao iogurte) a todos os blogs colectivos e diversos que deles descendam.

marradinhas cá da felina e umas patadinhas do lost, que ficou muito sensibilizado por teres reparado no seu ar estafado, na foto da tal passeata com a Humana e amigos caminheiros.

25/3/09 12:45  
Blogger Ruela said...

Pois a criatividade aqui não falta!

Excelente!


Abraço.


P.s. Os pés de dança andam prós lados do Neo-Artes ;)

25/3/09 20:24  
Blogger Alien8 said...

Ora aqui está uma bela e comovente e original e "feirante" história de amor ou pouco mais ou menos. Mas... isso é coisa que se faça à Clarinda? Bom, talvez, que o seguro morreu de velho :)

Resta-me desejar-vos um futuro risonho e muita saúde para os vossos bloguinhos!

Um abraço.

26/3/09 16:37  
Blogger Mar Arável said...

Neste país à beira-mar

betonado

até a bela fantasia

ladra num belo texto

na feira nacional

26/3/09 22:20  
Blogger Leonor said...

e, entre tanta ideia e posts, viveram felizes para sempre???

o que fazem as escritas...

bom fim de semana!

27/3/09 12:55  
Blogger Priscila Lopes said...

Nossa...
muito bom isso tudo aqui

!bom

muitO


Obrigada por aparecer no Cinco Espinhos - e eu aparecer por aqui.

Não conhecia: "há um ror de tempo".

Entendi perfeitamente, apenas desconhecia.

Abraço

27/3/09 16:30  
Blogger L.Reis said...

...o Sérgio, o Godinho, é que sabia...
no lugar onde se troca a tristeza pela alegria
o encontro de Clarinda e Abraão
só podia acabar numa feliz colectivização
(Vê-se que tenho futura nesta coisa das rimas...)

28/3/09 12:05  
Blogger ~pi said...

ah sim ( que sim!!

( grande destino, quem diria!? :)




BEIJO





~

30/3/09 01:43  

Post a Comment

<< Home