Wednesday, January 28, 2009

PROJECTO PARA UM QUASE BEIJO











Se há imagens que se podem prestar a alguns equívocos ou levantam questões mais ou menos interessantes esta é uma delas. Devo desde já esclarecer que não se trata de uma montagem, porque fotografei o casal no mesmo momento e aquilo que num primeiro relance parece ser um parzinho enamorado que de olhos cerrados prepara um doce beijo, não o é. Mostrei-lhes a foto logo depois de os fixar na digital, acharam o resultado surpreendente, riram-se ainda mais que eu próprio - o que é estranho, e autorizaram-me a sua publicação. Ela nasceu em Montpelier, dá pelo nome de Dafne, iniciou recentemente a sua ligação ao mundo da moda e confessou-me com a cara mais séria deste mundo e revirando os olhos, que gostaria de ter uma carreira semelhante à de Kate Moss na versão mais hard. Ele, Filippo Orsini é natural de Castel Maggiore - uma comuna da província de Bolonha, é professor de esperanto em Kuala Lumpur e um ambientalista convicto, colaborando regularmente com a Greenpeace (nos meses terminados em "a") em acções de protesto contra os caçadores de papa-formigas no deserto de Sonora (Baixa Califórnia). Quis o destino que eu estivesse atento, quando os dois se cruzaram naquele dia, muito próximos um do outro mas em planos diferentes, daí a ilusão de óptica. Ela - em primeiro plano, assobiava para o seu caniche que ladrava nervosamente para um outdoor que publicitava costeletas de porco enlatadas e ele, emocionado, estava a centímetros de beijar a única árvore ainda existente na longa avenida novaiorquina.
2009. Texto e foto de Alberto Oliveira.

40 Comments:

Blogger Unknown said...

Um amor condenado, é o que é!

O simples facto de v(iv)erem em planos diferentes compromete o entendimento...

29/1/09 19:04  
Anonymous Anonymous said...

Obrigado pela visita.

D.

29/1/09 21:06  
Blogger Arábica said...

Ainda bem que é apenas uma ilusão de óptica pois ela tem um ar inequivoco de flausina e ele parece-me ser um homem de juízo.

Ou pelo menos com idade para isso.


Imagino que será destas ilusões de óptica que muitas revistas cor de rosa e azuis bébés viverão.

Felizmente estavas lá e asseguras-nos a versão veridica.

Bem Hajas :)


Beijinhos e sorrisos

29/1/09 22:10  
Blogger bettips said...

Ante-beijo grande confusão em NY stop segura não tão como costume stop volta estás perdoado stop aviso dormes outdoors stop beijinhos

29/1/09 23:57  
Blogger Patanisca said...

Mocinho esperto.
Espero que não te tenhas esquecido desta tua grande amiga que está em LaGuardia a dar passadas gigantescas para a gare de embarque portátil nos braços, espera-a LA. Dá suporte ao Rodrigo que está em baixo e incita-o a escrever. Voltaremos a trocar palavras e comments com bastança de tempo, ironia inteligente e espalhar de afectos. Beijinho. Teresa.

30/1/09 00:13  
Blogger Fá menor said...

Impressionante!... ainda não consegui perceber.

30/1/09 00:50  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Fa Menor:

Absolutamente de acordo! Da próxima vez ponho música. Talvez ajude...

30/1/09 01:00  
Blogger Teresa Durães said...

e enquanto ela arrasta-se pelas passerelles (será que está bem escrito??), ele, de espada em riste, em dias de janeirada (com "a", ãh?), vai debulhando as searas que estão a dizimar as pobres ervas daninhas levando-as à extinção!

(penso que já cruzei como senhor de Bolonha mas em Paris)

30/1/09 11:12  
Blogger Justine said...

"...quando os dois se cruzaram naquele dia..." - há sempre um dia, O DIA, em que dois se cruzam e ficam ligados para o resto da vida. Tudo pode começar com um beijo ou apenas com a leitura de uma história para crianças. Depois, é procurar o momento certo no relógio às arrecuas, quando ele, o Pitt, deixa de ser um velho encarquilhado com alma de menino e ela passa a ser a esplendorosa Cate Blanchet, segura e intensa.
(Tu tiveste a sorte de captar o momento,eu o prazer de ler o teu empolgante e sardónico relato- estou encantada)

30/1/09 12:18  
Blogger Rosa dos Ventos said...

Belo instante que só a tua objectiva e a tua imaginação poderiam captar!

Abraço

30/1/09 12:51  
Blogger Menina Marota said...

Pois é...há muita coisa que se presta a alguns equívocos...

Sorrio ;)))))))

Beijinho e bom fim de semana ;)

30/1/09 13:33  
Blogger Li said...

Sem dúvida que a imagem é ambígua...:)
Ah...e quando tiver um tempinho vou fazer uma pesquisa intensa a ver se descubro algum mês acabado em "a"...

bjitos

30/1/09 16:25  
Blogger Rogéryo de Sá said...

Devia de haver segredo de justiça para estes casos.

31/1/09 00:44  
Blogger Arábica said...

Alberto


andamos todos em busca de ti na outra galáxia "século passado" :))


:)))


sais para a rua com a objectiva no bolso e esqueces-te dos outros planetas, é? ;))))


beijos e sorrisos

31/1/09 12:03  
Blogger ~pi said...

liiiindo!

os perfis

o beijo

a desconexão

o paradoxo ( ai!:)

os meses terminados

em letras que

inventadas

por ti!


[ ão ão ladra o caniche, sobre as pernitas traseiras :)




beijO





~

31/1/09 14:39  
Blogger tulipa said...

EU...
ainda estou que nem sei,
sinto-me levitando.

Que ninguém
hoje me diga nada.
Ainda estou em transe,
após a montagem da exposição...
Imaginemos que era daqueles eventos
em que, havia inauguração com a artista presente, fotógrafos e comunicação social à volta...
Ui...nem quero pensar nisso!!!
Um acto de absoluta solidão
deu-me tanto prazer,
com uma imensidão
de pessoas, como seria?

Anuncio e faço o convite para a minha exposição no blog:
http://momentos-perfeitos.blogspot.com/

Lógico que entendo não ser possível todas as pessoas a quem participo, estarem presentes, no entanto gostaria que visses o convite, pois escolhi a melhor foto da exposição para o fazer.

Bom fim de semana

BELO MOMENTO CAPTADO. PARABÉNS.

31/1/09 16:07  
Blogger Licínia Quitério said...

Projecto? Sempre ouvi dizer que um beijo é coisa de dar, sem prévia aprovação. Projecta-se uma ponte, um TGV, um aeroporto, um governo, um offshore, coisas assim de não acontecerem ou de mal nos fazerem, mas... um beijo?!!
A não ser que o Fillipo não passe ele mesmo de um projecto adiado...

Nota: como se dirá beijo em esperanto?

1/2/09 09:58  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para Licinia Quitério:

Minha boa amiga,

Este é um espaço onde residem - democráticamente, as opções literárias (boa!) mais convencionais e aquelas que na actualidade andam na boca dos nossos estimados(?!) agentes políticos e... culturais. Dizia-me há poucos dias o meu amigo Euclides arquitecto da nossa praça "Tenho um projecto em mente: beijar a Floripes Pestana, aquela morena da telenovela da TVI."
"e como é que fazes isso?" perguntei-lhe curioso. Mostrou-me o desenho. Projectado.

Em esperanto, beijo é kiso. Não confundir com queijo.

Sempre ao dispor.

1/2/09 11:26  
Blogger Dennys Silva-Reis said...

Essa foto me surprendeu. Achei que era um casal mesmo.

1/2/09 14:15  
Blogger JPD said...

Olá Alberto

Acho esta edição magnífica,

Os românticos achavam defensável afirmar que os apaixonados começaram a beijar-se por não haver mais nada para dizer.

Ok!

Tu acabaste por «guinar» o texto para a ecologia e, por essa razão, este meu reparo:

Então e o gafanhoto lusitano, uma estirpe representada por cerca de 300 (TREZENTOS) exemplares no sapal do Samouco?

Por favor, Alberto: uma adendazinha ao post calharia bem!

Um abraço

Excelente edição!!!!!!!!

1/2/09 15:23  
Blogger tb said...

ele ficou tão "esperantado que foi fazer salvações nas (j)aneiradas e ela foi passear o cão lá para os lados do freeport. Ou seria mesmo Londres?!!!
Estou aqui a pensar que cada vez há mais projectos, um quase tudo de nada. :)
Tu fazes-me rir com a tua prodigiosa imaginação.
beijinhos

1/2/09 18:56  
Blogger Leonor said...

e foi o início de uma grande amizade?

1/2/09 19:30  
Blogger esse said...

...então eu não vi o cartaz pregado na árvore que dizia "Beijos de free " ... grande disfarce ...ambientalista ... e tu acreditaste ...

1/2/09 19:59  
Blogger dona tela said...

Ai há aqui tanta coisa que eu não percebo. Muita palavra estrangeira. Esse senhor Fillippo deve ser cá um brincalhão... O senhor Oliveira conhece-o mesmo?

Muito boa noite.

1/2/09 22:29  
Blogger A Lusitânia said...

entre o esperanto e a ilusão de óptica se encontrarão, certa estou ...
boa semana

1/2/09 23:38  
Blogger Ruela said...

Dafne a Punk ;)

1/2/09 23:50  
Blogger Alien8 said...

Depois de a Bettips se ter saído com a do ante-beijo (ah Puarto!), fiquei a modos que mudo :))))))

A modos, porque sempre vou dizendo que este é um dos tais casos em que se pode afirmar com propriedade que "o repórter estava lá". E, ainda por cima, nos dois planos! (E com o "por cima" são três!)

Por acso, acho o rosto da senhora bastante expressivo.

Estou em plagiar descaradamente a Bettips e chamar a isto um belo ante-projecto. Com calma, lá chegarão. Ao beijo, pois claro!

2/2/09 00:20  
Blogger vieira calado said...

Desejo-lhe uma boa semana.

Um abraço

2/2/09 00:37  
Blogger lélé said...

A ilusão de óptica não é nossa, pois não? É um aproveitamento da imagem, só para não dizer que o ambientalista deve estar a precisar de mudar de óculos... Se bem que... vendo melhor... a Dafne parece tão fria, que beijar uma árvore é possivelmente mais apetecível!...

2/2/09 01:31  
Blogger Rodrigo Fernandes (ex Rodrigo Rodrigues) said...

Não gosto de me meter na conversa dos outros, mas... se o Sr. Alberto se dignasse transmitir a minha opinião à Sra. D.Licínia Quitério ficaria muito agradecido. Era só opinar que projectos há muitos. E há o maior de todos, o impossível. E este chama-se Portugal. Quem tem razão é a dona tela: "Ai há aqui tanta coisa que eu não percebo."
E tudo o resto é poesia.

2/2/09 15:35  
Blogger Rodrigo Fernandes (ex Rodrigo Rodrigues) said...

Agora que dei um arzinho da minha graça, já posso dizer que estou vivo e bem disposto e que poderás encontrar um lugar acolhedor no Mercado Municipal e entreteres-te a mandares com palavras aos azulejos. Fabriquei um especial para ti. Ah! É verdade! Abri uma fábrica de azulejos a que chamei Perna de Prata.

2/2/09 22:58  
Blogger Rodrigo Fernandes (ex Rodrigo Rodrigues) said...

Ah, esqueci-me! E gostei muito do teu pénis azul e da naifa pequena em riste e da boneca com as calcinhas molhadas. está tudo, tudo muito gostoso

2/2/09 23:02  
Anonymous Anonymous said...

ora, ora, amigo legível!
a assobiadela ao lulu e o beijo de gratidão à árvore foram só para disfarçar. porque o que esses dois bichanaram (e eu, felina, que o diga) foi o projecto de um encontro, com beijo mesmo e sabe-se lá o que mais,longe de olhares indiscretos, numas águas furtivas,digo, furtadas, para onde a dafne encaminha os incautos que encontra na avenida.

(e olha que esse fillipo até é "bem apessoado", como dizia a minha bisavó).

marradinhas afectuosas e, seguramente, em duplicado, da bicharada do "pequeno jardim".

3/2/09 16:34  
Blogger Maria Anjos Varanda said...

As histórias que tu inventas.....

Um beijo para ti, e outro para a cara metade

3/2/09 22:23  
Blogger A said...

http://psicologiasdatreta.blogspot.com/2009/02/recomecos.html

:)

Beijinhos

4/2/09 10:35  
Blogger pin gente said...

oh! eu já estava a imaginar-te a contar-nos o final feliz deste beijo.

5/2/09 22:26  
Blogger Isabel said...

obrigada. pela surpresa.


da leitura.




abraço.



(piano)

6/2/09 12:51  
Blogger casa de passe said...

Tenho mesmo imensa pena que não tenha havido entre os dois uma real relação. Mas depois de lhes ter sido mostrada a fotografia eles deviam pensar muito a sério na hipótese. Até porque teriam uns filhos encantadores.


Alice

8/2/09 01:47  
Blogger L.Reis said...

Nem sequer vou falar do texto...desta vez a fotografia tem lugar de honra. ESPECTACULAR!!!

8/2/09 16:56  
Blogger Eme said...

gargalhada

maldita net e tempo que não me deixaram aqui vir mais cedo. o papel de fantasia é algo que se recomenda a meio da semana quando o stress pesa enormemente nos ombros e precisamos de nos soltar com uma risada.. Ai homem não me canso de repetir que és único. Quando o rato se aproxima da lista de links e carrega onde diz "legível", já sei que vou sair daqui com mais meia dúzia de rugas de expressão. E olha, tão charmoso o "apanhado" que eu não me importava de estar no lugar da boneca. Perdão, da árvore.


Beijosssssssssss

8/2/09 17:42  

Post a Comment

<< Home