Monday, January 21, 2008

PEQUENO-ALMOÇO COM MÚSICA

















"Ó homem! deixa-te lá de cantar loas à água e vai tomar banho... Olha a bela figura em que te apresentas se alguém nos aparece aqui a ler?!" De tão agastada com o companheiro estava Berta que, por momentos, deixou verter da chávena que segurava com a mão esquerda, um pouco de chá de tília que manchou a alva folha de papel onde descrevo tão matinal cena conjugal. "Isso são os nervos a falar por ti que se te olhares bem ao espelho... verás que os teus modos de trincar uma torrada com manteiga, mais parecem os de uma tocadora de harmónica" redarguiu Gumercindo sempre de carinha na água e desta vez com riso tal, da própria graçola, que os estremecimentos lhe punham em destaque, todos os ossos do escanzelado físico. Na rádio local, a voz de Jorge Palma entoava "... nós já vivemos cem mil anos, encosta-te a mim. Talvez esteja a exagerar... ". Eu, que prefiro as coisas com conta, peso e medida e porque ainda não tomei o pequeno-almoço, saio de mansinho do texto. Não sem antes -aproveitando o acalorado diálogo do casal, levar a fatia de bolo que Berta não há-de comer.
Nuremberg, 2007. Texto e foto de Alberto Oliveira.
...................................................................................................
O autor lamenta que o prometido texto sobre a "cadeira eléctrica", não possa ser editado de momento. Um arreliador curto-circuito, foi a causa de tal impedimento.

31 Comments:

Blogger Alberto Oliveira said...

alice said:

bom dia:) posso entrar? não está ninguém em casa? eu vinha pedir um pouco de sol emprestado para fazer uma vida mais bonita:)
um beijinho, legível. extensível:)*

Este foi o comment que a Alice deixou e que agora o reescrevo porque tive de apagar o post por motivos técnicos.

22/1/08 12:12  
Blogger Rui said...

- Ai, Berta...
- Que foi, Gumi?
- Estou cá com umas cólicas...
- Em bem que perguntei se podia fazer a feijoada para o almoço. Disseste que sim!
- Eu sei, eu sei...
- Tu sabes que és fraco das tripas.
- Pois sou... e agora estão a doer comó caraças.
- E ainda por cima, arrumaste-lhe com uma mousse de chocolate em cima.
- Com cheirinho e tudo... Ai!
- Por falar nisso...
- Tu desculpa-me, mas isto está incontrolável.
- Santa Rita da Silva me valha! Que pivete. Cheira a couves podres.
- Deve ser o lombardo a fermentar. E os enchidos... Ai! Ai!
- Tu controla-te pelo amor de... Gumercindo, pára lá com isso! Olha as pessoas.
- Não aguento Berta. Sai-me da frente que eu não aguento mais.
- Já está ali um caramelo a tirar fotografias.
- Olha, pergunta-lhe se ele tem Imodium. E agora, deixa-me passar. Ai!

22/1/08 12:31  
Blogger Bloga Comigo said...

Talvez tenha vindo para ficar se quiseres blogar comigo. Eu quero blogar contigo.
Bjos

22/1/08 17:28  
Blogger tchi said...

Criativo, como sempre.

Beijinho.

22/1/08 19:25  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para bloga comigo:


Como é que se pode blogar com alguém pela via "copy & past"?

22/1/08 20:52  
Anonymous Anonymous said...

a minha avó Berta, de grande peso e medida, fazia uns pequenos-almoços deliciosos, que ajudava a equilibrar a balanças nos 3 dígitos.

hoje em dia, é o avô que tem Alzheimer e, fisicamente, nem um dente lhe caiu.

por falar em ironias...
gostei

abraços

22/1/08 21:12  
Blogger un dress said...

:) bem...

pelo que nos dás a ver...

é caso

para ela te vir a agradecer.


só espero é que com o entusiasmo da gratidão não te caia em cima!

poderia ser...esmagadOr !! :)




abraÇo.beijO

22/1/08 22:09  
Blogger lélé said...

A primeira reacção foi: "Eh pá, que javardolas!"
Depois li o artigo. Depois li o sub-artigo escrito pelo Rui.
Depois... não tenho comentários a fazer, mas montes de gargalhadas estão saindo tão descontroladamente como as "outras coisas" do Gumercindo...

Essas esculturas são fantásticas!

22/1/08 23:29  
Blogger ~pi said...

ah e cuidadinho com o chá da berta!!

logo de manhã entornado a ferver sobre a cabeça

também não deve resultar...muito confortável!

além de que, sendo calmante, deve dar uma valente moca cambaleante
pró resto do dia!


:)))

23/1/08 00:23  
Blogger anónimo said...

fico à espera desse artigo, pois a cadeira electrica foi o que me matou...

23/1/08 04:32  
Blogger lenor said...

É das tais coisas... Está legível.

23/1/08 15:53  
Blogger L.Reis said...

Caramba... não te imaginava com tal poder de produçao literária antes do pequeno almoço, cavalgando desenfreado nas asas da imaginação (acho que há algo de profundamente errado na frase anterior...adiante...) qual corcel espevitado pela ponta do látego (acho que agora ainda ficou pior...adiante...)resfolegando na brisa da tarde( o melhor é estar caladinha...)
Acrescento só que tenho o mais profundo respeito por tal matinal proeza!!

23/1/08 20:50  
Blogger ~pi said...

mortinha que resolvas o curto-circuito!!

quero fazer um poema mortal

e um

...piquenique!! :)

23/1/08 22:49  
Blogger un dress said...

legível ai que eu, me, undress, ser tão burrinha!!:)

como pões tu essas letras alteradas nos comments???
bolds, inclinadas - e sabe deus o que eu gosto de inclinações.../

sinto uma admiração imensa por esses pormenores onde não chego sózinha!!! :)

agora pesadelos e dentes... e cadeiras elécticas...ora...




na respeitosa e remota esperança que me reveles esses enigmas

beijO e balãO.sonhO :)

23/1/08 23:42  
Blogger bettips said...

Com me permitiste "andar à roda" da fonte, assisti com prazer renovado à cházada e fabulosa invenção matinal. Não me espantei, que mui extraordinárias coisas aqui acontecem!
Abçs

24/1/08 00:56  
Blogger Sofia said...

Guloso!!!! Entao rouba-se assim a fatia do bolo à Berta???? Ela, que está tão magrinha.

Espero que o pequeno almoço te tenha caído bem!

bjs

24/1/08 11:18  
Blogger Maria P. said...

E assim nos dás o chá!:)

Beijinhos e muitosssss sorrisos*

24/1/08 13:31  
Blogger Isabel said...

Entrei aqui com saudades de aqui entrar e saio daqui com um sorriso.

Cada dia valorizo mais os sorrisos e já por estas bandas ganhei muitos.

Gostei de assistir a cena conjugal levada pelos teus olhos...
Gosto da roliça Berta tão cheia de apetite.
Gosto das graçolas do escanzelado Gumerecindo e parece-me que a graça e o apetite foram feitos um para o outro... casais assim podem viver cem mil anos e ainda bem...

Foi bom mesmo re ler te

Isabel

24/1/08 14:19  
Blogger un dress said...

... enviei-vos, Sr. Alberto Legível, e-mail (endereço que lá constava, agradecendo a rápida resposta à anterior solicitação.

envio-lhe mais um balão vermelho enquanto aguardo a pesquisa dos traços correspondentes aos que receitastes!
Mas senhor eu acho que faltam alguns no meu teclado!!
no los enxergo!

Sem outro assunto de momento, subscrevo-me atenciosamente,
ao seu despôr



maria da conceição

24/1/08 20:07  
Blogger RC said...

Milgram, sádico, lamenta.

Xi.

24/1/08 20:35  
Blogger tufa tau said...

para começar tenho que dizer que passei os olhos (por nos cruzamos pelos nossos caminhos)por um dos comentário da un dress e também admiro essa tua faceta... já tentei fazê-lo e nada... tags???
seja como for que o fazes, fica-te muito bem!
os comments ficam sempre belos

24/1/08 22:24  
Blogger tufa tau said...

gumercindo!
ora aqui está um belo nome para... sei lá! para um filho?!?

era capaz de roubar o bolo à berta?
para lhe fazer um favor?!?
não acredito!

24/1/08 22:26  
Blogger mixtu said...

pequeno almoço
tem de ser em silencio

a musica aconteceu durante a noite...

e ele deu-lhe um beijo de bom dia à moçoila que com ele se deitou, embora com ela não tenha sonhado, anda a morrer de amores da soraia chaves...

abrazo serrano

25/1/08 11:23  
Blogger Licínia Quitério said...

Ai o relógio de pulso, ai os anelinhos, ai que ele tá tão escanzelado, ai que parzinho tão curtido...

Ai que já me fartei de rir!!!

25/1/08 16:16  
Blogger Menina Marota said...

Vou para a cama de humor mais leve... já dei umas belas gargalhadas.
Um abraço e bom fim de semana ;)

26/1/08 00:14  
Blogger un dress said...

... vinha a passar e entrei

pra ver se já havia churrasco ...





:)

26/1/08 01:18  
Blogger Bichodeconta said...

Se na mesa houver lugar para mais um, aproveito e sorvo um trago de café... E fico um pouco ao sol, fonte da minha (nossa) vida... Um abraço e bom final de semana...

26/1/08 12:02  
Blogger Azul said...

Ora viva amigo legível. não há por ai uma fatiinha de bolo a mais, não? Olhe que com a fome que ando já ia. Ando com fome,mas por um bom motivo: sim senhor! Estou apaixonada meu amigo!!!! nem tudo ´
e mau na minha vida, felizmente!!

E já agpora, para quando a cadeirita? gostei muito de ambos os textos, como sempre aliás.

beijos e até breve. Azul

26/1/08 13:23  
Blogger segurademim said...

se for ele a encostar-se a ela ... pode ser que se safe agora se for o vice-versa...

afinal a história sempre era de crime... não de cadeira eléctrica mas de esmagamento

26/1/08 19:14  
Blogger Ruela said...

as tuas ovelhas estão a dar muito trabalho!

26/1/08 19:26  
Blogger M. said...

Delicioso, este pequeno-almoço ao ar livre.

31/1/08 14:48  

Post a Comment

<< Home