Tuesday, June 27, 2006

VOCÊ GOSTA de BRAHMS ?



















Foi notória a máscara de espanto no rosto do meu interlocutor quando inopinadamente assim o questionei. «Que o nome não lhe era de todo estranho; mas, assim de repente, só podia associar -pela semelhança?!, o de Banks, goalkeeper da selecção inglesa nos anos setenta.» Repliquei que «... este Brahms (e não Banks), nascera em Hamburgo e aos vinte anos já era dono de uma intuição notável para a... » Iluminou-se a face do meu dialogante num amplo sorriso de conhecedor e não me permitiu acabar a frase « Ora, não me diga mais! Alemão e ponta de lança! quase que apostava... Como é que não me lembro dele é que me surpreende!»
Despedi-me e desci a Liberdade até aos Restauradores. A meio, sentei-me num dos bancos da avenida; as chuteiras apertavam-me os pés e aquela entrada violenta do holandês arrumou-me para o resto da semana. Só não chorei por vergonha.
Almada, 2006. Foto-montagem e texto de: Alberto Oliveira.

40 Comments:

Blogger Sea said...

Ehehehhe... Nice! Do best! Do best mesmo :D

27/6/06 12:09  
Blogger Teresa Durães said...

lolololololololol

Sempre um humor imparável!!!!

27/6/06 14:01  
Blogger batista filho said...

Em ritmo em copa... a seleção brasileira joga logo mais... continuaremos seguindo as pegadas lusitanas?!
O texto?! - continua impagável.
O autor?! - bem Legível... num Papel que mescla ironia, beleza, preocupação social, poesia... bem Legível mesclas realidade e Fantasia.
Deixo o meu abraço fraterno.

27/6/06 14:15  
Blogger batista filho said...

Errata: "Em ritmo de copa"

27/6/06 14:16  
Blogger Teresa Durães said...

(quem agora chora de vergonha sou eu,´ó legível ehehheheheh)

27/6/06 15:44  
Blogger augustoM said...

São os novos paradigmas culturais.
É trite mas é verdade.
Um abraço. Augusto

27/6/06 16:10  
Blogger isabel mendes ferreira said...

HUM TEM DIAS.....CHOPIN MOZART BEETHOVEN..STRAVINSKY.....SEI LÁ...


(BOM.....melhorou....já tive direito a história....)


beijo .....gostoso....:)



AMIGO!


obrigada.

27/6/06 18:23  
Blogger segurademim said...

... pois fizeste mal! o cristiano chorou que se matou... ali à frente do world cup public; essa de que os homens não choram já era... para tua informação, está completamente demodée

vá lá, chora um bocadinho para a gente se rir

querias música na avenida????

27/6/06 20:08  
Blogger inBluesY said...

e existe sim musica na Avenida meu caro, claro que o que aqui dizes é uma critica divinal!

1 bj

27/6/06 20:41  
Blogger Maria P. said...

Divino.

27/6/06 21:50  
Blogger Sophie said...

Gostei!
Um beijinho para ti :-))
Sophie

27/6/06 22:42  
Blogger Non said...

Muito bem.

Muita vergonha se sofre por aí...

:)

27/6/06 22:43  
Blogger Licínia Quitério said...

Também fazes cada pergunta!
Esse tal de Brahms afinal era o treinador, não era?
É que eu de desporto também sei muito pouco.
Ai, desculpa, agora me lembro que tocava violino como o Chopin.
Isto de comentar belogues de gente culta é cá um risco...
Beijinhos.
Licínia

27/6/06 23:03  
Blogger JPD said...

Uma delícia, Alberto.
Belíssimo post.
Um abração

27/6/06 23:41  
Blogger Nia said...

Mas afinal...quem era esse tal Brahms?Fogo!Que não é da selecção da Holanda já sei eu...agora...será que joga no Sporting?Há por lá cada "artista"(para não dizer "músico"!)

28/6/06 00:14  
Blogger poca said...

eu logo logo, não sei porquê li Brama (cerveja) e hummm... ya... já ía, mas prefiro super bock... e amanhã tenho de me levantar cedo

depois... brahms o músico?! quem é que se lembra da música dele? ;P

cada um associa as coisa àquilo que lhe ocupa a mente... mas então... e aquilo da cerveja?!

28/6/06 01:47  
Blogger tb said...

O sentido de humor aliado ao saber escrever, indícios de inteligência superior...
Gosto!

28/6/06 07:11  
Blogger robina said...

Ganda holandês :-))))

28/6/06 10:37  
Blogger alice said...

querido legível,

sinto-me pendente... de ti...

algo passou que não passou em mim

e não entendo e gostava de entender

e estou vai não vai e não vou

aguardo-te, sim?

beijinhos,

alice

28/6/06 12:17  
Blogger Rui said...

Nisto, aproxima-se o almeida, vassoura na mão a afugentar as folhas prematuras em todas as direcções.

- Oh amigo, você tem os pés todos lixados.
- Não me diga nada...
- Sabe o que é isso? Má escolha de pitons. Esses, de aluminio, não são para o piso da Avenida. Há uns anos desfilei na marcha do Beato com uns e ia ficando sem pés. Você precisa é de uns destes.

Levantando as calças verde-alface, mostrou umas chuteiras Adidas Predator, com pitons de borracha.

- Com isto, parece que vôo aqui pela Avenida.

28/6/06 15:37  
Blogger Maite said...

Caro Legível
Ai estes holandeses!!!! muito precipitados.
Um texto excelente para demonstrar a ignorância de que se é capaz quando não se sabe fazer melhor ou perante um adversário superior. Digamos que aqui o adversário usou de suprema tolerância :))))

Tenha uma boa tarde

P.S. enfim...consegui, depois de várias tentativas, deixar uma breve nota sem ser interrompida pelo mundo real

28/6/06 19:14  
Blogger Luna said...

Mas...também só fazes perguntas dificeis..
beijos

28/6/06 20:18  
Blogger isabel mendes ferreira said...

::::::::::::::::::::::::::::


____________________


e como sempre....a história é uma delícia.Lá.


beijo....:)))))

28/6/06 20:33  
Blogger Menina Marota said...

Não ia comentar, como é costume meu (ainda não percebi bem porquê.. já que gosto de terminar a noite, por aqui a ler-te...)
mas nunca gostei do Requiem Alemão, apesar de lhe reconhecer algum mérito...futebolistico?! Naaa, não percebo mesmo nada de futebol, ou será de música?!...

;)

29/6/06 02:39  
Blogger manhã said...

Isto do futebol é uma contaminação!Bolas!

29/6/06 11:25  
Blogger Impensamental said...

Era bem, porque todos os dias, é cansativo... boa tarde

29/6/06 14:29  
Blogger sotavento said...

Mas então era o quê, trinco?!... :)))

29/6/06 14:38  
Blogger alice said...

quando eu vivia em londres, haviam uns caramelos com este nome

vendiam-se em formato de tubo tipo halls e eram como estes de chupar

quando li o título, respondi logo que sim, mas não tem nada a ver...

tu desculpa que eu hoje não dou uma para a caixa, que é o caso...

beijinhos muitos

alice

29/6/06 15:21  
Blogger marCOX said...

é brahms e coca-cola!

29/6/06 15:33  
Blogger Joana said...

Muito giro!

Mas tu já sabes que estás sempre em alta! né?!

Descobri que existem diversos tipos de pitons nas chuteiras... as coias que eu desconheço!
nunca mais fui a mesma!

29/6/06 17:11  
Blogger Sentires Cruzados said...

Mais uma vez...
Gargalhei.
Ler-te, é sempre um bálsamo para o espírito.
Fizeste-me recordar um filme do Hitchcock onde a personagem é desmascarada por confundir Páris com Paris..

Um sorriso e um beijo*

29/6/06 18:20  
Blogger maria said...

Alberto Albertto,

então agora temos futebóis...deixa lá, não chores; o pessoal anda tão feliz.

Beijo

29/6/06 18:54  
Blogger Teresa Durães said...

xiiiiii (é o que dá ser-se louco!!!!)

Atrai-se mais uns quantos!!! lololololololol

Pois pois....

Diz-me com quem andas...

29/6/06 19:22  
Blogger 919 said...

bem, vou deixar a vergonha para trás e tentar perceber este post... afinal, quem foi que arrumou as botas?

29/6/06 21:45  
Blogger inBluesY said...

e saxo ... pode ser?

29/6/06 22:26  
Blogger alice said...

boa tarde, lindo

há sol aí dentro?

ouve, preciso de ti

bom fim de semana,

beijinhos g'andes

alice

30/6/06 16:07  
Blogger Sea said...

Será que este fim de semana, vai ser dedicado à toma de um nice tea, à boa maneira british?

30/6/06 17:01  
Blogger Vanda said...

Leg :)) li-te, mas caí do banco de jardim abaixo, quando quis comentar :)

Agradeço-te todas as palavras, aqui e ali, toda a tua forma de ser, este humor a toda a prova :))


Este olhar sobre a vida, que nos faz sorrir como que por magia :))

um beijo de boa semana!

Van

3/7/06 11:12  
Blogger nnannarella said...

A chorar a chorar, as pessoas também se entendem.
A minha rua parece chorar, parece um fado.
Portugal perde com a Alemanha.
Não vai haver euforia.
A euforia é uma gaija gira de se ver da janela.
Que tristeza...

8/7/06 21:51  
Blogger nnannarella said...

P.S.
Eu gosto do Brahms, mas prefiro o Simão Sabrosa.

8/7/06 21:53  

Post a Comment

<< Home