Friday, June 30, 2006

UM TIGRE de PAPEL



















O Nuno é meu amigo dos tempos das primeiras letras. É uma amizade sólida, fundada em diversos pontos comuns e outros nem por isso; que as amizades também assim se alicerçam. Um desses nem por isso é que eu gosto de animais no seu habitat; ele, se pudesse, levava para casa tudo o que fosse bicho. E não pode, pelo simples facto do espaço que habita, estar superlotado... por esses mesmos bichos. Uma refeição em casa do Nuno é uma autêntica aventura na selva; tão depressa temos uma piton enrolada ao nosso pescoço para logo a seguir observarmos a queda duma tarântula no cesto do pão. Farto dos problemas com a antiga vizinhança (um burro chegou a transpor a entrada da casa do Guimarães do oitavo esquerdo e sabia que lhe ratavam nas costas por à noite passear um casal de veados... ) comprou uma vivenda o mais afastada possível da confusão urbana. Uma das noites que lá passei, por via de um temporal desfeito, fui acordado por uma hiena, que, aos pés da cama, ria alarvemente de uma piada de gosto duvidoso, contada por um gorila vestido com um pijama verde-alface.
Tive de lá voltar ontem -por motivos que para aqui não são chamados, e, no lugar onde habitualmente estava um rafeiro, encontrava-se agora um tigre enorme às voltas com um recipiente cheio de leite. Já nada me espanta em relação a este meu amigo e ao seu amor pelos animais. Passei próximo do predador e não demonstrando qualquer receio atirei-lhe umas cordiais "Boas tardes!". Rodando a enorme e assustadora cabeçorra, presenteou-me com um olhar doce e um lânguido miado...
Almada, 2006. Texto e foto de : Alberto Oliveira.

30 Comments:

Blogger maria said...

:)

Beijo

PS-Já agora, pergunta ao teu amigo, se não arranja mais um bichano desses. Ah, tigre!

30/6/06 18:30  
Blogger Joana said...

Isto é que é "estar entregue à bicharada!"

olha, faz lembrar aquela José Barata Moura´:
"É o fungágá,
fungágá da bicharada!"

Ai tanto crocodilo!
ih ih ih ih ih
:)

bjs
bom fim de semana!

30/6/06 18:32  
Blogger Sombra said...

Ahahah... Eu até estava a acreditar na história... :p A foto é gira :)
Beijinho e bom fds :)

30/6/06 19:12  
Blogger Maria P. said...

Fui levada pela bicharada, estava mesmo a acreditar!
Boa.

Bom fim de semana.

30/6/06 21:39  
Blogger as velas ardem ate ao fim said...

bjos e bfs.
viva a bicharada!

30/6/06 22:46  
Blogger Rui said...

E nisto, saído detrás de umas urzes mal amanhadas, chega o leão.

- Ah compadre Tigre, que me doem as cruzes...
- Então animal, que se passa?
- Já não tenho idade para estar o dia todo na porta 10-A. Ali especado, à espera dos reforços.
- Esta coisa de terem aumentado a idade de reforma da bicharada para os 12 anos é um ultraje. Então não vê vossemecê que eu agora tenho de pousar no cartaz o dia todo, de lingua no leite, para pagar a renda?
- Isto sim, é a selva!

Ficaram os dois a jogar à bisca lambida, em silêncio. Até que o leão falou novamente:

- Ontem tive sorte.
- Ah foi?
- Conheci o Moisés.
- O Charlton Heston?
- Não, o novo reforço.

O Tigre encolheu os quadris dianteiros e jogou o ás de trunfo, aquela partida era dele.

30/6/06 23:57  
Blogger mfc said...

E só me consigo lembrar da Marylin Monroe a cantar o 'Teach Me Tiger'. Há dias em assim, e hoje acordei com esta canção na cabeça.

1/7/06 10:06  
Blogger Fátima Santos said...

ADOREI a mestria literária com que descreves (e integras!)a colecção de calendários do teu amigo Nuno! Genial!
(e parabéns ao Nuno por ter calendáreos com bichos em vez de ...esquece)

1/7/06 10:32  
Blogger Sea said...

Não fosse a foto e estariamos a pensar que o teu amigo Nuno, tem um mini jardim zoológico em casa (ainda aparece para aí a Protecção dos Animais, em sobressalto com a situação).
Gostei imenso da tua história.
P.S.: para observar não é preciso bom ouvido :)

1/7/06 11:16  
Blogger Sea said...

de bengala e com cão?

1/7/06 12:44  
Blogger isabel mendes ferreira said...

boas tarde.....lânguida a Vida....:)




beijo.

e .................obrigada.

1/7/06 12:47  
Blogger segurademim said...

... percebi perfeitamente, quem é o gorila de pijama verde alface e a hiena que alarvemente se ri das suas graçolas...

quanto ao Nuno, acredito que se estafe para alimentar bem o tigre que reside dentro dele...

á leão!!!! será com ou sem luvas? estou cheia de nervoso miudinho... tem que ser!!!!!!

1/7/06 15:39  
Blogger poca said...

porque há animais por todo o lado... e cada um vê o que quer ver!

1/7/06 18:05  
Blogger tb said...

nada como uma boa confraternização com um olhar lânguido....
Gostei.
Beijo

1/7/06 21:44  
Blogger Teresa Durães said...

(não percebi onde estava a baleia)

1/7/06 21:45  
Blogger Luna said...

Gostei em especial da parte da hiena. ehehe
beijocas

1/7/06 23:25  
Blogger isabel mendes ferreira said...

só para agradecer o dia de ontem....:)

com direito a "estórinha"




beijo.

2/7/06 08:33  
Blogger Sentires Cruzados said...

Está a tornar-se um dejá vú o meu: gargalhei, mas na verdade, sempre que te leio fazes-me rir.
És um bálsamo para o espirito.
Um beijo*

2/7/06 14:50  
Blogger 919 said...

Era apenas um gatinho no papel de um tigre... Já o Sérgio perguntava: "pode alguém ser quem não é?"...

2/7/06 22:42  
Blogger SpiritMan aka BacardiMan said...

E há quem diga que, quanto mais se convive e gosta de animais... menos de pessoas, pelo menos daquelas que nos tramam a vida, e nem são amigos nem inimigos, nem animais... Lool

Cumprimentos mixed by jameson 12 anos!!!

3/7/06 01:48  
Blogger Miguel J. T. V. said...

E há quem diga que, quanto mais se convive e gosta de animais... menos de pessoas, pelo menos daquelas que nos tramam a vida, e nem são amigos nem inimigos, nem animais... Lool

3/7/06 03:03  
Blogger Vanda said...

:))


-quanto mais conheço os homens (os de letra pequenina,pois!!) mais gosto dos animais :)

miauuuuuu :))


Van

3/7/06 11:14  
Blogger Licínia Quitério said...

Olha, para a troca com o Nuno só tenho uma gata que fala. Sim, diz olá e olé. Não, não tem nada a ver com o Mundial. A bichana é assim a modos que esquisofrénica. Se o Nuno estiver de acordo, eu fico com o tigre. Parece mais sensato e eu deixo-o partilhar do meu leitinho da manhã.
Bom início de semana para toda a bicharada.
Beijinhos.
Licínia

3/7/06 13:34  
Blogger augustoM said...

Com tantos bichos em casa, talvez a situação seja a inversa, e esteja ele no espaço dos animais. Cuidado quando vais a casa dele, quem sabe se não estarás na selva.
Um abraço. Augusto

3/7/06 13:44  
Blogger segurademim said...

... ó pá isto está mal!!!! contrariamente ao que prometeste, hoje chove...

e o papel desfez o tigre

;)

3/7/06 14:25  
Blogger Sofia said...

Que dizer??? Apenas que gosto de te ler. Fazes-me sorrir. Sempre!

bjs

3/7/06 15:19  
Blogger alice said...

querido amigo,

venho sobretudo agradecer a tua boa atenção e carinho comigo no meu blog, mas hoje é-me difícil fazer mais do que isso, gostava de aqui deixar um comentário à altura dos teus, mas não sou capaz, vou pensar nisso com todo o coração, e depois publicar no blog, dá-me algum tempo, por favor, para que seja especial e bonito, ou perto disso, se eu conseguir

um grande beijinho,

alice

3/7/06 17:38  
Blogger Pseudo said...

De todas, esta foi talvez a que mais me agradou...não me perguntes porquê, mas consegui facilmente imaginar uma casa onde mandam os bichos :)
És um mestre da palavra, como todos os teus leitores já referiram anteriormente :)

3/7/06 22:03  
Blogger inBluesY said...

e não é que o bicharoco anda solto pela cidade, hoje vnha descansada a conduzir o nmeu boguinhas quando de repente vejo um pacote de leite e pensei cá com os meus botões mas onde o bicharoco... e de repente lá vi a bebericar ali mesmo na berma da estrada, não achei bem, nada bem.

Temos de ter uma conversinha meu amigo Legivel.

3/7/06 22:28  
Blogger nnannarella said...

O OURO DOS TIGRES



Até à hora do amarelo ocaso

Quantas vezes terei olhado já

O poderoso tigre de Bengala

Ir e vir plo caminho destinado

Por trás das suas grades, desse ferro,

Sem suspeitar que eram o seu cárcere.

Depois viriam outros tigres,

O tigre de fogo de Blake;

Depois viriam outros ouros,

O metal amoroso que era Zeus

Ou o anel que a cada nove noites

Engendra nove anéis e estes outros nove

Sem nunca haver um fim.

Com os anos partiram, já se foram

As outras belas cores

E agora só me restam

A vaga luz, a inextricável sombra

E o ouro do princípio.

Ó poentes, ó tigres, ó fulgores

Da épica e do mito,

Ó ouro mais precioso, o teu cabelo

Por que estas mãos anseiam.

___________________________

Jorge Luis Borges
____________________________

Um poeta-fantástico, para uma fantástica-estória.

8/7/06 22:15  

Post a Comment

<< Home