Tuesday, October 21, 2008

SEM TÍTULO E DESCALÇO











"Vê lá se estás sossegada e aproveitas o tempo para descansar enquanto a nossa dona não nos põe os pés em cima!" repreendeu com presilha de poucos amigos, a sua irmã-gémea-direita. "Ora, sabes tão bem quanto eu, o prazer que tenho em me mover de minha livre vontade e leve como uma pena. Nem parece que caminhas à esquerda! sempre pronta que ela te calce e determine o chão para onde te leva, que não se ensaia nada para nos usar agora no quarto, ou amanhã de manhã no quintal, pejado de merda das galinhas e do Meia de Leite, o cão que foi buscar a um texto do Legível que aquela cabecinha não tem ideias próprias... E além do pouco cuidado que tem com a linha, parece que é cega a mulher! como foi o caso de ontem quando deu um pontapé no canteiro das rosas que até me fez ver estrelas de tal modo a borracha me ficou à banda. Desmiolada como é, e sem tento na carteira, estou cá a futurar que mais dia menos dia, olha para mim e farta, me atira para o lixo. Mas nessa altura, tu também vais, mana! e depois quero ver-te numa manif de calçado reformado e velho, a gritar palavras de ordem. Quando já ninguém te quiser para o pé... "

2008. Texto e foto de Alberto Oliveira.

35 Comments:

Blogger Teresa Durães said...

lindo este (quase) monólogo

22/10/08 09:22  
Blogger bettips said...

Estamos é descalços, neste parque de Walt Disney a eleger.
Manifestações...havíamos de as fazer "manifestações de azar" contra galinhas poedeiras e merdeiras deste galinheiro.
Texto sublimado ... que não posso achar os chanatos sublimes, tanto mais que pés se confundem.
Bjinho

22/10/08 16:42  
Blogger ~pi said...

dia

logue,





beijo




~

22/10/08 20:23  
Blogger isabel mendes ferreira said...

tudo mas mesmo tudo um prazer....
a ft...? um "brilho" no chão. o texto?



renda.



beijo. grato.

22/10/08 21:57  
Blogger Li said...

Vá lá, vá lá...já não é mau não terem reclamado do cheiro...:P...ehehehe

bjs

22/10/08 22:19  
Blogger Alien8 said...

Muito interessante, a parábola.
E subtil q. b., pareceu-me.

Tiro o chapéu aos chinelos. Sobretudo ao da esquerda :)

Bom resto de semana!

22/10/08 23:53  
Blogger Justine said...

Havaianas unidas jamais serão vencidas!Excelente texto, cheio de caminhos enunciados - entre merda e rosas, é só escolher...

23/10/08 14:57  
Blogger A Lusitânia said...

teste

23/10/08 17:58  
Blogger A Lusitânia said...

peço desculpa pelo (não) comentário anterior, mas foi fruto das mil tentativas que fiz ...

quanto aos chinelos, diria que quando já não me couber nenhum no pé, lá terei que regressar à leitura de «vai descalça e não segura ...»

E que mando um abraço desta Lisboa em que já não há varinas com chinelos nos pés e que os corvos também não estão senão nas pedras de algumas ruas. Ficou, contudo, no meu Luar um texto que lhes diz indirectamente respeito.

23/10/08 18:01  
Blogger M. said...

Claro que me deliciei. E vou mandar-te via mail um texto que em tempos escrevi porque este teu me lembrou o meu...

23/10/08 19:07  
Blogger JPD said...

Olá Alberto

Atrocidades das «Sandálias do Pecador»?
Acontece!

Um abraço

23/10/08 21:57  
Blogger Eme said...

Eu já sei que me basta entrar aqui para ficar com um sorriso de orelha a orelha. Só tu.. Consegues sempre fazer me rir. foi inevitável chegar à parte do cão e ao texto e pensar se o cão de que o chinelo falava era o de duas pernas ou de quatro patas rsrs

beijoooooooooooooooo
´
PS:isto agora é diferente a comentar... andaste em obras?

23/10/08 22:19  
Blogger coelhinho said...

sem título! isso não é importante, o importante é ter Títulos...

24/10/08 02:06  
Blogger margarida já muito desfolhada said...

lá que vai ser giro ver na mesma manifestação a esquerda e a direita, isso vai.

24/10/08 02:10  
Blogger lélé said...

Não, isto não é perseguição da minha parte, mas como me revi nesse texto!... Só não tenho uma irmã gémea... De qualquer forma e parafraseando o Bradbury, "o caminho para o lixo é um acto solitário"...

24/10/08 02:12  
Blogger Menina Marota said...

a subtileza irónica de um escritor... ou será que terei que dizer da... caneta?

Um abraço ;))

24/10/08 17:23  
Blogger Eme said...

Coração de manteiga! Tu não existes ahahahaha

bisous monsieur légible

24/10/08 18:37  
Blogger Irene Ermida said...

a dona que se cuide pois se um dia se revoltam, ainda a levam ao fim do mundo... :)

24/10/08 20:28  
Blogger Paula Crespo said...

E eu estou aqui a futurar que estas chinelas têm pés para andar...

24/10/08 20:57  
Blogger Vanda said...

Neste tempo de pé descalço quem tem um chinelo é rei :)


Quando virá a moda das alpercatas?


Belissimo texto, Alberto :))


Beijos à esquerda face :)

24/10/08 22:15  
Blogger oxalá said...

Estranhíssima coisa esta de umas sapatas sem pés nem cabeça!
Se os avisos laranjas forem certos uma vez sem exemplo, vem aí gripe e não é de aves!

24/10/08 23:45  
Blogger São said...

rrrsss, estupendo!
Feliz fim de semana, já a meio...

25/10/08 18:34  
Blogger Rodrigo Fernandes (ex Rodrigo Rodrigues) said...

Uma chinela de esquerda e uma chinela de direita, mesmo que gémeas, numa manif de calçado reformado, é obra: é como ver os manos Portas de braço dado Avª da Liberdade abaixo a gritar sabe-se lá contra quê irmanados numa onda de solidariedade, uma causa... Uma causa, disse eu? Cruzes canhoto. canhoto, não, que não quero nada com ele, bendito seja o lenho do Nosso Senhor!

26/10/08 00:00  
Blogger L.Reis said...

Eu hoje tenho que dizer isto: Às vezes leio e quando acabo de ler (como foi o caso) penso: "Um homem (indescritível ou não) que olha para um par de chinelos e lhe dá para escrever tais coisas, tem forçosamente que ser feliz, sendo aqui o feliz um momento de incontrolável riso interior que deve ameaçar, de forma devastadora, toda a prosaica seriedade do quotidiano. Já disse!

26/10/08 10:34  
Blogger Cereja said...

Deliciosos os duplos sentidos.

26/10/08 11:39  
Blogger Gasolina said...

Estes chinelos estão muito saídos da borracha!
(Comprados na Costa no mercado dos ciganos?)

Quando lhes saltar as presilhas é que vão ser elas!
Reciclados em pneus de tractor?

Abraço e um largo sorriso

26/10/08 18:19  
Blogger Joana said...

entre a esquerda e a direita... entre pedir a um pé licensa para o outro andar... daqui a nada dá-se mas é um tiro nos dois...
bjs

26/10/08 19:36  
Blogger ROSASIVENTOS said...

estava a pensar em respigar sapatos,

chinelos, pés esquerdos e direitos, tudo a monte e

sei lá fazer uma escultura

imóvel

acéfala

incomodar os passantes, nós, portanto

bem, não ligues,

foi uma ideia que me passou <<



...

26/10/08 19:54  
Blogger Ruela said...

Belo!





Abraço.

26/10/08 22:14  
Blogger Lóri said...

Prezadíssimo escrivão,
seus relatos continuam do melhor. Beijos

26/10/08 23:51  
Blogger Rosa dos Ventos said...

Fizeste-me sorrir pela manhã...
Obrigada!

Abraço

27/10/08 10:14  
Blogger Mandarina said...

é.
é fodida a vida de chinela.

qualquer dia tens de te debruçar na vida de uns stilettos da prada.
daqueles que invariavelmente ficam presos nas pedras da calçada...

olha...rimou!

27/10/08 10:15  
Blogger Leonor said...

talvez a precisarem de ir ao remade e sairem de lá feitas em molduras, sei lá!!! É só imaginar...

E de suporte do peso de alguém, passavam a ser objecto de design e valor (a vida dá tantas voltas:))

30/10/08 19:35  
Blogger Leonor said...

talvez a precisarem de ir ao remade e sairem de lá feitas em molduras, sei lá!!! É só imaginar...

E de suporte do peso de alguém, passavam a ser objecto de design e valor (a vida dá tantas voltas:))

30/10/08 19:35  
Blogger Violeta said...

na vida tudo tem um prazo. na verdade a própria vida também...

10/11/08 00:58  

Post a Comment

<< Home