Friday, October 03, 2008

TITA, ANICA e a ausência de Leonardo









São amigas inseparáveis desde o infantário . Um destes dias de Verão que há tão pouco tempo nos deixou, numa das suas idas à praia, foram nadando nadando e quando já se encontravam bem afastadas do areal, depararam com um enorme pedaço de madeira flutuando à superfície da água. De imediato se lembraram de fazer do fragmento lenhoso um improvisado trampolim de saltos aquáticos. Por uma qualquer indisposição de origem desconhecida, Tita sentiu-se mal na água e gritou por ajuda a Anica. Esta nem pensou duas vezes e zchiiiiiiuuuu plóf!, lá foi ela pelos ares (tal qual um heli de socorro a náufragos) e amarando enquanto o Diabo esfrega um olho e Deus já tinha tomado o pequeno-almoço, resgatou das águas a amiga. Refeita do susto, Tita cantou (?!) -em forma de agradecimento, "My Heart Will Go On" e lamentou que Leonardo não estivesse ali... para a estória ser completa.

2008. Texto e fotos de Alberto Oliveira.

35 Comments:

Blogger M. said...

Subtil, subtil... :-)) Do que te foste lembrar!

4/10/08 12:22  
Blogger batista said...

lembrei dos tempos de menino, junto com meus irmãos e primas, lá pelas bandas do rio Parnaíba...

deixo um abraço fraterno.

4/10/08 12:44  
Blogger Cadinho RoCo said...

A ausência do ser amado sentida em momento de resgate a buscar outro pela lembrança.
Cadinho RoCo

4/10/08 15:35  
Blogger ROSASIVENTOS said...

todos os caminhos

vão dar

à... música :)

4/10/08 18:02  
Blogger Justine said...

Não é para completar a história ( que está muito bem assim, acho eu...), mas apetece-me deixar aqui um poeta do Leonardo:

Layton's question

Always after I tell him
what I intend to do next,
Layton solemnly inquires:
Leonard, are you sure
you're doing the wrong thing?

Abraços :))

4/10/08 19:33  
Blogger meus instantes e momentos said...

muito bom teu blog. Gostei muito daqui.
Maurizio

4/10/08 21:18  
Blogger tulipa said...

Há muito que não nos cruzamos pela blogosfera, hoje voltei a cruzar o teu caminho, fiquei feliz.
Assim como a água segue os caminhos por montes e vales, cruza-se com riachos e ribeiras.

Há novidades nos meus 2 blogues; num deles mostro as minhas habilidades na escrita, 3 trabalhos meus foram publicados num livro, tou toda vaidosa...
No outro mostro as minhas outras habilidades nas fotografias, dá-me a tua opinião, pode ser?

No Dia Mundial do Sorriso, como habitualmente, distribui muitos sorrisos de forma fácil e espontânea.
Eu tenho um sorriso constante no meu rosto, mas por dentro a alma está triste, magoada.

Beijinhos.

5/10/08 02:48  
Blogger tulipa said...

AH...
continuas a deliciar-me com a tua bela escrita.

Parabéns.

5/10/08 02:49  
Blogger Eme said...

Nem percebi à primeira.. Leonardo?qual Leonardo? da Vinci? mas que diabo tem ele a ver com isto.. depois é que percebi que era o outro. Ah a miúda sonhava que se afundava do Titanic e queria ser salva pelo Leonardo.. coisas de adolescentes!

bisous Mr Légible

(PS: antes do presidente da camara comprar os meus direitos de autor já eu teria de os ter comprado a outro rsrsrs.. inspirei-me mas não me lembro onde)

5/10/08 11:40  
Blogger casa de passe said...

that's what friends are for...


João (que anda a aprender inglês com a a loulou e a nini).

5/10/08 13:04  
Blogger ~pi said...

então nunca se está completo!?

não chega ficar vivo, acode logo à memória o que falta

ali!!!? :)




beijo




~

5/10/08 17:37  
Blogger manhã said...

ganda mergulho, ainda vai no ar! boa foto!

5/10/08 23:28  
Blogger Vanda said...

Ah :))) o "leonardo caprino"! assim a modos de, tu cá tu lá, falando :))


Infelizmente não se pode ter tudo :))

Beijos,sorrisos e votos de uma boa semana!


Pensando melhor: será? ;)))

5/10/08 23:33  
Blogger Leonor said...

Se bem que, com Leonardo presente, teria de haver umas amarras, para grande panorâmica com vento a bater.
Talvez fosse o destino a dizer que as amizades, mesmo sem lentes, estão presentes no momento certo

6/10/08 00:21  
Blogger A Lusitânia said...

bolas, eu que tenho uma irmã Tita a imaginá-la assim quase a naufragar!!!!

6/10/08 10:42  
Blogger L.Reis said...

...e o iceberg??!! Sim, e o iceberg?? Como podes titanicanizar uma história sem o Icy??...nem sequer um cubito de gelo para dar verosimilhança à coisa...tss tss tss

6/10/08 11:38  
Blogger Rui said...

- Oh Tita, não achas estranha esta ausência do Leo?
- Podes crer, acho bué! Tanta coisa para ele ficar mais uma temporada e agora...
- Falaste e disseste! Andou o Rui Costa a passar-lhe a mão pelo pêlo, a cantar-lhe a cantiga do bandido, para nada.
- Coisas do espanhol...
- Terá acontecido alguma coisa que a gente não saiba?
- O Leo não me parece moço para fazer besteira.
- Sei lá! Vai la volta, começou a relaxar-se nos treinos, desde que anda com aquela lambisgóia.
- Quem?
- A Celina Diona. Não sabias que eles têm um caso?
- Um caso sério...

6/10/08 12:01  
Blogger SP said...

és tão subtil e lúcido!!!

um abraço... peludo!

6/10/08 19:30  
Blogger JPD said...

Vês, Alberto! Eu tinha ou não tinha razão?
O menino Leonardo quandose meteu a aventura da viagem para os State, ao ser socorrido, já a hipotermia tinha tomado cota dele. Tiritava tanto que mal conseguiu dizer «Ti-TA-NIC» em vez de Tita.
Longe da praia socumbia.
Não haveria ela de cantar «My Heart Will Go ON!»
Pudera!

6/10/08 19:53  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

.querido Alberto




adorável este texto!!!







beijO
bSemana

7/10/08 16:34  
Blogger robina said...

Então? Bem disposto?

7/10/08 16:42  
Blogger Evasões said...

O mar também pode ser traição. Por enquanto é evasão.
beijinho

7/10/08 16:50  
Blogger dona tela said...

E se falássemos de coisas divertidas?

Um beijinho da Tela.

8/10/08 09:07  
Blogger Teresa Durães said...

entrou na água mas foi raptada pelas sereias. a amiga foi esquecida

8/10/08 10:10  
Blogger Li said...

Que falta faz o Leonardo numa situação destas...xiiiiiiiii...em que recanto escondido do teu cérebro é que vais buscar uma coisa destas?...lolololol

bjitos

8/10/08 15:12  
Blogger Menina Marota said...

Pois é... lamenta-se sempre quem está ausente ou diria antes, aqueles que não podem estar presentes...

Bem... a verdade é que vagueio por aqui, mas não assimilo bem o que vou lendo... será que entendi a estória?

Beijo ;))

8/10/08 18:13  
Blogger Alien8 said...

Bom, aqui sempre se salvaram todos, quero dizer, uma!

Vim então conhecer o teu blog e retribuir a tua visita. Gostei dos teus textos e respectivas ilustrações, coisas curtas, algum humor, por vezes negro (o que me agrada particularmente) e, por conseguinte, fiquei cliente.

Também gostei do perfil que engendraste...

Em suma, é um blog bastante... legível.

8/10/08 19:00  
Blogger ROSASIVENTOS said...

[ de que servem estas sólidas paredes acumuladas?,

vou agora ali num instante que morro crente que o maior amor é uma vez dois e, por outro lado, bem maior que dois e sempre, afinal, sempre rio virgem, mas enquanto de abraço nem sombra vou ali e volto ou volto que nem que não volte logo se não verá.


ausências não era!?

8/10/08 19:50  
Blogger Gasolina said...

Afogada e mal agradecida!

Cá para mim deve-lhe ter dado uma breca...no cérebro.
Anda uma pessoa a ser amiga para isto... Titas!

Abraço de boa noite do outro lado do Rio

8/10/08 19:52  
Blogger lélé said...

Com duas como essas, é compreensível que o Leo se tenha posto a milhas!... Ou afundou?

9/10/08 01:05  
Blogger Rosa dos Ventos said...

As estórias ficam sempre completas quando acabam bem! :-))

Abraço

9/10/08 11:36  
Blogger Licínia Quitério said...

Olha, se bem me lembro, com o Leonardo presente a história teria acabado bem pior. Mas estas miúdas cinéfilas adoram imaginar que morrem nos braços do herói. Até pode acontecer e hoje os processos de ressuscitação estão muito sofisticados.

Isto está um bocadinho tétrico, né?

Beijinhos.

9/10/08 15:09  
Blogger Huckleberry Friend said...

Depois de me rir um bocado, deixo aqui um abraço e um convite para o primeiro aniversário do meu blogue.

9/10/08 16:41  
Blogger Azul said...

Ora esta, ora esta! Cada uma de nós, secretamenet guarda dentro do cofre forrado de veludo azul (o meu é azul!), um leonardo como este, que aqui se mostra ausente! Belíssimo. Um abraço. Até breve. Azul.

9/10/08 20:57  
Blogger Maria Liberdade said...

Eu arriscaria adizer que mais do que amigas são gémeas.

15/10/08 10:19  

Post a Comment

<< Home